FALANDO EM SALTO ALTO
"DESCE DO SALTO"
English:
http://abcnews.go.com/widgets/mediaViewer/image?id=10460983
No ambiente de trabalho as mulheres devem se vestir de forma elegante e discreta. Mas vale a pergunta: quem nunca se equilibrou num salto excessivamente alto no local em que trabalha? Pois bem, na Alemanha o laboratório Boehringer Ingelheim proibiu as funcionárias de usar tal salto em sua área interna e espalhou placas sinalizando a proibição. Motivo: o calçamento é de pedregulhos, o que pode causar acidentes.
Bruna Cavalcanti - Fonte: Isto É - edição 2011.
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
"Olá caros do FM! Espero que vocês estejam todos bem. Questionando condecorações. Vocês ouviram ou leram que dia 20 de Abril, foram condecoradas as senhoras do presidente, Marisa Letícia Lula da Silva, do vice-presidente, Mariza Gomes da Silva, e do chancheler, Ana Maria Amorim, com o mais elevado grau da Ordem do Rio Branco, a grã-cruz, pelos relevados serviços prestados à nação? Em justificativa, o senhor Celso Amorim ainda esclarece: 'Você não pode imaginar uma atuação como a do presidente Lula sem o apoio de sua mulher'. Meu Deus do céu!! O que farão os que antes receberam e foram reais merecedores de tal condecoração? Muitos provavelmente a jogarão no lixo. Não seria o caso de condecorarmos cada uma das mulheres brasileiras que realmente trabalham e apoiam seus maridos na lida pela sobrevivência diária? Aquelas que dão duro mesmo, sabem?! A minha mãe por exemplo, mereceria ganhar pelo menos umas 20 medalhas dessas. E tantas outras, não meus caros amigos do FM? Pensando bem, no caso da Dona Marisa Leticia, ela bem merece uma condecoração, não exatamente com essa importante medalha, mas uma homenagem por sabiamente manter-se quase que sempre muda, poupando os brasileiros de ouvir mais besteiras. Vamos lá gente! Ajudem a manter tudo isso e vamos eleger a Dilma... Abraços" FM: Valeu, Eriba! Agradecemos sua participação e concordamos com o absurdo dessas condecorações.
"Espetacular a campanha 'Doe Palavras' para o Instituto Mário Penna. Já enviei uma mensagem. Parabéns pela divulgação! Abraços." FM: Sobre a Coluna do Canalha - http://www.faculdademental.com.br/colunaCanalha2.php?not_id=0003252. Abraços.
"Meus amigos, Para vocês não ficarem com o monitor dos seus computadores sujos!!! Eis o mais novo e revolucionário limpador de monitores!! Modelo : uau...uau e sem consumo de energia elétrica." FM: Muito legal! Tão legal que virou capa do "Cantinho do Humor". Confira!
"Mais uma da Dilma. Gente! Em matéria de assessoria, o PT realmente está muito bem servido. O site oficial da Dilma tem lá uma parte intitulada 'Minha vida', onde aparece uma foto da Norma Bengell (como Dilma) numa manifestação popular. Então você pode ver à esquerda a Dilma criança, no meio a Norma (Dilma manifestante, preocupada com o futuro do país) e à direita a Dilma de hoje, ministra, presidente e o escambau. O que será que há de real com relação a essa distinta senhora? A ficha policial? Abraços" FM: É a realidade, nua e crua, meu caro! Acesse esse link http://www.faculdademental.com.br/colunaCanalha2.php?not_id=0003159, por favor! Abraços.
"Pessoal, Segue um pequeno artigo muito bom de se ler, situar e ver nossas equipes. As definições são muito boas. Abs" FM: As definições são muito boas mesmo. "Conheça as características das quatro gerações que convivem no trabalho" está disponibilizado na coluna Formandos & Formados.Abraços.
TEENS NOS EUA
A embaixada dos EUA no Brasil lança hoje o "Programa Jovens Embaixadores", que vai levar 35 estudantes da rede pública entre 15 e 18 anos e dois professores para passar três semanas no país no próximo ano. As inscrições rolam até o dia 5 de agosto no http://www.facebook.com/JovensEmbaixadores?v=wall&viewas=0.
Fonte: Folha de S.Paulo – 26/04/10.
DIGA TEU NOME E TE DIREI QUEM ÉS
Você já prestou atenção no seu nome? Pronuncie-o em voz alta. Qual o seu sentimento? Ele soa poderoso, acanhado, indefeso, suave, arrogante... Tem nome de todo jeito. E a gente já nasce com ele, sem opção de escolha. Por isso, há quem goste e quem odeie.
"O nome da pessoa simboliza a força da alma, e suas letras agrupadas dentro da palavra são vitais para identificá-la durante toda sua vida. Ninguém fica se chamando pelo nome. São os outros que nos chamam pelo nosso nome", ensina Hannah Queops, numeróloga, cabalista e escritora.
Tem nomes tão impressionantes e incompatíveis que a própria pessoa não dá conta dele. "Você é o seu nome, porém há nomes que são tão fortes que a pessoa não se encaixa dentro dele, porque ele não reflete para os outros quem ela é. Por isso lhe dão apelidos", interpreta Hannah.
INHO E ÃO
Você pode ser um sujeitinho ou um sujeitão. O diminutivo ou aumentativo dizem muito do que se pensa de uma pessoa. "Às vezes é ela mesma que prefere ser chamada dessa forma, mas, às vezes, é o outro que usa desse artifício em atitude de clara provocação. Como você traduz uma pessoa que todos chamam de Fatinha, Fernandinha, Gracinha, Joãozinho, Pedrinho? Tudo assim mesmo, no diminutivo. Pode ser uma referência à delicadeza, educação e carisma, mas pode ser uma atitude para diminuir a pessoa", explica Hannah.
Ao contrário, tem aquela turma de amigos viciados em carros, competições, futebol, cachaça, mulheres. Como eles se nomeiam? Paulão, Luizão, Tunicão, Geraldão. Com eles não tem isso de ‘inho’ não. Parece até com aquela propaganda de cerveja.
E eles se reúnem para quê? Para ir ao Mineirão assistir ao jogo do timão.
OS IMPROVÁVEIS
Certa vez, Tânia, funcionária de um banco, foi solicitada a abrir uma conta para dona Delícia, achou que era brincadeira. Não era.
Em um escritório de contabilidade, Paulo foi chamado à recepção para atender Élcio. Olhou, olhou e não viu o tal sujeito. Até que a recepcionista, vendo o constrangimento e quase não se aguentando de vontade de rir, pediu que a senhora Élcio acompanhasse Paulo.
"Algumas pessoas mudam de nome por não se identificarem com ele ou para torná-lo mais fonético, sonoro ou artístico, como no caso de Nilcede Soares Magalhães, que mudou para Glória Menezes. Senor Abravanel não entendia patavina sobre nomes, mas aceitou a sugestão de um conhecido que julgou seu nome muito complicado de pronunciar: "Silvio Santos", chutou ele, no que Abravanel concordou sem saber que o "SS tem muito poder, além de se assemelhar com o cifrão. É coincidência que ele seja muito rico?", brinca Hannah.
DIFÍCIL
Ácido acético é bom para nada, porque é nome de um cidadão. Tem aqueles nomes com conotação sexual como Armando Pinto, Amável Pinto, Avagina (em homenagem a Ava Gardner e Gina Lolobrigida) e Piroca. Está tudo lá, registrado em cartório.
Tem nomes que mais se parecem bulas de remédio: Colapso Cardíaco da Silva, Cólica de Jesus e Éter Sulfúrico. Tem os que impõem respeito: Carabino Tiro Certo; e outros dúbios, como Pacífico Armando Guerra.
Há ainda os escritos errado como Marili Monrói. Tem Wilson com u também, Uílson. Mas como é difícil acertar o nome Washington: tem Uoston, Woxingtone, Oazinguito. E como diria o bem humorado espírita e escritor Jhon Harley: "Pobre é assim, quer falar difícil, mas não sabe escrever", referindo-se ao seu próprio nome.
SIGNIFICADO DE ALGUNS NOMES DE ORIGEM JUDAICA
Adelia - nobre
Alan, Allan, Allen, Allyn - em celta, significa paz; em gaélico, significa belo, boa aparência
Alex, Alexandre - protetor de homens
Amália - obra de Deus
Ari - (hebraico) leão, tem correspondência em grego (Leon) e latim (Leo)
Benjamin - (hebraico) signfica "filho de minha mão direita", com a conotação de força
Boris - (eslavo) significa guerreiro que luta
Daniel - "Deus é meu juiz".
David - amado
Eliana - resposta de Deus
Elisabeth, Elizabeth, Elisa - juramento
Elza - Deus é minha alegria
Evelyn - bom
Gal - onda
Gil - júbilo
Itamar - retidão
Joseph - José - do hebraico "Deus aumentará"
Judith - louvor
Leila - (árabe e hebraico) significa a beleza oriental escura ou noite
Laila, Laili, Lailie e Laylie - formas variantes de Leila
Meir, Meiri - (hebraico), "aquele que brilha ou reluz"
Michael - "Que é como Deus". Anjo e mensageiro de Deus
Moisés - (hebraico) significa tirado da água. Em egípcio, significa filho, criança
Sara, Sarah, Sarita - princesa
Simone - ouvir
Susan, Susana - rosa, lírio
Ana Elizabeth Diniz - O Tempo - 25/04/10.
CONCURSO DE ESCULTURAS CRIAÇÃO SCOTCH
Katia Canton define "Concurso de Esculturas CriAção Scotch" como possibilidade de uma forma expandida de arte.
A crítica de arte e escritora Katia Canton é curadora do Concurso de Esculturas CriAção Scotch, que adotou o tema criatividade e sustentabilidade, atitudes para promover um mundo melhor. "A arte contemporânea, diferente da arte moderna, que era mais purista, acontece dentro dos percursos da vida cotidiana e trata de tudo que diz respeito ao ser humano", define Katia Canton. "Para permanecer viva, a arte contemporânea se expandiu. Saiu dos limites dos museus e galerias e se mistura às coisas da rua, da mídia. A arte penetrou a moda, o design, a editoração e até a propaganda".
Na recém-lançada coleção de livros Temas da Arte Contemporânea, publicada pela Editora WMF Martins Fontes, Canton discute justamente a junção da arte com os assuntos e objetos do dia-a-dia. "Nesse sentido, a possibilidade de construir esculturas, inventar formas tridimensionais, usando as fitas adesivas da 3M, torna-se uma possibilidade de criação contemporânea interessante".
Com inscrições gratuitas até 30 de maio pelo site www.criacaoscotch.com.br, os prêmios alcançam um valor total de R$ 26 mil para oito selecionados, que serão conhecidos no dia 25 de agosto, na abertura da exposição com os melhores trabalhos no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), em São Paulo.
O projeto é internacional e já foi realizado nos Estados Unidos e no México com muito sucesso.
"O concurso é um desafio para os artistas contemporâneos, que já incorporam em seus trabalhos os materiais do cotidiano e uma nova possibilidade para quem nunca usou esse tipo de material", diz Katia Canton, que defende a idéia de "uma noção expandida da arte".
O artista plástico Eduardo Srur, conhecido por ações de grande dimensão na paisagem urbana e seus habitantes é o padrinho do concurso. Para o projeto, ele fez um barco de 6 metros de comprimento por 2 de altura com as fitas adesivas Scotch, que esteve instalado nas duas primeiras semanas de abril no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Batizada de "Nau", a obra refaz um barquinho de papel gigante e estava locada sobre o eixo central que permite a rotação do objeto sobre a Rosa dos Ventos, instrumento de orientação náutica localizado próximo ao Planetário, ao lado do lago.
Eduardo Srur, que mantém um diálogo de parceria com a crítica Katia Canton desde o início de sua carreira, manda um recado para quem tiver ideias inovadoras, de qualquer segmento, como profissionais e estudantes das áreas de artes plásticas, arquitetura, decoração, design, moda e publicidade de todo o país. "A 3M está fazendo um concurso com prêmios de valores que estimulam a participar", diz ele. "Vale a pena tentar. É só usar a criatividade".
"Na 3M, a inovação é fruto do exercício diário de criatividade dos profissionais que trabalham na empresa. E isto se reflete em produtos e práticas que oferecem diferenciação ao mercado", comenta Luiz Eduardo Serafim, gerente de Marketing Corporativo. "Com este concurso, queremos incentivar o pensamento criativo e também a cultura. O público vai participar na fase final da votação e, depois, apreciar as criações na a exposição".
Até o último dia da inscrição, os candidatos devem anexar três fotos coloridas de seu protótipo, realizado com as fitas adesivas Mágica® Scotch® e/ou Empacotamento Scotch® Transparente, ambas da 3M do Brasil, em arquivo JPG ou GIF, e com tamanho máximo de 1Mb. As esculturas devem ser propostas criativas que considerem possível a interação com o espaço público, no conceito de intervenção urbana.
Uma comissão julgadora selecionará as 20 melhores obras segundo os critérios de criatividade, coerência com o tema, acabamento e respeito às exigências técnicas. A seleção final será feita por votação popular pela internet entre 11 de junho a 13 de julho. A partir das fotos das obras o público escolherá as oito vencedoras a serem expostas no MuBE.
A curadora do CriAção Scotch, Katia Canton, é docente do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo desde 1993, onde também atua na área de curadoria. É PhD em Interdisciplinary Arts pela New York University, Tisch School of the Arts (Nova York, EUA) e mestre em Performance Studies, pela mesma Universidade, onde estudou entre 1987 e 1993. Em junho de 2002 tornou-se Livre-Docente em Teoria e Crítica de Arte pela Escola de Comunicação e Artes da USP.
www.criacaoscotch.com.br
http://twitter.com/criacaoscotch
Informações para a imprensa:
Menezes Comunicação Tel. 11 3815-1243 3815-0381 9983-5946
Contato: Letânia Menezes/Silvana Santana menezescom@uol.com.br
Menezes Comunicação
Av. Pedroso de Moraes, 631 cj 93
05419-000 - São Paulo - SP
tels. 11 3815-1243/0381 9983-5946
menezescom@uol.com.br
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php