O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA LXVII...
LOGĂSTICA RADICAL (SAMPARKOUR)
English: http://www.vimeo.com/3183877
Parkour (English) - http://www.bbc.co.uk/bradford/content/articles/2005/10/26/parkour_calderdale_feature.shtml
Documentårio é passeio pelos cartÔes-postais de SP. Parkour, um esporte urbano e radical, vira filme; assista: http://samparkour.com.br/default.asp.
Fonte: Portal Terra.
Saiba mais:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL971246-15605,00-SAO+PAULO+E+CENARIO+DE+MANOBRAS+RADICAIS+NO+CURTA+SAMPARKOUR.html
Parkour -
http://www.parkournobrasil.com.br/
http://www.parkour.com.br/geracaotracer/
APRENDIZ 6 - UNIVERSITĂRIO
O desafio do jovem universitĂĄrio.
http://aprendiz6.rederecord.com.br/
PALESTRA - JUIZ DĂ DICAS PARA PASSAR EM CONCURSO
O juiz William Douglas darĂĄ, em 26/4, Ă s 15h30, a palestra gratuita "Concurso PĂșblico: Oportunidade de Carreira e Como Ser Aprovado". O evento Ă© parte do Expo Ciee, no PavilhĂŁo da Bienal (parque Ibirapuera). Site: http://www.feiradoestudante.ciee.com.br/portal/index.asp.
Fonte: Folha de S.Paulo - 19/04/09.
ECONOMIA - Crise
A jornalista Ana Paula PadrĂŁo apresenta um panorama sobre a crise econĂŽmica mundial. Em http://www.sbt.com.br/videos/?catid=1117#Scene_1.
InformĂĄtica - Fonte: Folha de S.Paulo - 15/04/09.
DESAFIO SEBRAE
Para construir a sua histĂłria, vocĂȘ tem que dar o primeiro passo.
O jogo que transforma universitĂĄrio em empreendedor.
InscriçÔes até 13 de maio.
http://www.desafio.sebrae.com.br/Script/SbrFiquePorDentro.asp
TRANSFORME SEUS DESENHOS EM ESTAMPAS
O serviço Spoonflower (http://www.spoonflower.com/welcome) permite que vocĂȘ imprima seus desenhos em tecidos. As estampas podem ser usadas em roupas, bolsas, brinquedos, entre diversos produtos, diz a apresentação do site.
Para enviar seu desenho, faça um cadastro e envie o arquivo nos formatos JPG, TIF ou PNG. Depois, escolha se vocĂȘ quer centralizar ou repetir o desenho, por exemplo. NĂŁo Ă© preciso solicitar metragem mĂnima de tecido.
O site permite que vocĂȘ crie um perfil pĂșblico para que outras pessoas apreciem as estampas.
InformĂĄtica - Fonte: Folha de S.Paulo - 15/04/09.
5° COBEF - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAĂĂO
EstĂŁo abertas as inscriçÔes para o 5° Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. O evento, promovido pela Associação Brasileira de CiĂȘncias MecĂąnicas e organizado pela Escola de Engenharia da UFMG, ocorrerĂĄ entre os dias 14 e 17 de maio e o cadastramento pode ser feito atĂ© o inĂcio de sua realização.
Fonte: O Tempo - 12/04/09.
Detalhes: http://www.cobef.com.br/resumos/linksCobef.shtml
Associação Brasileira de CiĂȘncias MecĂąnicas - http://www.abcm.org.br/
Escola de Engenharia da UFMG - http://www.eng.ufmg.br/
ANTOLOGIA - BEATLES
O BeatlesTube (http://www.beatlestube.net/) tenta organizar todos os vĂdeos da banda inglesa que existem na internet, de videoclipes a filmes como "Help". O site conta, tambĂ©m, com as letras das mĂșsicas do quarteto.
InformĂĄtica - Fonte: Folha de S.Paulo - 15/04/09.
DESCOBERTA COM SABOR DE AVENTURA
Hå cem anos o cientista Carlos Chagas descobriu uma doença que ainda hoje é problema para muita gente.
Viajar pelo interior do Brasil Ă caça de insetos e microrganismos que causam doenças atĂ© hoje parece algo aventureiro. Imagine isso um sĂ©culo atrĂĄs: o desafio era ainda maior! Naquela Ă©poca, muita gente tentava saber mais sobre doenças de paĂses quentes, perto dos trĂłpicos, como o Brasil.
Não existia avião, e o trem era um meio de transporte importante. Mas muitas vezes, durante a construção de estradas de ferro, os trabalhadores adoeciam.
Foi o que ocorreu em 1907, em Minas Gerais. O médico Carlos Chagas (1878-1934) foi enviado para o lugar, com o objetivo de controlar uma doença, a malåria. Sua "casa-laboratório" era um vagão de trem.
No dia 14 de abril de 1909, hå quase um século, o pesquisador anunciou a descoberta de uma nova doença dos trópicos que ganhou seu nome, a doença de Chagas.
Esse foi um descobrimento em dose tripla: ele conseguiu identificar o microrganismo que causa a doença, o inseto que a transmite e a própria doença.
Chagas ficou famoso desde entĂŁo. Mas a doença Ă© um problema ainda hoje: atinge 15 milhĂ”es de pessoas em 18 paĂses das AmĂ©ricas, segundo dados da Organização Pan-Americana de SaĂșde.
O QUE Ă A DOENĂA?
A doença de Chagas é causada por um protozoårio unicelular (de uma só célula), que não conseguimos ver a olho nu. Seu nome é Trypanosoma cruzi.
QUEM Ă O TRANSMISSOR?
Em geral, a doença é transmitida pelo barbeiro (inseto que ganhou esse nome porque pica o rosto das pessoas) infectado com o Trypanosoma cruzi.
COMO Ă TRANSMITIDA?
Assim que o bicho acaba de se alimentar com o sangue humano, faz cocĂŽ na pele da pessoa e elimina protozoĂĄrios. A ferida causada pela picada Ă© uma porta para o Trypanosoma cruzi entrar no corpo humano.
EXISTE VACINA CONTRA A DOENĂA?
Não. Para controlar a doença, são usados inseticidas contra o barbeiro. Ajuda também construir casas de melhor qualidade, jå que o inseto gosta de viver nas frestas das casas de barro, comuns em regiÔes mais pobres.
COMO Ă DESCOBERTA?
Ă no exame de sangue que dĂĄ para descobrir a doença. Se descoberta no inĂcio, as chances de cura sĂŁo altas.
Luisa Massarani Ă© jornalista especializada em ciĂȘncias do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz.
Simone Petraglia Kropf é pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz.
Fonte: Folhinha - 11/04/09.
Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz - http://www.museudavida.fiocruz.br/
Casa de Oswaldo Cruz - http://www.coc.fiocruz.br/
Fundação Oswaldo Cruz - http://www.fiocruz.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php