LENDA!
E NĂIS QUE PENSAVA QUE NUNCA ERRAVA!
CONTINUAMOS ERRANDO PROPOSITALMENTE...! HERRAR Ă UMANO!
LENDA???
Vejam a figura!!!
PARA QUE OS MORTOS VIVAM MELHOR (TiĂŁo Martins)
Nada é tão deprimente quanto ver um professor ridicularizar a ignorùncia dos alunos. O cara não percebe que , agindo assim, atira no pé e atinge mortalmente sua profissão.Se vivesse na Grécia antiga, seria expulso da cidade, a fim de aprender que maus alunos são produto de péssimos professores.
Feita a ressalva, em nome dos bons costumes, vamos reproduzir aquilo que os mestres encarregados de aplicar provas nas universidades federais chamam de "pĂ©rolas dos vestibulandos", colhidas no ano passado. Algumas sĂŁo poĂ©ticas, outras contĂȘm certa sabedoria e muitas ficarĂŁo para sempre.
Rapazes e moças, vĂtimas da educação brasileira, reescrevem a HistĂłria, reinventam a ciĂȘncia e descobrem atĂ© novas utilidades para o corpo humano. Na opiniĂŁo deles, Lavoisier foi guilhotinado por inventar o oxigĂȘnio e o nervo Ăłtico serve para transmitir ao cĂ©rebro idĂ©ias luminosas. PĂ©ricles, dizem, foi o principal ditador da democracia grega. E, sendo bambas em geologia e natureza em geral, sabem que o petrĂłleo apareceu hĂĄ sĂ©culos, quando os peixes ainda se afogavam, por nĂŁo saber nadar, e as raĂzes das plantas estavam aprendendo a se enterrar.
Um såbio, maior que os mestres, definiu bem a natureza da mitologia, ao afirmar que "lenda é toda narração em prosa de um tema confuso".
Ădipo, interpretado por Freud, daria razĂŁo Ăš menina ou menino que escreveu isso . Afinal, ninguĂ©m sofreu mais que ele nas mĂŁos de exegetas, cineastas e psicanalistas.
Mas Ă© preciso aprender a poesia, quando surge do nada, como nesta definição. "A harpa Ă© uma asa que toca". E quem negaria o forte simbolismo que Ă© culpar Marco Polo por trazer a febre amarela da China? A garotada tambĂ©m Ă© imbatĂvel na observação da fisiologia, quando percebe o coração como "Ășnico ĂłrgĂŁo que nĂŁo deixa de funcionar 24 horas por dia" e ensina que os ruminantes se distinguem de outros animais porque "tudo aquilo que comem, comem duas vezes".
Mais lĂșcidas sĂŁo duas descobertas cientĂficas que valem PrĂȘmio Nobel:
"Um animal irracional, se nĂŁo tem ĂĄgua para beber, sĂł sobrevive se for empalhado" e "A insĂŽnia consiste em dormir ao contrĂĄrio".
Quem teria dado ao autor tal sutileza e estilo?
Os garotos sĂŁo mais atilados que dez proprietĂĄrios de sinecuras em universidades, pois resumem em poucas frases vĂĄrios capĂtulos da HistĂłria da Arte: "A arquitetura gĂłtica se notabilizou por fazer edifĂcios verticais" e "A diferença entre Romantismo e Realismo Ă© que os romĂąnticos escrevem romances e os realistas mostram a situação do paĂs".
Mas eles sabem mais. Sabem, por exemplo, que as mĂșmias tinham profundo conhecimento de anatomia e que, na GrĂ©cia, a democracia sĂł funcionava bem porque os insatisfeitos logo se envenenavam. Sabem que a
prosopopéia é o começo da epopéia, que os cruståceos, quando fora dågua, respiram como podem, e que as plantas são diferentes dos animais porque só respiram à noite.
E, para completar essa obra genial, ensinam que, antes de ser criada a Justiça, todo mundo era injusto, e que os egĂpcios sĂł desenvolveram a arte funerĂĄria para que os mortos vivessem melhor.
VocĂȘ hĂĄ de convir que o Brasil de Lula tem futuro. Juventude assim Ă© tudo que a gente sempre quis, Ă© ou nĂŁo Ă©?
(CrĂŽnica publicada no jornal Hoje em Dia, em 11.04.2007)
Colaboração: A.M.B.)
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