ECLIPSE TOTAL DA LUA! É PRA FICAR DE BOCA ABERTA...
O ECLIPSE EM 28/08
Austrália - Imagem mostra eclipse total da Lua em Sydney. O fenômeno começou às 5h51 (horário de Brasília) e teve seu ápice após uma hora. Ele pôde ser visto nas Américas do Sul e Norte, ilhas do Pacífico, leste asiático, Austrália e Nova Zelândia. Os eclipses lunares ocorrem quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, ou seja, quando a Lua entra na zona de sombra da Terra.
Fonte: Terra – 28/08.
CIRCULOU NA INTERNET
DUAS LUAS NO DIA 27 DE AGOSTO
"Todo o Mundo está à espera. O Planeta Marte será o mais brilhante no início da noite. Parecerá tão grande quanto a Lua cheia. Isto acontecerá no dia 27 de Agosto quando o planeta Marte ficar a 34.65M milhas da Terra. Olhando o céu no dia 27 de Agosto 00:30m parecerá que a Terra tem 2 luas. A próxima vez que ele ficará tão perto da Terra será no ano de 2.287 e ninguém que está VIVO HOJE voltará a vê-lo."
O FM PESQUISOU:
1) Duas luas? É um mito, dizem os especialistas.
Marte aproximou-se da Terra em Agosto de 2007, mas tal só se repete em 2018.
É um daqueles mitos que se criam pelo passa-palavra ou com o simples encaminhar de e-mails. Se se confirmassem as teorias, nesta segunda-feira, 27 de Agosto, seria possível vislumbrar duas luas, devido à aproximação de Marte à Terra. Nada mais errado, dizem os especialistas.
«Isto nunca se verifica», esclarece o Núcleo Interactivo de Astronomio (NUCLIO). «Mesmo nos momentos de maior aproximação Marte nunca deixa de ser somente um ponto brilhante no céu», estando muito longe de igualar a dimensão da lua aos nossos olhos.
Segundo os especialistas, «este tipo de mensagem começou a circular em 2003 quando ocorreu uma oposição de Marte (a altura em que Marte e a Terra mais se aproximam) particularmente próxima, uns meros 56 milhões de quilómetros. Essa oposição ocorreu no dia 27 de Agosto de 2003 e foi amplamente noticiada por todo o mundo. Desde então, a história volta a circular por esta altura do ano, mencionando o dia 27 de Agosto, apesar das oposições não ocorrerem nas mesmas datas», frisou o NUCLIO.
Este ano irá registar-se uma aproximação máxima, mas a 24 de Dezembro, e terá apenas 88 milhões de quilómetros, o que fica muito longe dos 56 registados em 2003. Pois bem, a Lua vai estando a 400 mil quilómetros e, por isso, bem mais visível.
Segundo os especialistas, algo similar ao que sucedeu em 2003 só acontecerá a 31 de Julho de 2018, altura em que Marte vai estar a 57,59 milhões de quilómetros de distância da Terra.
Fonte: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=847399&div_id=291
2) Quando a 2ª Lua chegar.
Estão falando por aí que o céu terá duas Luas no dia 27. Não é bem isso que vai ocorrer, mas não deixa de ser interessante falar e observar sobre a ‘chegada’ de Marte mais perto de nós. Por este dias, o planeta vermelho se apresenta com o máximo de brilho. Sua chegada mais próxima de nossa Terra vai ocorrer na noite de 27 de agosto, quando o planeta estará a uma distância de 55,8 milhões de quilômetros daqui. A próxima vez para você ver isso será daqui a 73 mil anos.
Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, astrônomo e pesquisador-titular do Museu de Astronomia e Ciências, explica que o fenômeno "não chega a ser uma segunda lua". Mas o planeta que recebeu o nome de do deus Marte estará mais vermelho, mais próximo e mais brilhante nesta noite. Mourão fala com a ciência, não com a cabeça dos visionários; é autor de mais de 70 livros sobre os céus e as galáxias.
Marte tem coloração acentuadamente vermelha, razão pela qual foi associado ao deus da guerra entre os romanos. Nestas noites de agosto, o planeta está mostrando seu esplendor e é o mais brilhante (fora a lua) dos corpos celestes visíveis a olho nu. Por aqui é bem visível – o que não ocorre nas cidades com ar mais poluído ou com efeito estufa (acumulação de gases na atmosfera).
- Alô, alô marciano, aqui quem fala é da Terra... pra variar, estamos em guerra... Então, vamos todos olhar para Marte. No final do mês, ele surgirá ao anoitecer, logo após o pôr do Sol e alcançará o zênite por volta da meia-noite.
Fonte: http://www.jornaldeitupeva.com.br/noticia.php?id=070827003530
"RESPONSABILIDADE SOCIAL & SAÚDE DO PLANETA - Pois é, acabei sensibilizado pela onda do políticamente correto. Principalmente pelo tema da reciclagem. Realmente é um absurdo não tratarmos conscientemente nosso consumo e nosso lixo. Como ambos estão diretamente relacionados, a consciência no tratamento do lixo começa obrigatoriamente nas nossas escolhas no ato de consumir/comprar.
No final de semana pude exercitar essa nova postura e acordei na segunda-feira realmente orgulhoso de minha contribuição.
Sexta-feira comprei quatro dúzias de latinhas de cerveja, avulsas porque o plástico é de difícil tratamento para reciclagem, e as consumi durante o sábado e domingo e na segunda pela manha as deixei, vazias, na garagem do edifício, separadas para reciclagem.
Fiquei realmente muito orgulhoso: ajudei a manter os empregos do pessoal da cervejaria, do supermercado, economizei agua tratada, separei material para reciclagem, contribui para minimizar o aquecimento global e incentivei essa nova cadeia de negócios.
Responsabilidade social. Participe voce tambem!" FM: Vamos ser também responsáveis, gente!
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php