"HERROS" AMBIENTAIS
O RIO DE PIRAPORA
Trecho do rio TietĂȘ na cidade de Pirapora do Bom Jesus, na Grande SP, onde a espuma causada pela poluição se espalha sobre a ĂĄgua.
Fonte: Folha de S.Paulo - 24/05/08.
JOGO DOS 5 ERROS
Se vocĂȘ Ă© daqueles que gosta de um joguinho para passar o tempo, esse Ă© daqueles que sĂł servem pra isso mesmo. Em vez de sete erros, esse tem cinco. As imagens mudam cada vez que vocĂȘ abre um novo jogo. Algumas sĂŁo bem fĂĄceis. Em outras eu custei a achar o quinto erro! E vocĂȘ ainda tem um tempo mĂĄximo para fazer isso.
Clique aqui: http://www.onemorelevel.com/game/d-finder e divirta-se.
Fonte: http://www.bombounaweb.com.br/
EDUCAĂĂO - RICOS TĂM QI MAIS ALTO
A pequena proporção de estudantes de classe mĂ©dia baixa em universidades Ă© o "resultado da diferença de Quociente de InteligĂȘncia (QI) entre classes sociais", afirma o acadĂȘmico inglĂȘs Bruce Charlton. "O governo britĂąnico gastou tempo e esforço em afirmar que as universidades, especialmente Oxford e Cambridge, estariam excluindo pessoas de classes sociais mais baixas e privilegiando as de classes mais altas." A afirmação provocou reaçÔes. A UniĂŁo Nacional dos Estudantes (NUS, na sigla em inglĂȘs) afirmou que os argumentos de Charlton sĂŁo "equivocados, irresponsĂĄveis e insultantes".
Fonte: O Tempo - 24/05/08.
Bruce Charlton - http://www.hedweb.com/bgcharlton/
Oxford - http://www.ox.ac.uk/
Cambridge - http://www.cam.ac.uk/
UniĂŁo Nacional dos Estudantes - http://www.nusonline.co.uk/
O FISCO DA UNASUL
No discurso de abertura da reuniĂŁo de cĂșpula da UniĂŁo das NaçÔes Sul-Americanas (Unasul), o presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva reiterou os elevados propĂłsitos que levaram o Brasil a propor a criação de mais um organismo internacional: 'Uma AmĂ©rica do Sul unida mexerĂĄ com o tabuleiro do poder no mundo.' Nesta frase tĂŁo curta hĂĄ dois erros fundamentais. Em primeiro lugar, a AmĂ©rica do Sul, mesmo unida, nĂŁo terĂĄ a influĂȘncia imaginada pelo presidente Lula nos negĂłcios globais. A regiĂŁo carece dos elementos de poder necessĂĄrios para mudar as posiçÔes no tal 'tabuleiro'. NĂŁo tem poder militar ou econĂŽmico e nĂŁo dispĂ”e de um capital de influĂȘncia suficiente para satisfazer as ambiçÔes do presidente. Mas isso, na verdade, Ă© secundĂĄrio, pois o fato Ă© que a AmĂ©rica do Sul nĂŁo Ă© unida e acontecimentos recentes mostram que as brechas entre alguns paĂses estĂŁo se alargando, e nĂŁo se estreitando.
A prĂłpria cĂșpula da Unasul deixou evidente que, mesmo que a retĂłrica de todos seja a da integração econĂŽmica e polĂtica, as condiçÔes objetivas conduzem vĂĄrios paĂses para direçÔes diferentes e para posiçÔes irreconciliĂĄveis. A concepção da Unasul, afinal, foi marcada pelo pecado original. A criação de um organismo regional desse gĂȘnero deveria ser a etapa final de um processo de uniĂŁo do Mercosul e da Comunidade Andina. Mas, atĂ© agora, esses dois blocos nĂŁo passam de sacos de gatos, que nĂŁo conseguem pĂŽr-se em harmonia nem mesmo para alcançar objetivos mĂnimos.
Com a Unasul nĂŁo poderia ser diferente. Presidentes de vĂĄrios paĂses consideram ter criado mais um foro de discussĂ”es. Outros, como o presidente Lula, acham que criaram um organismo internacional que terĂĄ voz e influĂȘncia nos assuntos globais. A discrepĂąncia nĂŁo acaba aĂ. O presidente TabarĂ© Vazquez, do Uruguai, nem sequer se deu ao trabalho de ir a BrasĂlia. Mandou seu vice-presidente, por considerar que a reuniĂŁo nĂŁo produziria nada de Ăștil. Os presidentes da Venezuela, Hugo ChĂĄvez - que jĂĄ havia ridicularizado o nome originalmente dado pelo Itamaraty ao novo bloco, 'Casa' -, e do Equador, Rafael Correa, somente concordaram em assinar o ato constitutivo na undĂ©cima hora. O presidente do Peru, Alan Garcia, retirou-se apĂłs assinar o ato, sem participar do debate entre presidentes.
O Conselho Sul-Americano de Defesa, outra proposta do governo de BrasĂlia que deveria adquirir vida jurĂdica durante a cĂșpula da Unasul, encontrou resistĂȘncias maiores. Na definição do ministro Nelson Jobim, o Conselho 'nĂŁo terĂĄ nenhum poder de intervenção militar, nĂŁo terĂĄ nenhuma caracterĂstica de aliança militar e serĂĄ, em essĂȘncia, um ĂłrgĂŁo de articulação de polĂticas de defesa entre paĂses sul-americanos'. Para os governantes que querem constituir uma aliança militar regional, obviamente sem a participação dos Estados Unidos, esse formato nĂŁo serve. E tambĂ©m nĂŁo serve para quem apenas deseja dispor de um organismo sub-regional que se substitua Ă OEA - onde os Estados Unidos estĂŁo representados - na solução de crises localizadas, pela simples e boa razĂŁo de que sĂł paĂses membros de uma aliança militar podem articular suas polĂticas de defesa. Ou seja, a proposta brasileira contĂ©m um paradoxo e, justamente por isso - e para que a rejeição cabal do tal Conselho nĂŁo fosse um fiasco retumbante para o governo Lula -, a presidente do Chile, Michele Bachelet, sugeriu a criação de um grupo de trabalho para 'estudar' o assunto.
NĂŁo bastasse tudo isso, o documento constitutivo da Unasul Ă© uma bofetada nos parlamentos nacionais dos 12 paĂses signatĂĄrios. O documento contĂ©m um dispositivo que autoriza a nova organização a funcionar antes mesmo que o tratado receba a aprovação dos Congressos nacionais. Em BrasĂlia, falava-se que o Itamaraty introduziu a Medida ProvisĂłria no direito internacional - o que seria uma piada, se nĂŁo fosse um precedente da maior seriedade.
E nĂŁo foi essa a Ășnica precipitação que marcou a criação da Unasul. Antes mesmo de ser constituĂda, ela jĂĄ tinha um secretĂĄrio-executivo em pleno exercĂcio de suas funçÔes. Para completar o fiasco, nas vĂ©spera da reuniĂŁo de cĂșpula, o secretĂĄrio-executivo, o ex-presidente do Equador Rodrigo Borja, renunciou ao cargo. Para ele, a Unasul Ă© um foro de discussĂ”es e nĂŁo uma 'instituição orgĂąnica'. Em outras palavras, nĂŁo quis se comprometer com uma academia de debates - pois foi isso o que se criou.
Fonte: O Estado de S.Paulo - 27/05/08.
Mercosul -
http://www.mercosul.gov.br/
http://www.ibge.gov.br/mercosur/
http://www.mercosur.int/msweb/
Comunidade Andina - http://www.comunidadandina.org/
OEA - http://www.oas.org/main/portuguese/
E NĂIS QUE PENSAVA QUE NUNCA ERRAVA!
CONTINUAMOS ERRANDO PROPOSITALMENTE...! HERRAR Ă UMANO!
Se vocĂȘ vir alguma coisa errada, mande um e-mail pelo FALE CONOSCO que "a ajente correge". Clique aqui e envie: http://www.faculdademental.com.br/fale.php