âHERROSâ MONETĂRIOS
RENDA PER CAPITA DOS BRASILEIROS CAI COM âPIBINHOâ DE 2012
English:
Folha.uol.com.br/en/per-capita-brazilians-pibinho
Consensus â
http://www.consensuseconomics.com/
Brasil Economia â
Facebook.com/Brasil.Economia
A renda dos brasileiros medida em dólares deverå sofrer o maior recuo em uma década em 2012 provocada pela expansão fraca do PIB (Produto Interno Bruto) e pela desvalorização do real.
O cenĂĄrio de longo prazo do PIB per capita tambĂ©m mostra uma piora relativa a outros paĂses porque as expectativas de expansĂŁo da economia caĂram.
Dados compilados pela consultoria Consensus Forecast mostram que as projeçÔes médias para o crescimento do PIB brasileiro no longo prazo recuaram de 4,5% para 3,9%, entre abril de 2010 e outubro deste ano.
A maior parte dos paĂses teve revisĂ”es para baixo. Houve reduçÔes grandes para China, zona do euro e JapĂŁo.
Mas, de forma geral, as quedas nas revisÔes foram menos significativas que a brasileira. Hå também casos, como México e Alemanha, para os quais o cenårio econÎmico melhorou um pouco.
Como resultado dessas e de outras tendĂȘncias, o Brasil deve recuar, entre 2012 e 2022, do 38Âș para o 39Âș lugar (entre 52 paĂses) no ranking de renda per capita elaborado pela Consensus Forecast (que coleta projeçÔes de bancos e consultorias estrangeiros e nacionais).
Além da crise externa, "no Brasil hå uma questão mais séria que é a incerteza regulatória. Isso tem afetado as decisÔes de investimento", afirma o economista Marcelo Moura, do Insper.
QUEDA EM 2012
A contração dos investimentos é a principal causa do desempenho fraco da economia brasileira neste ano.
Economistas estimam que o PIB crescerĂĄ entre 0,8% e 1,2% em 2012 como um todo.
Como essa expansĂŁo da economia teve ritmo prĂłximo ao do crescimento da população, a renda per capita ficarĂĄ estagnada em reais. Mas recuarĂĄ em dĂłlares, jĂĄ que a moeda brasileira se desvalorizou nesse perĂodo.
Segundo cålculos feitos pela consultoria EIU (Economist Intelligence Unit) a pedido da Folha, o PIB per capita em dólares deverå sofrer uma contração de cerca de 9% este ano, para US$ 11.670.
Serå a queda mais forte desde 2002, quando houve recuo de 9,6%. Em 2009, o PIB per capita em dólares também caiu (2,9%) com uma recessão que, no entanto, foi parcialmente compensada por uma valorização do real.
A estimativa feita pela EIU para 2012 considera crescimento de 1% da economia e depreciação cambial média de cerca de 14% da moeda.
Segundo Robert Wood, analista da EIU, a queda do poder aquisitivo em dĂłlares tem consequĂȘncias de curto prazo relacionadas Ă capacidade de comprar bens importados, que ficam mais caros, e de viajar para o exterior.
No caso das empresas, o custo mais alto de importar mĂĄquinas e equipamentos Ă© um dos fatores que causa queda dos investimentos.
Mas, segundo Wood e outros economistas, o movimento do PIB per capita em apenas um ano pode não revelar uma fotografia adequada do avanço da riqueza média da população.
"Um histĂłrico longo fornece uma ideia melhor do progresso do paĂs", diz Wood.
Moura, do Insper, ressalta que a renda per capita do Brasil cresceu a uma mĂ©dia baixa, de 2,4% ao ano, entre 1964 e 2012. Segundo cĂĄlculos do economista, essa taxa saltou para 3,4% entre 2006 e 2010 --perĂodo de expansĂŁo mais forte da economia. "O problema Ă© que esse ritmo mais forte nĂŁo se manteve e hĂĄ dĂșvidas de que o paĂs possa retomĂĄ-lo de forma sustentĂĄvel", diz Moura.
Ărica Fraga â Fonte: Folha de S.Paulo â 26/12/12.
Consensus â
http://www.consensuseconomics.com/
Brasil Economia â
Facebook.com/Brasil.Economia
DESONESTIDADE S.A.
Como lembra a jornalista Elisa Campos, no bar, quem nĂŁo confere a conta paga mais. Ă lei: os Ășltimos a saĂrem da mesa sempre acabam com o abacaxi da conta que nĂŁo fecha. Mais do que isso, como boa parte da mesa jĂĄ foi embora, verificar se a cobrança da âdolorosaâ estĂĄ correta vira tarefa quase impossĂvel. O que significa mais prejuĂzo para seu bolso. Pesquisa da "Proteste" mostra que em 42% das vezes os bares acabam colocando chopes a mais na conta. Coisa triste e tĂŁo Brasil!
Paulo Navarro â Fonte: O Tempo â 30/12/12.
Proteste:
Facebook.com/proteste
A BISPA
SĂŽnia Hernandez, 54, da Renascer, que foi presa e cumpriu pena na FlĂłrida com o marido, EstevĂŁo Hernandez (levaram dĂłlares dentro de uma BĂblia), lança perfume que, segundo ela, âexala o cheiro de Jesusâ.
Ă vendido bi site de vendas da igreja, num kit chamado âDivine Essenceâ, que custa R$ 79 e inclui creme hidratante e sabonete lĂquido. Para esse ano, a Renascer lançarĂĄ linha de xampus, protetor solar e mais perfumes.
Pessoalmente, hĂĄ quem garanta que SĂŽnia usa mesmo perfume Angel, de Thierry Mugler.
Ă muita cara de pau!
Paulo Navarro â Fonte: O Tempo â 29/12/12.
E NĂIS QUE PENSAVA QUE NUNCA ERRAVA!
CONTINUAMOS ERRANDO PROPOSITALMENTE...! HERRAR Ă UMANO!
Se vocĂȘ vir alguma coisa errada, mande um e-mail pelo FALE CONOSCO que "a ajente correge". Clique aqui e envie: http://www.faculdademental.com.br/fale.php