"HERROS" CRONOMETRADOS
LONDON 2012 COUNTDOWN CLOCK
English:
http://www.bbc.co.uk/news/uk-england-london-12749912
"Contagem interrompida"... Ă grande a empolgação da Inglaterra em sediar os Jogos OlĂmpicos de 2012. Tanto que um arrojado relĂłgio de 6,5 metros de altura foi instalado em Londres na praça Trafalgar para marcar a contagem regressiva do tempo que resta atĂ© a abertura do evento. Detalhe: o relĂłgio quebrou poucas horas depois de sua inauguração.
Antonio Carlos Prado e Juliana Dal Piva - Fonte: Isto à - Edição 2158.
VĂdeo:
http://www.bbc.co.uk/news/uk-england-london-12749912
MAIS DA METADE DAS CIDADES PODE FICAR SEM ĂGUA EM 2015
Dono do maior potencial hĂdrico do planeta, o Brasil corre o risco de chegar a 2015 com problemas de abastecimento de ĂĄgua em mais da metade dos municĂpios. O diagnĂłstico estĂĄ no Atlas Brasil - Abastecimento Urbano de Ăgua, lançado ontem pela AgĂȘncia Nacional de Ăguas (ANA).
O levantamento mapeou as tendĂȘncias de demanda e oferta de ĂĄgua nos 5.565 municĂpios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhĂ”es o total de investimentos necessĂĄrios para evitar a escassez. O dinheiro deverĂĄ financiar um conjunto de obras para o aproveitamento de novos mananciais e para adequaçÔes no sistema de produção de ĂĄgua.
Considerando a disponibilidade hĂdrica e as condiçÔes de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição, os dados revelam que, em 2015, 55% dos municĂpios brasileiros poderĂŁo ter dĂ©ficit no abastecimento de ĂĄgua, entre eles grandes cidades como SĂŁo Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal. O percentual representa 71% da população urbana do paĂs, 125 milhĂ”es de pessoas, jĂĄ considerado o aumento demogrĂĄfico.
"A maior parte dos problemas de abastecimento urbano do paĂs estĂĄ relacionada com a capacidade dos sistemas de produção, impondo alternativas tĂ©cnicas para a ampliação das unidades de captação, adução e tratamento", aponta o relatĂłrio.
O diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, disse que o atlas foi elaborado para orientar o planejamento da gestĂŁo de ĂĄguas no paĂs. Segundo ele, como atualmente mais de 90% dos domicĂlios brasileiros tĂȘm acesso Ă rede de abastecimento de ĂĄgua, a escassez parece uma ameaça distante, como se nĂŁo fosse possĂvel haver problemas no futuro. "Existe uma cultura da abundĂąncia de ĂĄgua que nĂŁo Ă© verdadeira, porque a distribuição Ă© absolutamente desigual. O atlas mostra que Ă© preciso se antecipar a uma situação para evitar que o quadro apresentado venha a ser consolidado", avalia.
A maior parcela dos investimentos deverĂĄ ser direcionada para capitais, grandes regiĂ”es metropolitanas e para o semiĂĄrido nordestino. "Em função do maior nĂșmero de aglomerados urbanos e da existĂȘncia da regiĂŁo do semiĂĄrido, que demandam grandes esforços para a garantia hĂdrica do abastecimento de ĂĄgua, o Rio de Janeiro, SĂŁo Paulo, a Bahia e Pernambuco reĂșnem 51% dos investimentos, concentrados em 730 cidades", detalha o atlas.
AlĂ©m do dinheiro para a captação de ĂĄgua, o levantamento tambĂ©m aponta necessidade de investimentos significativos em coleta e tratamento de esgotos. O volume de recursos nĂŁo seria suficiente para universalizar os serviços de saneamento no paĂs, mas poderia reduzir a poluição de ĂĄguas que sĂŁo utilizadas como fonte de captação para abastecimento urbano.
Interessa - Fonte: O Tempo - 23/03/11.
ANA -
http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx
E NĂIS QUE PENSAVA QUE NUNCA ERRAVA!
CONTINUAMOS ERRANDO PROPOSITALMENTE...! HERRAR Ă UMANO!
Se vocĂȘ vir alguma coisa errada, mande um e-mail pelo FALE CONOSCO que "a ajente correge". Clique aqui e envie: http://www.faculdademental.com.br/fale.php