O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA CVIII
LOGISTICA "SLEEPBOX"
English:
http://www.arch-group.org/portfolio/diz/1/
http://www.dezeen.com/2009/11/10/sleepbox-by-arch-group/
Trata-se, como o nome indica, de uma pequena caixa de 2m x 1,40m x 2,30m para dormir com conforto e segurança. Oferece momentos de sono tranquilo e descanso numa cidade, sem perda de tempo Ă procura de um hotel. Foi idealizada para estar presente em estaçÔes de trem, aeroportos, locais pĂșblicos centrais, entre outros locais onde possa haver aglomeraçÔes de pessoas exaustas. Em paĂses com um clima temperado a Sleepbox poderĂĄ ser utilizada tambĂ©m nas ruas.
Graças Ă Sleepbox qualquer pessoa tem a oportunidade de passar a noite em segurança e de forma barata, em caso de emergĂȘncia. O espaço mĂłvel inclui uma cama e estĂĄ equipado com um sistema de mudança automĂĄtica de lençóis, sistema de ventilação, alerta sonoro, televisĂŁo LCD incorporada, WiFi, plataforma para um computador portĂĄtil e phones recarregĂĄveis. Debaixo do chĂŁo hĂĄ ainda um espaço para as malas. O pagamento poderĂĄ ser feito em terminais partilhados, que dariam ao cliente uma chave electrĂłnica, sendo possĂvel comprar 15 minutos ou vĂĄrias horas.
(Colaboração: A.M.B.)
Leia mais:
http://detodaforma.blogspot.com/2010/01/sleep-box-o-hotel-portatil-para.html
Veja mais:
http://www.arch-group.org/portfolio/diz/1/
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NOVIDADE - ITA LANĂA CURSO DE ENGENHARIA AEROESPACIAL
O Ministério da Defesa anunciou na semana passada que o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronåutica) vai lançar o curso de engenharia aeroespacial.
A portaria, de 1Âș de fevereiro, nĂŁo explicita o nĂșmero de vagas a serem oferecidas, a duração do curso ou quando ele começa a funcionar.
A Folha, porĂ©m, apurou que o curso pode começar neste ano, com os aprovados no Ășltimo vestibular.
Isso porque os dois primeiros anos de graduação no ITA, seja qual for a engenharia, sĂŁo comuns a todos. As disciplinas especĂficas se concentram nos Ășltimos trĂȘs anos.
Hoje, o ITA oferece graduação nas engenharias aeronåutica, eletrÎnica, mecùnica-aeronåutica, civil-aeronåutica e de computação. Apesar de a graduação ser novidade, o ITA jå oferece mestrado na årea aerospacial.
Fonte: Folha de S.Paulo - 09/02/10.
ITA - http://www.ita.br/
UNIFESP - INSTITUTO DO MAR Ă IMPLANTADO NA BAIXADA SANTISTA
A Unifesp começa, em 2010, a implantar o Instituto do Mar, no campus da Baixada Santista, que fica em Santos.
Segundo a universidade, a proposta do instituto Ă© oferecer graduaçÔes relacionadas Ă "vocação da regiĂŁo". As graduaçÔes que podem ser criadas sĂŁo: ciĂȘncias do mar e meio ambiente, engenharia da pesca, engenharia do meio ambiente, engenharia portuĂĄria e oceanografia.
Para este ano estão previstas as contrataçÔes de professores que comecem a desenvolver pesquisas em åreas ligadas ao estudo do mar. Serão eles que vão elaborar o projeto pedagógico dos cursos que forem oferecidos.
Ainda não hå previsão de quando os cursos começam. A verba para a implantação do projeto vem do Reuni, programa do governo de expansão das universidades federais.
Fonte: Folha de S.Paulo - 09/02/10.
UNIFESP - http://www.unifesp.br/index.php
S.O.S. EDUCAĂĂO PROFISSIONAL
VĂĄrias cidades mineiras estĂŁo nos planos de crescimento da S.O.S. Educação Profissional. Na avaliação da rede, Governador Valadares, Conselheiro Lafaiete, Uberaba, Ipatinga, Barbacena, TeĂłfilo Otoni e RibeirĂŁo das Neves tĂȘm potencial para o segmento de ensino profissionalizante e cursos de informĂĄtica. A S.O.S prevĂȘ avanço de 28% na procura por cursos e aumento de 10% na atuação da marca em Minas. A rede possui mais de 130 escolas em 18 Estados.
Ălder Martinho - Fonte: O Tempo - 09/02/10.
S.O.S. Educação Profissional - http://www.soscomputadores.com.br/
BECA E CANUDO
O Expominas, em Belo Horizonte, serĂĄ palco da 11ÂȘ edição da Informando - Feira de Formaturas e Oportunidades, entre 12 e 14 de março. O evento - maior do segmento no paĂs - deverĂĄ receber cerca de 2.000 comissĂ”es de formatura, totalizando 8.000 visitantes, entre estudantes e empresĂĄrios.
Ălder Martinho - Fonte: O Tempo - 09/02/10.
Detalhes - http://www.bheventos.com.br/portal/site/evento.php?id=8358
A HORA DA VERDADE
ESTAGIĂRIO
VivĂȘncia acadĂȘmica e pessoal Ă© o que conta
Algumas das perguntas feitas a estudantes em entrevistas incluem os trabalhos realizados em grupo, os benefĂcios de sugestĂ”es feitas ao time e a ajuda dada a colegas, enumera Monica Silva, diretora de recursos humanos da Tokio Marine.
Isso mostra iniciativas que o jovem tomou e como trabalha em equipe -caracterĂsticas importantes para a empresa.
Apesar da pouca experiĂȘncia, o avaliado deve ter boa noção de que ĂĄrea quer seguir.
Na WTorre, a entrevista tem questĂ”es sobre onde ele quer se desenvolver. "Com as disciplinas da faculdade, eles jĂĄ tĂȘm uma ideia do que gostariam de fazer. Muitos jĂĄ dizem ter vocação financeira", exemplifica Francisco Vieitez, gerente de gestĂŁo de pessoas.
A linguagem informal nĂŁo Ă© condenada pelos gestores, mas respostas monossilĂĄbicas sĂŁo. Segundo a superintendente de RH do Santander, Paula Giannetti, Ă© preciso estar "no espĂrito de contar" experiĂȘncias para que o entrevistador identifique se as caracterĂsticas do jovem casam com as expectativas que a companhia tem.
TRAINEE
Empresas valorizam candidato bem informado
Como seleçÔes para programas de trainee valorizam a entrevista e a dinùmica em grupo, atente para o comportamento e para as falas nas duas fases.
Mostrar iniciativa para buscar conhecimento e movimentar o grupo, expor ideias com clareza e ter capacidade analĂtica sĂŁo atitudes primordiais, segundo Caroline Cobiak, responsĂĄvel pela ĂĄrea de gestĂŁo de jovens profissionais da Across.
Na entrevista, podem surgir questĂ”es abertas, como "conte-me sobre vocĂȘ", e fechadas, como "conte-me uma situação de conflito que passou em um trabalho em grupo".
Essa fase tambĂ©m ajuda a tirar dĂșvidas sobre o perfil do candidato. "Se vimos que ele parece ter pavio curto, exploramos experiĂȘncias em que tenha perdido o equilĂbrio -ou quase isso", explica Cassiano Mecchi, gerente de RH da Danone.
Dois pecados: nĂŁo pesquisar sobre a empresa e apresentar-se de maneira ensaiada e artificial. A dica Ă© ler sobre a companhia e o setor -dinĂąmicas focam casos especĂficos- e ser autĂȘntico. "NĂŁo gostamos de candidato "prontinho", que tem uma apresentação formatada. Percebemos que o discurso Ă© pronto", resume Cobiak.
ANALISTA/SUPERVISOR
Entrevistador investiga potencial para ser chefe
Na faixa hierĂĄrquica entre o analista e o supervisor, os profissionais tĂȘm responsabilidades de liderança variadas.
Analistas, em geral, nĂŁo possuem equipe, mas devem mostrar potencial para chefiar. Na entrevista, podem falar sobre ter gerido estagiĂĄrios ou substituĂdo provisoriamente o gestor.
Empresas buscam profissionais com foco em negócios, diz Daniel Schwebel, gerente de tecnologia da informação e "supply" da consultoria Page Personnel. "Ele deve entender aonde a empresa quer chegar e dizer o que pode fazer para alavancar o resultado."
JĂĄ supervisores, que tĂȘm responsabilidade de gestĂŁo, precisam relatar capacidade de liderança. "Buscamos interesse em seguir carreira organizacional", ressalta Carmo Pina, coordenadora de recrutamento e seleção da Accor Services. LĂĄ, candidatos podem ter de apresentar solução a uma situação relacionada a mudanças nas organizaçÔes e liderança.
Postulantes a esses cargos podem demonstrar interesse ao trazerem questÔes para o entrevistador.
GERENTE
ExperiĂȘncia Ă© requisito para conquistar posiçÔes
JĂĄ na carreira executiva, gerentes devem apresentar experiĂȘncia em liderança e vontade de conquistar mais espaço na companhia. "Ă alguĂ©m que entregou muito na carreira, mas que ainda quer se provar para galgar posiçÔes", sublinha Juliana de Lacerda, sĂłcia da consultoria GNext.
Ele deve agir como "dono do negĂłcio", pensar estrategicamente e ter capacidade de relacionamento com todos os nĂveis. Na entrevista, as caracterĂsticas serĂŁo medidas por relatos sobre experiĂȘncias -como resolveu problemas, que recursos usou para convencer outra pessoa e exemplos de relacionamento interpessoal.
A discussĂŁo de casos hipotĂ©ticos Ă© uma das tĂĄticas para avaliar candidatos na Accenture. "A anĂĄlise do caso mostra a proficiĂȘncia", ressalta Rodolfo Eschenbach, lĂder para a ĂĄrea de talentos e performance da companhia na AmĂ©rica Latina.
ApĂłs testes, o candidato tem habilidades tĂ©cnicas verificadas por alguĂ©m do mesmo nĂvel hierĂĄrquico. As competĂȘncias de liderança sĂŁo aferidas em conversa com profissional que estĂĄ um nĂvel acima da vaga.
DIRETOR
Capacidade de assumir riscos Ă© chave para a vaga
O aspirante a esse cargo de grande responsabilidade e visibilidade deve mostrar realizaçÔes, visĂŁo estratĂ©gica e liderança. Pelo relato de suas experiĂȘncias, o entrevistador verifica como o candidato se comporta em situaçÔes de adversidades, aponta Wagner Piolla, sĂłcio da consultoria Search.
Também se pode analisar a qualidade de suas decisÔes. "Ele é impulsivo? Leva em conta o cenårio? Considera a posição da equipe?", indaga Piolla.
Um bom diretor tem atitude e posicionamento firmes, considera Gustavo Parise, gerente-executivo da consultoria Michael Page. "Ele trabalha com a cabeça e com o estÎmago."
A empresa investiga, na entrevista, caracterĂsticas de agressividade e gosto para tomar riscos compatĂvel com o da companhia. "Isso Ă© visto pelo comportamento dele -atĂ© no pessoal", diz Parise.
A receptividade ao entrevistador e a habilidade de ouvir também são analisadas. "Muitas vezes, o candidato acha que sabe tudo -ele mesmo jå entrevistou e contratou candidatos- e começa a conduzir a entrevista", alerta Piolla.
Fonte: Folha de S.Paulo - 07/02/10.
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