"HERROS" HEDIONDOS
AS IMAGENS DO "TIME DA MATANĂA"
English:
http://www.spiegel.de/international/world/0,1518,752310,00.html
http://www.rollingstone.com/politics/news/the-kill-team-20110327
Igual, mas muito diferente... Revista divulga fotos de soldados americanos cometendo crimes hediondos no AfeganistĂŁo. E daĂ? Por enquanto, absolutamente nenhum protesto.
Parece que todo mundo jĂĄ viu esse filme. Um sargento perverso induz os jovens soldados sob seu comando a praticar atrocidades de guerra. SĂŁo presos e levados Ă corte marcial. Um deles desaba e conta tudo. No dia em que o militar Ă© sentenciado a 24 anos - pouco, comparado Ă prisĂŁo perpĂ©tua que pegaria se nĂŁo colaborasse -, o promotor diz dramaticamente: "NĂłs nĂŁo fomos treinados para fazer isso. O ExĂ©rcito nĂŁo Ă© assim". MĂșsica comovente? Nada disse. Na era digital, afloram detalhes sĂłrdidos. A revista alemĂŁ "Der Spiegel" publicou fotos do esquadrĂŁo da morte de virar o estĂŽmago. Na mais odiosa, o soldado Jeremy Morlock, sorrindo cinicamente, levanta a cabeça de um dos trĂȘs infelizes afegĂŁos que sua turma assassinou a esmo e vilipendiou. O Morlock Ă© o primeiro militar jĂĄ condenado. TambĂ©m havia vazado uma gravação em que conversa com investigadores do ExĂ©rcito e fala com franqueza desconcertante sobre os crimes. Obviamente as fotos evocam as tristemente cĂ©lebres cenas da prisĂŁo iraquiana de Abu Ghraib. Por que, entĂŁo, nĂŁo houve nem sombra dos protestos mundiais daquela Ă©poca? Primeiro, o mundo estĂĄ concentrado no trĂplice desastre no JapĂŁo e, mais ainda, no inesperado e confuso bombardeio da LĂbia. Segundo, os detonadores de protestos nas comunidades muçulmanas entendem que as mudanças polĂticas no Oriente MĂ©dio sĂŁo muito mais importantes no momento. Terceiro, o presidente americano se chama Barack Obama e nĂŁo George W. Bush. Mas esperem: Morlock Ă© de Wasilla, no Alasca, a mesma e minĂșscula cidade de Sarah Palin. Hummm, pensam os conspiracionistas, aĂ tem coisa...
Vilma Gryzinski - Fonte: Veja - Edição 2210.
Veja as imagens:
http://www.spiegel.de/international/world/0,1518,752310,00.html
http://www.rollingstone.com/politics/news/the-kill-team-20110327
AFEGANISTĂO
A revista americana "Rolling Stone" publicou em seu site uma reportagem com vĂdeos e fotos de um ano atrĂĄs em que soldados americanos matam civis desarmados no AfeganistĂŁo.
As Forças Armadas dos EUA afirmaram que as revelaçÔes estão em "contraste flagrante" com seus padrÔes e valores e emitiram comunicado ontem com um pedido de desculpas.
As fotos reveladas pela revista mostram soldados americanos posando, em muitas delas sorridentes, ao lado de afegĂŁos mortos no conflito.
As fotos fazem parte, segundo a "Rolling Stone", de uma investigação em curso contra cinco soldados por assassinato e conspiração nas mortes de trĂȘs civis afegĂŁos desarmados.
Fonte: Folha de S.Paulo - 29/03/11.
FOCO - Propaganda homofĂłbica feita no Brasil vaza e causa polĂȘmica
AnĂșncio da cachaça MagnĂfica insinua que Ă© preciso ser forte para ter um filho gay.
Divulgada em sites estrangeiros, uma propaganda que sugere aos pais o consumo de cachaça como forma de aceitar a homossexualidade do filho tem causado polĂȘmica.
A peça apareceu no portal "Ads Of the World" e no Gawker, um dos maiores sites noticiosos dos EUA, onde foi chamada de "O anĂșncio mais homofĂłbico da semana".
Em inglĂȘs, a propaganda da cachaça MagnĂfica, fabricada em Miguel Pereira (RJ), mostra a planta de uma casa.
No sofĂĄ, quadradinhos coloridos identificam "Your son" (seu filho) e "Your son's buddy" (o camarada do seu filho). Uma legenda indica que os dois estĂŁo vendo "O Segredo de Brokeback Mountain", filme sobre o amor entre dois caubĂłis gays, do cineasta Ang Lee.
Abaixo, hĂĄ uma foto da cachaça MagnĂfica e a frase: "If you gotta be strong, we gotta be strong" (Se vocĂȘ tem de ser forte, nĂłs temos de ser fortes).
Segundo a AgĂȘncia3, de onde o anĂșncio partiu, ele foi passado ao site por uma dupla de criadores sem autorização e sem a marca saber.
Para Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), a propaganda promove o preconceito.
"A gente nĂŁo deve usar uma situação que Ă© um problema sĂ©rio para qualquer famĂlia", afirma Reis.
A AgĂȘncia3 disse que nĂŁo veicula nem aprova a campanha. O fabricante da cachaça MagnĂfica afirmou que desconhecia o anĂșncio e que nunca o autorizou, alĂ©m de desaprovar seu conteĂșdo.
Hå alguns anos, a cachaça "Cura Veado" causou controvérsia entre a militùncia gay.
EstĂȘvĂŁo Bertoni / Rafael Capanema - Fonte: Folha de S.Paulo - 28/03/11.
Mais detalhes:
http://www.mundoglam.com.br/cachaca-magnifica-cria-propaganda-homofobica/
E NĂIS QUE PENSAVA QUE NUNCA ERRAVA!
CONTINUAMOS ERRANDO PROPOSITALMENTE...! HERRAR Ă UMANO!
Se vocĂȘ vir alguma coisa errada, mande um e-mail pelo FALE CONOSCO que "a ajente correge". Clique aqui e envie: http://www.faculdademental.com.br/fale.php