âHERROSâ DE CĂLCULO...
O DIA DA SOBRECARGA (OVERSHOOT DAY)
English:
Livescience.com/overshoot-day
More Details:
Footprintnetwork.org/overshootday
The site:
Footprintnetwork.org/
Facebook:
Facebook/GlobFootprinNet
Planeta esgotou sua cota natural de recursos para o ano, em 20 de agosto de 2013. CĂĄlculo Ă© de pesquisa que estima a pegada ambiental mundial e estabelece o chamado Dia da Sobrecarga. Esgotamento do planeta se antecipa a cada ano; Brasil ainda oferece mais recursos ao mundo do que consome.
Se a humanidade se comprometesse a consumir a cada ano sĂł os recursos naturais que pudessem ser repostos pelo planeta no mesmo perĂodo, em 2013 terĂamos de fechar a Terra para balanço no dia 20 de agosto. Essa Ă© a estimativa da Global Footprint Network, ONG de pesquisa que hĂĄ dez anos calcula o "Dia da Sobrecarga".
Neste ano, o esgotamento ocorreu mais cedo do que em 2012 --22 de agosto--, e a piora tem sido persistente. "A cada ano, temos o Dia da Sobrecarga antecipado em dois ou trĂȘs dias", diz Juan Carlos Morales, diretor regional da entidade na AmĂ©rica Latina.
Para facilitar o entendimento da situação, a Global Footprint Network continua promovendo o uso do conceito de "pegada ambiental", uma medida objetiva do impacto do consumo humano sobre recursos naturais.
No Dia da Sobrecarga, porém, expressa-o de outra maneira: para sustentar o atual padrão médio de consumo da humanidade, a Terra precisaria ter 50% mais recursos.
Para fazer a conta, a ONG usa dados da ONU, da AgĂȘncia Internacional de Energia, da OMC (Organização Mundial do ComĂ©rcio) e busca detalhes em dados dos governos dos prĂłprios paĂses.
O nĂșmero leva em conta o consumo global, a eficiĂȘncia de produção de bens, o tamanho da população e a capacidade da natureza de prover recursos e biodegradar/reciclar resĂduos. Isso Ă© traduzido em unidades de "hectares globais", que representam tanto ĂĄreas cultivĂĄveis quanto reservas de manancial e atĂ© recursos pesqueiros disponĂveis em ĂĄguas internacionais.
A emissĂŁo de gases de efeito estufa tambĂ©m entra na conta, e paĂses ganham mais pontos por preservar florestas que retĂȘm carbono.
Apesar de ter começado a calcular o Dia da Sobrecarga hå uma década, a Global Footprint compila dados que remontam a 1961. Desde aquele ano, a sobrecarga ambiental dobrou no planeta, e a projeção atual é de que precisemos de duas Terras para sustentar a humanidade antes de 2050. A mensagem é que esse padrão de desenvolvimento não tem como se sustentar por muito tempo.
"O problema hoje nĂŁo Ă© sĂł proteger o ambiente, mas tambĂ©m a economia pois os paĂses tĂȘm ficado mais dependentes de importação, o que faz o preço das commodities disparar", diz Morales. "Isso ocorre porque os serviços ambientais [benefĂcios que tiramos dos ecossistemas] jĂĄ nĂŁo sĂŁo suficientes".
BRASIL "CREDOR"
No panorama traçado pela Global Footprint Network, o Brasil aparece ainda como um "credor" ambiental, oferecendo ao mundo mais recursos naturais do que consome. Isso se deve em grande parte à AmazÎnia, que retém muito carbono nas årvores, e a uma grande oferta ainda de terras agricultåveis não desgastadas.
Mas, segundo a ONG WWF-Brasil, que faz o cĂĄlculo da pegada ambiental do paĂs, nossa margem de manobra estĂĄ diminuindo (veja quadro Ă dir.), e exibe grandes desigualdades regionais. "Na cidade de SĂŁo Paulo, usamos mais de duas vezes e meia a ĂĄrea correspondente a tudo o que consumimos", diz Maria CecĂlia Wey de Brito, da WWF. O nĂșmero Ă© similar ao da China, um dos maiores "devedores" ambientais.
Rafael Garcia â Fonte: Folha de S.Paulo â 20/08/13.
Mais detalhes:
Livescience.com/overshoot-day
Footprintnetwork.org/overshootday
The site:
Footprintnetwork.org/
Facebook:
Facebook/GlobFootprinNet
E NĂIS QUE PENSAVA QUE NUNCA ERRAVA!
CONTINUAMOS ERRANDO PROPOSITALMENTE...! HERRAR Ă UMANO!
Se vocĂȘ vir alguma coisa errada, mande um e-mail pelo FALE CONOSCO que "a ajente correge". Clique aqui e envie: http://www.faculdademental.com.br/fale.php