FALANDO NO DESERTO...
A GELADEIRA DA PÉRSIA
English:
http://misfitsarchitecture.com/tag/yakhchal/
Persian Gulf University –
http://www.pgu.ac.ir/web/guest/home
https://www.facebook.com/pages/Persian-Gulf-University-of-Bushehr/118574444888228
Havia sorvetes de macarrão no deserto mais quente do mundo…
O Deserto de Lut, no Irã, é o lugar mais quente da Terra. A temperatura ali já bateu em 70,7°C, em 2005. Ainda assim, a região é bastante povoada desde a Antiguidade. Como os moradores dessa paisagem infernal se viravam antes das comodidades da refrigeração moderna? Muito bem, aparentemente. No auge do verão, eles se refrescavam com o “falude”, espécie de sorvete de macarrão, e seus alimentos eram preservados a frio. Tinham casas frescas e o ar era úmido.
O segredo estava nos “qanat”, aquedutos subterrâneos inventados há 2,7 mil anos. Ligados à rede ficavam os “Yakhchal” (“fossa de gelo”), depósitos de gelo que funcionavam no meio do deserto, inventados por volta de 400 a.C. Reservatórios rasos, protegidos por muros de até 10 m de altura, que bloqueavam o sol e o vento, eram ligados aos “qanat”. Durante o inverno, a água congelava durante a noite e o gelo era estocado em uma sala subterrânea, protegida por um domo, com paredes de até 2,5 m de espessura, coberto por uma mistura de areia, argila, clara de ovo, pelo de cabra, cinzas e cal, que dava um quase perfeito isolamento térmico. Os degraus no domo serviam para manutenção e para cobrir a estrutura com palha, aumentando o isolamento. No verão, os proprietários do “Yakhchal” enchiam carroças de gelo e levavam para a cidade, ou estocavam carnes e laticínios.
Almanaque Retrotech – Fonte: Aventuras na História – Edição 123 – Outubro 2013.
Mais detalhes:
http://misfitsarchitecture.com/tag/yakhchal/
Persian Gulf University –
http://www.pgu.ac.ir/web/guest/home
https://www.facebook.com/pages/Persian-Gulf-University-of-Bushehr/118574444888228
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
AS 50 MELHORES FRASES DO TWITTER EM 2013
Confira:
http://www.revistabula.com/1270-50-melhores-frases-twitter-2013/
ORIGEM DA EXPRESSÃO: PUXA VIDA
Em geral, a expressão é usada para demonstrar desolação ou tristeza diante de uma determinada situação. A palavra puxa vem do espanhol “pucha”, uma variação eufemística para prostituta. Além de importar o puxa dos espanhóis, os brasileiros criaram a variação “poxa”, hoje usada nas mais distintas ocasiões.
Fonte: Almanaque Brasil – Ano 15 – Número 174 – Outubro 2013.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php