SINISTĂRIO DO LULA?
E NĂIS QUE PENSAVA QUE NUNCA ERRAVA!
CONTINUAMOS ERRANDO PROPOSITALMENTE...! HERRAR Ă UMANO!
SINISTĂRIO DO LULA?
E o Ministério, ops, o Sinistério do Lula? O Lula não tem ministro, tem sinistro. E Tarso Genro pra ministro da Justiça. Ou seja: o Lula trata o Tarso como genro e a Marta como sogra!
E diz que a Ășnica pasta que vai sobrar pra Marta Ă© uma pasta de dente. Vai ficar com sorriso amarelo crepĂșsculo. E diz que o Lula tĂĄ tratando a Marta como lixo atĂŽmico: ninguĂ©m quer nem sabe onde colocĂĄ-la! E eu jĂĄ disse: bota no MinistĂ©rio do Orgasmo! O Brasil quer gozar! Acho que ela vai acabar mesmo ficando com trĂȘs pastas: Close Up, Colgate e Sensitive! E o PT? Vai ficar vendo estrelas?! TĂĄ mais fĂĄcil achar uma bala perdida que uma pasta pra Marta! E a Martox? Turismo! Ela vai ser ministra do Turismo. Ou ministra por turismo? Ă que o ponto G dela Ă© em Paris! E ela tem tanto botox, mas tanto botox, que vai ser a Ășnica ministra IMEXĂVEL! agora ela vai fazer turismo profissionalmente. AliĂĄs, diz que ela vai fazer botox em vĂĄrios paĂses. Ă o turismox, tour do botox! E o chargista Liberati revela como a Marta ganhou a pasta. "E eu nĂŁo ganho nada, Lula?" "Ora, Marta, vĂĄ passear." "OBA! TURISMO!" E a Marta botou tanto botox que Ă© a Ășnica ministra "imexĂvel". E tĂĄ mais pra Futurismo que pra Turismo! E vai criar duas classes nos aviĂ”es: executiva e executados.
E adorei a charge do Lute com o PMDB ligando pro Lula: "O partido quer 15 ministérios com frigobar e 5.000 toalhas brancas!". E o Sinistério do Lula? Corre pela internet a nova sigla do PMDB: PMDEI BEM! Qual é o teu partido?
Eu sou do PMDei Bem! E o PT? Os petistas vĂŁo ficar vendo estrelas. Literalmente. PT quer dizer Perda Total. Ops, Perca Total! E sabe o que o Lula tĂĄ cantando pro PT? Aquela canção do Roberto: "Estrelas mudam de lugar". E o ministro da Agricultura assume com vĂĄrias denĂșncias. TĂĄ empepinado! Ministro da Agricultura tĂĄ empepinado. EntĂŁo, em vez de assumir, devia sumir! E o PMDei Bem? Diz que um peemedebista espirrou "Atchim"! E o Lula: "SaĂșde!". "Aceito." E o Jacobsen revela outra pasta. "Presidente, o PMDB estĂĄ na sala de recepção." "Manda plantar batatas." "Oba! Outro ministĂ©rio, Agricultura."
E acho que a sinistra da cultura devia ser a Lucianta Gimenez. Ela tava entrevistando a campeĂŁ dos ralis quando disse: "O Rally dos SertĂ”es Ă© tĂŁo famoso que vem gente de TODOS OS MUNDOS". Ă verdade, vĂȘm marcianos, venusianos, lunĂĄticos. O Rali das GalĂĄxias.
E Transportes: Rubinho. Vai ser a indĂșstria das multas. Passou dos 50 km por hora, multa. Fez ultrapassagem, multa. Ultrapassar gringo, perde a carteira.
E pra assessoria de imprensa: Britney Spears! Aquela que bate em repórter! E o chargista Marco Aurélio apresenta quatro sugestÔes pro Sinistério do Lula: "Bush, Defesa. Chåvez, RelaçÔes Exteriores. Evo Morales, Petrobras. Kirchner, Esportes." Vai dirigir a seleção brasileira!
AntitucanĂȘs Reloaded, a MissĂŁo: Continuo com a minha herĂłica e mesopotĂąmica campanha "Morte ao TucanĂȘs". Acabo de receber mais uns exemplos irados de antitucanĂȘs. Ă que em Porto de Galinhas, Pernambuco, tem um motel chamado VĂĄ Entrando! Tem um motel lĂĄ em Belo Horizonte com o seguinte slogan: "Onde o homo sapiens se torna homo erectus". Na rodovia Washington LuĂs tem um inferninho chamado Afoga Ganso! Em MacapĂĄ tem um inferninho chamado UTI! Ăltima Tentativa do IndivĂduo! Mais direto, impossĂvel. Viva o antitucanĂȘs. Viva o Brasil!
E atenção! Cartilha do Lula. Mais uns verbetes pro Ăłbvio lulante. "MartĂrio": companheira Marta passando o fim de semana esperando ansiosamente um telefonema do companheiro Lula! "Regime democrĂĄtico": regime em que se pode comer de tudo. "Empapado": companheiro que nĂŁo agĂŒenta mais declaração do Papa! "Ex-petista": companheiro especialista em espeto! "RodapĂ©": companheiro que vendeu o carro e agora roda a pĂ©!
O lulĂȘs Ă© mais fĂĄcil que o inglĂȘs.
José Simão.
Fonte: Folha de S.Paulo - 13 a 18/03/07.
FRASES DO NOSSO PRESIDENTE SOBRE O MINISTĂRIO
"O que estamos consagrando, a cada ministro que nomeio, Ă© um novo jeito e uma nova forma de fazer polĂtica no nosso paĂs"
"O MĂĄrcio [Thomaz Bastos] estĂĄ saindo porque cansou. Ele estĂĄ naquela idade em que acha que ir para o GuarujĂĄ Ă© melhor do que vir para a Esplanada"
"Os processos contra a gente aparecem quando a gente nĂŁo tem mais o mandato. EntĂŁo, [Bastos], prepare uma mesa, um bloco de papel, que eu vou precisar de advogado"
"Agora chegou a hora, meu caro [TemporĂŁo]. Se na teoria vocĂȘ parecia tudo isso, agora vamos dar o pepino da SaĂșde para vocĂȘ administrar"
"Quando eu ouvi falar no TemporĂŁo, eu li duas vezes o nome e eu falei: TemporĂŁo ou temporal?"
"Quando eu fico vendo os ministros, que ganhavam muito bem, virem ganhar R$ 7.000, R$ 8.000, eu falo: esses sĂŁo herĂłis"
LUIZ INĂCIO LULA DA SILVA
Fonte: Folha de S.Paulo - 17/03/07.
PASQUALE CIPRO NETO
Reaver e rever
A semelhança entre "reaver" e "rever" faz muita gente tropeçar nas flexÔes e/ou no significado desses verbos
"NA SEMANA PASSADA, trocamos duas palavras sobre o verbo "reaver", que, como vimos, significa "tornar a haver", ou seja, "possuir outra vez", "retomar a posse", "recuperar". Vimos também que, por não apresentar uso em certas flexÔes, esse verbo é dado como defectivo. Seu presente do indicativo se resume a "nós reavemos, vós reaveis"; no presente do subjuntivo (que costuma originar-se da primeira pessoa do singular do presente do indicativo), sua conjugação simplesmente não existe.
Pois bem. Alguns leitores querem que seja ampliada essa conversa sobre o verbo "reaver", sobre sua "perigosa" semelhança com "rever", sobre os defectivos em geral, sobre... O espaço nĂŁo comporta tudo isso de uma vez, por isso vamos devagar. Comecemos por "reaveu", que, na lĂngua culta, como vimos, Ă© substituĂda por "reouve" ("BogotĂĄ reouve a tranqĂŒilidade"). "Se a forma adotada no padrĂŁo formal Ă© "reouve", de onde as pessoas tiram "reaveu'?", perguntaram alguns leitores. Ă simples: a terceira do singular do pretĂ©rito perfeito de "esquecer" nĂŁo Ă© "esqueceu"? A de "beber" nĂŁo Ă© "bebeu"? E a de "sofrer" nĂŁo Ă© "sofreu"?
JĂĄ percebeu, nĂŁo? Ocorre aĂ o clĂĄssico fenĂŽmeno da "regularização": guiado pelo modelo bĂĄsico de conjugação, isto Ă©, pelo que ocorre com a maioria dos verbos, o falante flexiona o verbo ("reaver", no caso) como se ele fosse regular. Esse processo Ă© exatamente o mesmo que se verifica quando as crianças dizem "eu sabo", "eu podo", "eu fazo", "eu consego", "eu perdo", "eu fazi", "eu trazi" etc. O uso de formas como "reavi" e "reaveu" (inexistentes no padrĂŁo formal da lĂngua, Ă© bom insistir) parece comprovar que, na prĂĄtica, o verbo "reaver" talvez jĂĄ esteja desconectado de seu "pai" (ou "mĂŁe"), que, como se sabe, Ă© o verbo "haver". "EntĂŁo por que nĂŁo se acaba logo com essa frescura e nĂŁo se aceitam essas formas de uma vez?", devem estar perguntando alguns leitores.
Simples assim? Pois a coisa nĂŁo Ă© tĂŁo simples assim, nĂŁo. O que conta Ă© o uso, que, no caso das variedades formais da lĂngua, nĂŁo consagra flexĂ”es como "reavi", "reaveu", "reaveram". A "perigosa" (entre aspas porque reproduzo o que disseram alguns leitores) semelhança entre "reaver" e "rever" faz muita gente tropeçar jĂĄ no significado. "Rever" deriva de "ver", portanto significa "ver outra vez", "ver de novo". Quem revĂȘ um gol vĂȘ esse gol outra vez; quem reavĂȘ um imĂłvel... Epa! Os leitores nĂŁo disseram que a semelhança entre "rever" e "reaver" Ă© perigosa?
NinguĂ©m "reavĂȘ" coisa alguma, embora volta e meia grandes jornais estampem isso em seus tĂtulos ("ItĂĄlia reavĂȘ primeiro lugar na Fifa"; "Empresa reavĂȘ imĂłvel tombado"; etc.). JĂĄ vimos que a terceira do singular do presente do indicativo de "reaver" Ă© zero. No lugar da inexistente forma "reavĂȘ", empregue-se "retoma" (ou "recupera" etc.).
A semelhança entre "reaver" e "rever" produz também formas como "reaveja" ("Espera-se que a empresa reaveja sua participação no mercado"). No lugar da inexistente "reaveja" (existe "reveja", flexão de "rever"), empregue-se... Jå sabe, não? Não existe flexão de "reaver" para o caso; a solução, portanto, é optar por outro verbo ("Espera-se que a empresa recupere sua participação no mercado"). à isso.
Fonte: Folha de S.Paulo - 15/03/07.
Se vocĂȘ vir alguma coisa errada, mande um e-mail pelo FALE CONOSCO que "a ajente correge".