14 DE AGOSTO - DIA DO COMBATE Ă POLUIĂĂO
AS CIDADES MAIS POLUĂDAS DO MUNDO
English:
http://www.time.com/time/specials/2007/article/0,28804,1661031_1661028_1661016,00.html A lista das cidades mais poluĂdas do mundo. Na foto: Casa abandonada na zona de exclusĂŁo ao redor do reator nuclear de Chernobyl.
A poluição Ă© a alteração da atmosfera provocada pelo lançamento de substĂąncias, matĂ©rias ou energia que provocam males ao meio ambiente e Ă saĂșde. Existe locais onde a poluição Ă© visivelmente maior e mais concentrada, como Ă© o caso de dez cidades que apĂłs uma pesquisa realizada por um laboratĂłrio conceituado apresentou nĂveis extremamente altos de contaminação e de problemas de saĂșde. A maioria das cidades que apresentam maior grau de poluição se concentra em paĂses considerados de rĂĄpido desenvolvimento como Ă© o caso da China e da Ăndia. SĂŁo elas:
Norilsk, RĂșssia: Emite grande quantidade de nĂquel, cobre, chumbo e cĂĄdmio, alĂ©m de platina e palĂĄdio;
Chernobyl, UcrĂąnia: Libera radioatividade na atmosfera;
Dzerzinsk, RĂșssia: Libera substĂąncias quĂmicas atravĂ©s da produção de armas quĂmicas e exploração de minas;
Kabwe, Zùmbia: Apresenta contaminaçÔes com chumbo, onde armazenado no sangue de crianças corresponde a 50 microgramas por decilitro;
La Oroya, Peru: Apresenta contaminação com chumbo, zinco e cobre;
Linfen, China: Libera poeira provenientes de carvĂŁo e apresenta contaminação na ĂĄgua por arsĂȘnio;
Sukinda, Ăndia: Apresenta contaminação nas ĂĄguas com cromo hexavalente altamente tĂłxico;
Tianying, China: Contém grande concentração de chumbo no ar e no solo;
Vapi, Ăndia: Apresenta contaminação de resĂduos industriais;
Sumqayit, AzerbaijĂŁo: Apresenta contaminação com metais pesados, petrĂłleo e produtos quĂmicos.
Fonte: http://www.brasilescola.com
Veja as fotos:
http://www.time.com/time/specials/2007/article/0,28804,1661031_1661028_1661016,00.html
DIA DO COMBATE Ă POLUIĂĂO
DĂĄ-se o nome de poluição a qualquer degradação (deterioração, estrago) das condiçÔes ambientais, do habitat. Ă uma perda, mesmo que relativa, da qualidade de vida em decorrĂȘncia de mudanças ambientais.
Poluentes sĂŁo os agentes que provocam a poluição, como um ruĂdo excessivo, um gĂĄs nocivo na atmosfera, detritos que sujam os rios ou praias ou ainda um cartaz publicitĂĄrio que degrada o aspecto visual de uma paisagem.
O homem perde-se numa estranha contradição quando vai relacionar-se com a natureza: ele destrĂłi para construir. Essa atitude jĂĄ se reflete no meio ambiente: rios poluĂdos por resĂduos industriais, a chuva ĂĄcida nas grandes cidades, a nĂ©voa escura que acompanha o nascer do dia nas metrĂłpoles. Todas consequĂȘncias da irracionalidade humana quando se fala em preservação.
A saĂșde e o bem-estar humanos estĂŁo diretamente relacionados com a qualidade do meio ambiente, isto Ă©, com suas condiçÔes fĂsica, quĂmica e biolĂłgicas. Entende-se por poluição a deterioração das condiçÔes ambientais, que pode alcançar o ar, a ĂĄgua e o solo.
Leia mais:
http://www.conpet.gov.br/poluicao/index.php?segmento=corporativo
http://portalsaofrancisco.com.br/alfa/poluicao-do-ar/dia-de-combate-a-poluicao-do-ar.php
http://www.mundoverde.com.br/eumeamo/ecologia/noticiaSelecionar.asp?idNoticia=869
1% DE ĂGUA E NOSSO FUTURO
O centro de artes Z33, em Hasselt, a leste de Bruxelas, na BĂ©lgica, estĂĄ realizando a exposição "1% Ăgua e Nosso Futuro", para explorar as relaçÔes dos seres humanos com o elemento. O nome se refere Ă quantidade de ĂĄgua que estĂĄ disponĂvel ao consumo humano, embora o elemento cubra 70% da superfĂcie da Terra.
Fatores como o aumento rĂĄpido da população do planeta, o aumento do consumo, mudanças climĂĄticas e a poluição industrial fazem com que atĂ© esta pequena proporção de recursos hĂdricos relativamente limitados e distribuĂdos de maneira desigual esteja sob ameaça, dizem os organizadores.
A mostra aborda temas como o desperdĂcio de ĂĄgua na ala "AbUse", a relação sensorial e mĂtica do homem com o elemento, na ala "Ăguas Sagradas", e o seu aproveitamento, na "Reconecte".
Artistas foram convidados a exibir instalaçÔes, fotos e outras obras mostrando conceitos e ambientes experimentais que começam a formar uma nova conscientização sobre a ågua.
Fonte: O Tempo - 15/08/08.
Confira o site do centro de artes Z33 com fotos interessantes sobre a problemĂĄtica da ĂĄgua: http://www.z33.be/
CANDIDATOS SEM FORMAĂĂO ESCOLAR
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que 45% dos candidatos Ă s eleiçÔes municipais deste ano nĂŁo tĂȘm ensino mĂ©dio. No paĂs, quase 170 mil prĂ©-candidatos se encontram nesta situação. Destes, 46% nĂŁo concluĂram o ensino mĂ©dio; 53,4% nĂŁo terminaram o ensino fundamental e outros 292 sĂŁo analfabetos. Minas Gerais Ă© o Estado com maior nĂșmero de registros de candidatos com defasagem no grau de escolaridade. NĂșmeros do TSE mostram que 34% dos 59,2 mil dos pleiteantes a cargos polĂticos nĂŁo tĂȘm o ensino fundamental completo ou sĂł sabem ler e escrever - os chamados analfabetos funcionais.
Fonte: O Tempo - 11/08/08.
VEREADOR SEM NENHUM VOTO
Ele nĂŁo recebeu nem o prĂłprio voto, mas Ă© vereador. Apesar do fracasso nas eleiçÔes municipais de 2004, Armando Dias Teixeira assumiu o cargo na CĂąmara de Queimada Nova (PI), municĂpio de 9 mil habitantes. Ele substituirĂĄ um vereador cassado por infidelidade partidĂĄria. âNĂŁo esperava ser eleito e votei em outro candidato da coligaçãoâ, diz.
Fonte: Ăpoca - NĂșmero 534.
QUĂMICOS REBATEM "FĂRMULA" PARA ENGANAR O BAFĂMETRO
Internautas e desafetos da chamada lei seca (nÂș 11.705) circulam uma fĂłrmula para burlar o bafĂŽmetro. O Ășnico detalhe Ă© que, apesar da forte divulgação, ela nĂŁo possui qualquer embasamento cientĂfico. (leia o "passo-a-passo" de como empregĂĄ-la no fim da reportagem).
Uma corrente que circula por e-mails e fĂłruns afirma que, ao misturar coca-cola e gelo momentos antes de passar pelo teste do assopro, uma certa quantidade de hidrogĂȘnio seria liberada da ingestĂŁo, confundindo o sistema.
A dica jĂĄ Ă©, de longe, a mais elaborada e difundida promessa para passar alcoolizado pela polĂcia. Seja nas preocupadas mesas de bar, seja na busca do Google, quem fala em "enganar o bafĂŽmetro" acaba cruzando com a sugestĂŁo.
A Folha Online apresentou a tese a cinco doutores do Instituto de QuĂmica da USP (Universidade de SĂŁo Paulo) --todos rechaçaram a idĂ©ia.
"Isso Ă© realmente sĂł um boato, nĂŁo hĂĄ qualquer embasamento quĂmico. O gelo nĂŁo libera hidrogĂȘnio!", protesta o professor Reinaldo Bazito.
"Os espertinhos que tentarem fazer isso vĂŁo inevitavelmente dormir na delegacia", pondera o professor Renato Sanches Freire. Segundo ele, " se gelo liberasse hidrogĂȘnio, estarĂamos todos explodindo".
"NĂŁo Ă© possĂvel formar hidrogĂȘnio nas condiçÔes descritas. Seria necessĂĄrio usar corrente elĂ©trica, isto Ă©, realizar uma eletrĂłlise, ou usar alta temperatura, da ordem de 800 ÂșC. Adicionando gelo Ă coca-cola, hĂĄ apenas liberação de gĂĄs carbĂŽnico", completa o professor Peter Wilhelm Tiedemann, tambĂ©m da USP.
Outras estratégias menos famosas encontradas na rede, como beber azeite ou ingerir carvão ativado, receberam o mesmo tratamento de especialistas. Foram desmentidas.
"Chegou na blitz, maior comandĂŁo"
A lei seca passou a considerar crime conduzir veĂculos com qualquer teor de ĂĄlcool no organismo. A punição para quem nĂŁo cumprir a lei Ă© considerada gravĂssima e prevĂȘ suspensĂŁo da carteira de habilitação por um ano, alĂ©m de multa de R$ 955 e retenção do veĂculo.
A suspensĂŁo por um ano do direito de dirigir Ă© feita a partir de 0,1 mg de ĂĄlcool por litro de ar expelido no exame do bafĂŽmetro (ou 2 dg de ĂĄlcool por litro de sangue). Acima de 0,3 mg/l de ĂĄlcool no ar expelido (ou 6 dg por litro de sangue), a punição inclui tambĂ©m a detenção do motorista (de seis meses a trĂȘs anos). O crime Ă© afiançåvel --o valor pode chegar a R$ 1.200.
Para quem, ainda assim, quiser se aventurar na prĂłxima blitz, leia abaixo a falsa receita antibafĂŽmetro:
"1) No final da balada, seja no bar ou em alguma festa, antes de sair (só antes de sair), peça ao garçom um copo descartåvel com coca-cola e bastante gelo.
2) VĂĄ embora com o seu copo para o carro e vĂĄ dando umas goladas" de vez em quando.
3) Chegou na blitz, maior comandĂŁo. Pare o carro com calma, afinal vocĂȘ nĂŁo estĂĄ tĂŁo bĂȘbado. Tome um gole bom de coca-cola, garantindo que as pedras de gelo menores fiquem em sua boca.
4) Se o policial pedir primeiro os documentos e coisa e tal, tome outro gole seguindo o procedimento 3.
5) Finalmente, o bafĂŽmetro. Sopre devagar e no mesmo ritmo. Mesmo que vocĂȘ tenha tomado um monte, mas se sente legal, o teste vai dar negativo ou abaixo dos 0,02 mg/l.
Isto acontece pelo fato do hidrogĂȘnio liberado pelo gelo anular a maior parte da associação do ĂĄlcool no ar do seu pulmĂŁo. Esta dica Ă© velha e foi descoberta por estudantes de quĂmica americanos que tiveram que enfrentar o mesmo tipo de punição nos anos 70 e 80. A coca-cola, para que serve? Poxa, vocĂȘ nĂŁo vai querer ser parado com um copo de whisky com gelo. EntĂŁo, bota qualquer refrigerante, menos ĂĄgua, pois demora mais para retirar o hidrogĂȘnio do gelo."
DIĂGENES MUNIZ - Folha Online - 07/08/08.
(Colaboração: A.M.B.)
E NĂIS QUE PENSAVA QUE NUNCA ERRAVA!
CONTINUAMOS ERRANDO PROPOSITALMENTE...! HERRAR Ă UMANO!
Se vocĂȘ vir alguma coisa errada, mande um e-mail pelo FALE CONOSCO que "a ajente correge". Clique aqui e envie: http://www.faculdademental.com.br/fale.php