LENDA!
E NÓIS QUE PENSAVA QUE NUNCA ERRAVA!
CONTINUAMOS ERRANDO PROPOSITALMENTE...! HERRAR É UMANO!
LENDA???
Vejam a figura!!!
PARA QUE OS MORTOS VIVAM MELHOR (Tião Martins)
Nada é tão deprimente quanto ver um professor ridicularizar a ignorância dos alunos. O cara não percebe que , agindo assim, atira no pé e atinge mortalmente sua profissão.Se vivesse na Grécia antiga, seria expulso da cidade, a fim de aprender que maus alunos são produto de péssimos professores.
Feita a ressalva, em nome dos bons costumes, vamos reproduzir aquilo que os mestres encarregados de aplicar provas nas universidades federais chamam de "pérolas dos vestibulandos", colhidas no ano passado. Algumas são poéticas, outras contêm certa sabedoria e muitas ficarão para sempre.
Rapazes e moças, vítimas da educação brasileira, reescrevem a História, reinventam a ciência e descobrem até novas utilidades para o corpo humano. Na opinião deles, Lavoisier foi guilhotinado por inventar o oxigênio e o nervo ótico serve para transmitir ao cérebro idéias luminosas. Péricles, dizem, foi o principal ditador da democracia grega. E, sendo bambas em geologia e natureza em geral, sabem que o petróleo apareceu há séculos, quando os peixes ainda se afogavam, por não saber nadar, e as raízes das plantas estavam aprendendo a se enterrar.
Um sábio, maior que os mestres, definiu bem a natureza da mitologia, ao afirmar que "lenda é toda narração em prosa de um tema confuso".
Édipo, interpretado por Freud, daria razão è menina ou menino que escreveu isso . Afinal, ninguém sofreu mais que ele nas mãos de exegetas, cineastas e psicanalistas.
Mas é preciso aprender a poesia, quando surge do nada, como nesta definição. "A harpa é uma asa que toca". E quem negaria o forte simbolismo que é culpar Marco Polo por trazer a febre amarela da China? A garotada também é imbatível na observação da fisiologia, quando percebe o coração como "único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia" e ensina que os ruminantes se distinguem de outros animais porque "tudo aquilo que comem, comem duas vezes".
Mais lúcidas são duas descobertas científicas que valem Prêmio Nobel:
"Um animal irracional, se não tem água para beber, só sobrevive se for empalhado" e "A insônia consiste em dormir ao contrário".
Quem teria dado ao autor tal sutileza e estilo?
Os garotos são mais atilados que dez proprietários de sinecuras em universidades, pois resumem em poucas frases vários capítulos da História da Arte: "A arquitetura gótica se notabilizou por fazer edifícios verticais" e "A diferença entre Romantismo e Realismo é que os românticos escrevem romances e os realistas mostram a situação do país".
Mas eles sabem mais. Sabem, por exemplo, que as múmias tinham profundo conhecimento de anatomia e que, na Grécia, a democracia só funcionava bem porque os insatisfeitos logo se envenenavam. Sabem que a
prosopopéia é o começo da epopéia, que os crustáceos, quando fora dágua, respiram como podem, e que as plantas são diferentes dos animais porque só respiram à noite.
E, para completar essa obra genial, ensinam que, antes de ser criada a Justiça, todo mundo era injusto, e que os egípcios só desenvolveram a arte funerária para que os mortos vivessem melhor.
Você há de convir que o Brasil de Lula tem futuro. Juventude assim é tudo que a gente sempre quis, é ou não é?
(Crônica publicada no jornal Hoje em Dia, em 11.04.2007)
Colaboração: A.M.B.)
Se você vir alguma coisa errada, mande um e-mail pelo FALE CONOSCO que "a ajente correge".