RECIFES DE CORAIS
2008 ANO INTERNACIONAL DOS RECIFES DE CORAIS
English:
http://www.iyor.org/
http://www.iyor.org/resources/education.asp
Maragogi/Alagoas/Brazil - http://www.maragogionline.com.br/engpage.htm
Alagoas/Brazil - http://www.turismo.al.gov.br/english/index_html?pageIndex=4
DĂȘ um mergulho na sua consciĂȘncia e preserve os recifes de corais.
A pesca predatĂłria, a poluição costeira produzida pela indĂșstria e a agricultura, a especulação imobiliĂĄria e açÔes devastadoras do homem estĂŁo ameaçando os recifes de corais do mundo inteiro. Estima-se que, se nĂŁo fizermos nada para reduzir as açÔes predatĂłrias, os recifes de corais desaparecerĂŁo em menos de 100 anos. Quer dizer, em tempo geolĂłgico, amanhĂŁ.
Além de sua grande importùncia ecológica, a contribuição dos recifes de corais para a alimentação humana e a economia mundial é imensuråvel. Em 2008, o mundo estå comemorando o Ano Internacional dos Recifes de Corais, promovido pela Iniciativa Internacional para os Recifes de Corais. Alagoas jå faz a sua parte, mantendo campanhas educativas e açÔes de preservação, conservação e manejo dos recifes de corais.
Turista, junte-se a essa consciĂȘncia ecolĂłgica. Ao visitar as galĂ©s e piscinas naturais, tome os seguintes cuidados:
- NĂŁo pise e nem toque nos corais;
- Alimente os peixes apenas com raçÔes adequadas e em åguas rasas;
- NĂŁo colete conchas, bĂșzios ou estrelas-do-mar, pois eles servem de abrigos para os pequenos animais;
- Acondicione o lixo em saquinhos plĂĄsticos;
- Nunca pesque usando explosivos, produtos quĂmicos ou arpĂŁo;
- Na ĂĄgua, movimente-se lentamente para nĂŁo afugentar os animais;
- Evite o uso de nadadeiras para nĂŁo quebrar os corais;
- Para levar lembranças, fotografe ou filme.
A solução para preservar os recifes de corais nĂŁo estĂĄ na profundidade do mar. EstĂĄ no fundo da nossa consciĂȘncia.
Quem sabe tem que ensinar. Quem tem deve compartilhar. Foto: Maragogi - Alagoas.
Fonte: Secretaria do Turismo do Estado de Alagoas.
Saiba mais:
http://www.faunabrasil.com.br/sistema/modules/news/article.php?storyid=1488
http://www.maragogionline.com.br/
ROTEIRO DOS CORAIS
http://www.turismo.al.gov.br/files/roteiro_principal_corais.jpg/view
"Se queres colher a curto prazo, plante cereais. Se queres colher a longo prazo, plante ĂĄrvores frutĂferas. Mas, se queres colher para sempre, treine e eduque o homemâ. (ProvĂ©rbio ChinĂȘs)
CORRIDA CLIMĂTICA
Os paĂses industrializados do G8 estĂŁo atrasados na corrida contra as mudanças climĂĄticas. E nenhum deles deve atingir as metas de redução de emissĂŁo para evitar um aquecimento global superior a 2C nos prĂłximos anos. O alerta vem do relatĂłrio "G8 Climate Scorecards 2008", produzido pela Ecofys e realizado a partir de parceria entre a Rede WWF e o grupo segurador Allianz. Entre os mais avançados na corrida contra o aquecimento estĂŁo Reino Unido e França. No fim da lista, CanadĂĄ e Estados Unidos.
CORRIDA CLIMĂTICA 2
O relatĂłrio tambĂ©m traça um panorama das polĂticas relativas ao clima e Ă eficiĂȘncia energĂ©tica nas cinco principais economias emergentes fora do G8 (Brasil, China, Ăndia, MĂ©xico e Ăfrica do Sul). A conclusĂŁo Ă© que elas registram enorme disparidade sobre como lidar com a questĂŁo das mudanças climĂĄticas, o que torna o desafio do aquecimento global mais difĂcil. A Ăntegra do relatĂłrio do G8 estĂĄ em http://www.allianz.com.br/index.asp.
Fonte: Folha de S.Paulo - 29/07/08.
CONSUMIDOR
Quais sĂŁo as dez empresas mais socioambientalmente responsĂĄveis do ponto de vista dos consumidores brasileiros? E as dez menos? O instituto Market Analysis ouviu mais de 800 pessoas nas principais capitais do paĂs para obter a resposta. Petrobras, Coca-Cola e Vale aparecem nos primeiros lugares entre as responsĂĄveis; Parmalat, Souza Cruz e Telemar ocupam as piores posiçÔes. O ranking estĂĄ em http://www.s2.com.br/s2arquivos/477/multimidia/255Multi.pdf.
Fonte: Folha de S.Paulo - 29/07/08.
MODA NA CAMPANHA ELEITORAL
JĂĄ tem eleitor brincando com a preocupação dos candidatos Ă s prefeituras com o transporte pĂșblico. Em SĂŁo Paulo e Belo Horizonte tem candidato andando de tĂĄxi, metrĂŽ e ĂŽnibus. Deve ser por isso que o transporte nĂŁo anda bem mesmo. Ă que sĂł em Ă©poca de eleição polĂtico lembra do transporte coletivo. Se eles usassem o sistema depois de eleitos, os problemas jĂĄ tinham sido resolvidos. Se os candidatos a vereador aderirem Ă moda, vĂŁo faltar ĂŽnibus e tĂĄxis ou, pelo menos, as filas vĂŁo aumentar. E ainda tem a demanda da Lei Seca.
Fonte: O Tempo - 29/07/08.
"Todo Juiz, mergulhado num julgamento de corrupção, sofre um impulso de baixo para cima igual ao peso dos corruptos por ele inocentados"
A LEI SECA E OUTROS MANDAMENTOS
Estå vigindo (!) a tal de lei que chamam de Seca. E que, também copiando os Steits, do prefeito Giuliani, de Nova York, os burocratas do legislativo-judiciårio cognominaram de Tolerùncia Zero. E que eu, que sou rendeiro, com a pele de carneiro, sei que é Intolerùncia 100.
A lei Ă© estĂșpida como sĂŁo todas, desde que se inventaram as leis. E, como sempre, em nome de punir alguns bĂȘbados anĂŽnimos, acabam atingindo bĂȘbados notĂłrios como o artista Jaguar ("Confesso que bebi"). E acabaram com a liberdade de todos os teetotalers (ah, nĂŁo sabem inglĂȘs? EntĂŁo tĂĄ.).
Mas nĂŁo vou discutir com os legistas, perdĂŁo, legalistas. Pois, logo logo, no dia seguinte, as estatĂsticas das repĂłrteres da TV Globo comunicam que os acidentes de trĂĄfego diminuĂram 73%, os atropelamentos 66% e os adultĂ©rios 98%. E eu aceito estatĂsticas sem discutir, embora pessoas continuem se afogando em rios que tĂȘm em mĂ©dia 50 cms de profundidade.
Só me pergunto: serå que o guarda, na calada da noite (ainda é calada, com esse esporro todo?), não vai inflacionar a sua cervejinha? Ou a nova lei vai conter também a natureza humana (ainda é humana, depois de tudo?)?
Quero apenas comentar, aqui e agora, a tese dos cĂnicos habituais de que essa Ă© mais uma lei que nĂŁo vai pegar. Pois eu, o otimista de sempre, pergunto logo: "Alguma vez, em algum lugar ou tempo, alguma lei pegou?".
Pode ser atĂ© que eu esteja exagerando, mas fiquemos sĂł no chamado DecĂĄlogo, dado pelo Todo-Poderoso, JeovĂĄ, a seu profeta MoisĂ©s, no Monte dos Sinais. AliĂĄs nem era um DecĂĄlogo, mas um VintĂłlogo, como provou Mel Brooks, num documentĂĄrio sobre a famosa descida de MoisĂ©s. O chĂŁo era escorregadio, MoisĂ©s jĂĄ estava meio velho, as tĂĄbuas (tambĂ©m nĂŁo eram tĂĄbuas, era uma pedra) caĂram no chĂŁo, quebraram, sobraram sĂł 10 mandamentos. Pode ser que os melhores tenham se perdido, mas e os que sobraram? Pegaram? NĂŁo pegaram? VocĂȘs decidem.
VEJAMOS
I â "Eu sou o Senhor que trouxe vocĂȘs das terras do Egito e os libertei da escravatura."
Observação. Ă apenas uma afirmação de poder, tipo Manda quem pode, imitada muitas vezes depois: "Eu libertei vocĂȘs do semi-ĂĄrido e os trouxe ao bolsa-famĂlia prometido".
II â NĂŁo terĂĄs outros Ădolos diante de mim em qualquer forma imitando coisas que estĂŁo no cĂ©u, na terra ou embaixo dâĂĄgua.
Observação. Ninguém deu bola e se começou a respeitar e até adorar qualquer pajé e padreco autorizado e ungido. Até o Bispo Crivela.
III â NĂŁo usarĂĄs o meu santo nome em vĂŁo.
Observação. Mas podes trabalhar com pseudÎnimo. Só numa lista simples temos 2 490 pseudÎnimos católicos (um santo por dia pra cada lugarejo).
IV â RespeitarĂĄs o sĂ©timo dia (kiddush) afastando-se de atividades produtivas.
Observação. Com excesso de respeito se descansa não só aos domingos, mas até 35 dias, em forma de greve, recebendo salårio inteiro e 30% de adicional.
V â HonrarĂĄs pai e mĂŁe.
Observação. Cada um de cada vez depois da separação litigiosa.
VI â NĂŁo matarĂĄs.
Observação. Exceto oficialmente em certos estados americanos e se vocĂȘ for lĂder xiita e pegar pela frente algum homo sexual distraĂdo ou uma mulher adĂșltera ("Pedra Nela!").
VII â NĂŁo cometerĂĄs adultĂ©rio.
Observação. Mas uma vez ou outra poderås "Dar um tempo" ou "Procurar seu espaço".
VIII â NĂŁo roubarĂĄs.
Observação. A nĂŁo ser em legĂtima defesa.
IX â NĂŁo prestarĂĄs falso testemunho.
Observação. Mas poderås ficar calado durante o interrogatório.
X â NĂŁo cobiçarĂĄs a mulher do prĂłximo.
Observação. Mas não pecarås procurando a mulher do andar de baixo.
MillÎr - Fonte: Veja - Edição 2071.
E NĂIS QUE PENSAVA QUE NUNCA ERRAVA!
CONTINUAMOS ERRANDO PROPOSITALMENTE...! HERRAR Ă UMANO!
Se vocĂȘ vir alguma coisa errada, mande um e-mail pelo FALE CONOSCO que "a ajente correge". Clique aqui e envie: http://www.faculdademental.com.br/fale.php