FALANDO NO PASSADO DIGITAL
WHAT WAS THERE...
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http://whatwasthere.com/.
Com base em uma plataforma que usa o Google Maps, o site "What Was There" permite que os usuários incluam fotos antigas de qualquer localização do mundo desde que com a indicação correta da localidade e do ano em que foi feita.
http://whatwasthere.com/.
Fonte: Aventuras na História - Edição 97.
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VIRA-LATAS DO ESPAÇO
Depois da morte de Laika, o primeiro ser vivo a orbitar a Terra (ela morreu de estresse e calor na Sputnik II), e depois de usar macacos, os russos pegaram cães de rua para enviar ao cosmo - eles eram mais calmos dentro das apertadas naves. Foram quase 60 missões caninas. Alguns tentavam fugir - como Bobik, que em 1951 escapou dias antes da viagem e foi substituído por Zib, que, sem treinamento, fez um voo de 100 km e voltou são e salvo. Seu nome eram as iniciais de "substituto do desaparecido Bobik" em russo.
História Maluca - Fonte: Aventuras na História - Edição 97.
ATRASO ESCOLAR
Os avanços da educação no Brasil, em décadas recentes, têm trazido consigo resultados a um só tempo ambíguos e preocupantes.
A inclusão da quase totalidade das crianças de até 14 anos no ensino fundamental (que hoje vai do 1º ao 9º ano), durante a década de 1990, por exemplo, provocou inicialmente uma inevitável queda no nível médio de aproveitamento dos alunos na rede pública.
De forma mais lenta do que seria desejável, já se constata, nos últimos anos, uma elevação no rendimento escolar dessa parcela de estudantes.
Ao que tudo indica, fenômeno análogo ocorre agora com o aumento da fração de alunos do ensino fundamental que estão fora da série adequada para a sua idade, segundo números recém-divulgados pelo governo federal.
Em condições ideais, uma criança deve ingressar na escola aos seis anos e chegar ao ensino médio aos 14. Um estudante é considerado defasado em sua trajetória escolar quando tem pelo menos três anos a mais do que o condizente com a série em que estuda, de acordo com esse critério.
Dados do Ministério da Educação mostraram que, no ano passado, a parcela de estudantes do ensino fundamental nessa situação chegou a 23,6% do total, cerca de 7 milhões de crianças e adolescentes. Em 2008, a taxa era de 22,1%.
O problema se concentra, no entanto, nos anos finais da formação fundamental, uma vez que o número de alunos que entram com atraso na primeira série desse ciclo tem diminuído.
Ou seja, cada vez mais, adolescentes e jovens que antes desistiam da escola sem conseguir chegar ao ensino médio têm preferido permanecer em sala de aula, mesmo com considerável atraso em relação a seus colegas.
Os desafios para esses estudantes são tão grandes quanto os que se impõem aos responsáveis por sua educação. Quanto maior a defasagem entre um aluno e a série em que está matriculado, maiores as chances de ele vir a desistir da educação formal.
Não à toa, as taxas de abandono no ensino médio ainda são muito altas no Brasil, ficando próximas dos 20%. Para trazê-las a níveis aceitáveis, é preciso reduzir a idade média dos alunos que chegam a essa etapa da formação escolar, diminuindo o percentual de estudantes defasados nos anos finais do ensino fundamental.
Reproduzir, entre adolescentes e jovens, o processo de inclusão que levou a quase totalidade das crianças brasileiras à escola será, portanto, ainda mais difícil. Nesse caso, a quantidade depende ainda mais estreitamente da qualidade.
Só o investimento na melhoria do ensino, com treinamento adequado dos professores e atenção especial aos alunos atrasados e repetentes, será capaz de aumentar as taxas de aprovação no ensino fundamental e mitigar as atuais distorções de aprendizagem e de trajetória escolar no Brasil.
Editoriais - Fonte: Folha de S.Paulo - 01/08/11.
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