FALANDO EM INOVAÇÃO
CORNUCÓPIA - GASTRONOMIA DIGITAL
English:
http://fluid.media.mit.edu/projects.php?action=details&id=79
http://www.engadget.com/2010/01/21/the-cornucopia-mits-3d-food-printer-patiently-awaits-the-futu/
A partir de uma nota no site do Massachusetts Institute of Technology (MIT), ecoou nas últimas semanas por sites como Wired, Engadget e Salon, chegando a brasileiros como o Info, a notícia de que um brasileiro, Marcelo Coelho, 29, nascido em Campinas e há três anos no MIT, desenvolve uma "máquina futurística para imprimir" alimentos.
Chamada Cornucópia, ela "armazena, mistura, deposita e cozinha". Coelho evita os excessos de ficção científica da cobertura e diz que "o objetivo não é imprimir um bife ou uma salada, mas permitir que os usuários inventem alimentos completamente novos".
Nelson de Sá - Toda Mídia (http://www.todamidia.folha.blog.uol.com.br) - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/02/10.
Leia mais:
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/ja-pensou-em-imprimir-sua-comida-23012010-1.shl
Mais detalhes:
http://fluid.media.mit.edu/projects.php?action=details&id=79
http://www.engadget.com/2010/01/21/the-cornucopia-mits-3d-food-printer-patiently-awaits-the-futu/
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
"Ezequiel Toledo de Lima, um dos acusados de participação do assassinato do menino João Hélio Fernandes, de 6 anos, no dia 7 de fevereiro de 2007, já está na Suíça com a família. Ele foi solto no último dia 10 pelo juiz da Vara de Infância e da Juventude, que ainda determinou que Ezequiel ingressasse no Programa de Proteção à Criança e Adolescente, destinado aos que estão ameaçados de morte. Ezequiel teria sofrido ameaças de morte no Instituto João Luiz Alves, onde cumpriu pena. A mãe do rapaz também teria sido ameaçada. Através da ONG Projeto Legal, ele conseguiu embarcar para a Suíça, com garantia de casa e identidade novas para recomeçar sua vida. O menino João Hélio foi arrastado por cerca de sete quilômetros, depois de ter ficado preso pelo cinto de segurança do carro da mãe, após um assalto na Rua João Vicente, perto da Praça do Patriarca, em Oswaldo Cruz. Os bandidos abandonaram o carro na Rua Caiari, com o menino já morto. *** E João Hélio e sua família? Terão a chance de recomeçar suas vidas? http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/02/18/e18027526.asp.
(Colaboração: André - RJ)" FM: Esse país é incrível mesmo... Obrigado, André. Abraços.
"Antes de lerem o artigo que lhes encaminho abaixo, vejam um resumo particular que considero pertinente e coerente na maioria das vezes quando o assunto é organização:
1. Não custa nada fazer um pequeno esforço e deixar de lado a procrastinação, ou seja, o “depois eu arrumo”...
2. Também, o hábito de deixar as coisas fora do lugar adequado para guardá-las é outro fato que implica em desorganização. Para fugir dessa armadilha, primeiro defina onde é o melhor lugar para cada coisa e depois, deixe a preguiça e a pressa de lado, como que desculpa, para sempre e disciplinadamente guardar as coisas quando não as usa por certo tempo.
a. Se alguma coisa não tem uso por mais de uma semana, atenção;
b. Se não usa por mais de um mês, é sinal de ela estar a mais e,
c. Se não usa por mais de 2 meses seguramente é supérfluo. Isso é real e saudável quando passar a pensar e agir assim, pois evitará ter armários e gavetas entulhados de pertences que podem ser tão úteis para outras pessoas...
3. A aparência pessoal começa pelo organizar também as “necessidades” para “retoques” em geral. Tire uma foto de como está hoje cada “arquivo” pessoal e depois o reveja após ter despojado da maioria que não usa há muito tempo ou mesmo que nunca usou.
4. Ao acordar, mantenham uma rotina segura e disciplinada para estar pronto. Por exemplo, não saia sem arrumar sua cama, começando por esticar bem o lençol e guardando a roupa de dormir devidamente dobrado e no local onde lhe está reservado. Claro, um bom banho lhe renovará a energia para o dia
5. Caso você tenha receio de se esquecer de tudo isso, copie estas e outras dicas e cole nos locais visíveis da casa; no princípio poderá parecer casa de louco ou de gente “nerd”, mas é que sempre terá esta cobrança visual silenciosa para se educar novamente e melhor estar com seus amigos quando com vocês.
6. Faça um compromisso formal e pessoal, por escrito e com testemunhas se for o caso, pois essa mudança para melhor muitas vezes pode ser radical, mas certamente lhe fará bem.
7. Diga sempre não e corrija seus atos quando negligenciar alguma das regras de organização.
8. Em resumo: cada coisa deve ficar e estar guardada em seu devido lugar; preferencialmente, poucas coisas devem ter inicialmente na vida para que não tenham tanto trabalho no dia a dia...
Boa sorte no processo de melhoria pessoal. (A.M.B)"
FM: Muito obrigado, professor! Vale a pena também ler o texto abaixo.
ORGANIZE CADA CANTO DA SUA CASA PARA GANHAR TEMPO E ESPAÇO
Deixe todos os cômodos da casa mais arrumados, funcionais e práticos.
Ganhar tempo e espaço são algumas das vantagens em arrumar armários, gavetas e estantes em todos os cômodos da casa. A boa notícia é que a tarefa é mais fácil do que parece.
A não tão boa é que é necessário rever essa arrumação de tempos em tempos, principalmente quando muda a estação e as roupas precisam ser trocadas de lugar para você não ficar olhando para uma blusa de lã toda hora que abre o armário e está um calor de 40º C lá fora.
Para tornar esse processo mais fácil, a dica vem do tempo da vovó: coloque de volta no lugar tudo o que tirar.
"Se devolver tudo ao seu lugar e não deixar para depois, a bagunça não vai se acumulando. E isso vale para tudo",disse Heloisa Sundfeld., da Help, especializada em organização doméstica.
"Mas pelo menos uma vez por ano é necessário dar uma geral, fazer uma limpeza não apenas no sentido de tirar a sujeira, mas tirar o que não está em uso. Aí se doa, se ainda estiver em bom estado, ou se joga fora", afirmou a especialista.
Siga as dicas dela e de Kelley Lara, da Organize Sua Vida, e deixe todos os cômodos da casa mais arrumados, funcionais e práticos.
Área de Serviço
Tenha pelo menos dois cestos grandes separados. Um para roupas sujas e outro para roupas limpas. Além disso, coloque um cabideiro, próximo à tábua de passar, para pendurar as roupas passadas.
Quanto aos produtos de limpeza, separe-os de acordo com o tipo de uso, como lavar roupas, limpeza pesada etc.
Armário de roupas
Se no seu guarda-roupas não cabe nem mais pensamento, antes de querer comprar um novo, planeje uma bela arrumação. Mesmo que você não tenha muito espaço, segundo as especialistas quase nunca esse é o real problema de um armário pouco funcional.
Kelley Lara diz que o primeiro passo é ter a quantidade de cabides compatível com as peças. Assim, você evitará perder tempo na hora de procurar uma roupa. Escolha cabides de plástico para camisas, vestidos e camisetas e tenha sempre algum cabide com ganchos para pendurar saias e um organizador de cintos.
Esvazie o armário para começar a organizar do zero e divida as peças em dois grupos: verão e inverno.
Para ganhar mais espaço para suas roupas de verão e assim manuseá-las com facilidade, guarde suas roupas de inverno em um lugar específico do armário. Blusas de lã e casacos mais leves podem ser guardadas em gavetas.
Divida as peças de cada grupo em três subgrupos: bom estado, para consertar (descosidas, sem botões, etc.) e para doar (seja porque saíram de moda, estão velhas, você cansou delas, não servem mais no seu corpo).
Conserte o que você pode continuar usando e doe o que não serve mais a uma organização de caridade. Organize as roupas de verão por tipo. Por exemplo, todas as camisas devem ser penduradas juntas e todas as bermudas também. Assim, você encontrará o que procura sem perder tempo.
Brinquedos
"As crianças são muito mais desapegadas aos brinquedos quebrados ou com peça faltando. Esses se tornam desinteressantes e descartáveis", disse Kelley Lara. Ou seja, não precisa ficar guardando aquele monte de peças que caíram de algum boneco, descarte alguns, elimine o que der da bagunça.
Depois, organize-os por itens, como carrinhos, bonecas, pelúcias, livros, jogos, fantasias e assim por diante. E é melhor guardar tudo em caixas transparentes para garantir rápida visualização. Se possível, etiquete também.
Outra dica da especialista é fazer caixas em madeira sob medida com rodinhas para armazenar brinquedos embaixo da cama, ajuda a ganhar bastante espaço quando um quarto é pequeno.
Cozinha
Um dos problemas mais comuns, segundo Heloisa, é o acúmulo de itens que não serão mais colocados em uso ou quebrados, que acabam atrapalhando a praticidade do espaço. Quebrou, tire de circulação na mesma hora. Vale para utensílios como tupperwares (com as tampas sem potes ou os potes sem tampa) e com o eletrodoméstico que quebrou e você está programando para levar ao conserto.
Comece se desfazendo de tudo aquilo que você não usa, e que só serve para ficar acumulado em algum lugar. Ambiente organizado é aquele onde você encontra facilmente tudo que usa, precisa ou gosta. O trabalho inicial é o mais árduo. Depois,quanto menos bagunça houver na casa, mais rápida e fácil será a tarefa de limpá-la e de mantê-la arrumada e organizada.
Segundo Kelley Lara, utensílios como talheres e até mesmo temperos devem estar sempre perto do fogão, de preferência em gaveteiros com divisórias adequadas para cada objeto. Se você não tiver muito espaço, você pode utilizar porta talheres que protegem, organizam e economizam espaço.
O mesmo vale para bucha, detergente e panos de limpeza. Para facilitar a organização desses itens, utilize um organizador de pia.
Outra dica, segundo Heloisa, é cuidar da boa manutenção dos utensílios e mantê-los bem limpos, pois com o tempo a sujeira, como a gordura, vai estragando as peças.
Despensa ou armário de alimentos
Organize por fileiras. Faça uma só com caixas de leite, outra de sabão em pó, água sanitária e assim por diante.
Separe o material de limpeza dos comestíveis. Isso ajuda na hora de fazer a lista de compras e também auxilia a localizar rapidamente os produtos.
Facilite a organização dos objetos utilizando miniprateleiras, que funcionam como um degrau e facilitam a visualização, principalmente, dos enlatados.
Louça
Separe o que mais usa daquelas coisas que só vão à mesa em ocasiões especiais, evitando o trabalho de tirar um monte de coisas para pegar o que está embaixo.
Armário em que se mexe demais precisa ser limpo uma vez por semana. Por exemplo: para talheres e louça usados somente em dias festivos, utilize capas protetoras. Existem no mercado capas organizadoras para talheres, capas para baixelas e capas protetoras de louça.
Muitas pessoas não se desfazem de louças ou peças lascadas para não ficar com o jogo desfalcado, mas não voltam a usá-las, pois servir alguém num prato assim não é nada elegante. Não guarde: doe ou jogue fora.
Fonte: portal Terra/Casa & Cia.
(Colaboração: A.M.B.)
ALERTA DE PRIVACIDADE
O site http://pleaserobme.com/ faz um alerta sobre superexposição na rede; ele agrega postagens nas quais as pessoas avisam onde estão e acabam se tornando alvos fáceis para criminosos.
tec tec tec - Fonte: Folha de S.Paulo – 24/02/10.
10 CASES DO DESIGN BRASILEIRO
MCB e Editora Blücher lançam o livro
"10 cases do design brasileiro - Vol 2", de Auresnede Pires Stephan, e mais nove obras sobre design
Data: 10 de março de 2010, às 19h30
O Museu da Casa Brasileira, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, e a Editora Blücher lançam no dia 10 de março o livro "10 cases do design brasileiro- os bastidores do processo de criação Vol 2", coordenado pelo professor Auresnede Pires Stephan, uma coleção que registra as experiências e ações de designers, seus esforços e a memória do projeto no campo do design. A coleção, cujo primeiro volume também foi lançado no MCB, é o testemunho do que é "fazer design" no nosso país, um desafio que necessita da compreensão e colaboração de empresários, fornecedores e consumidores. No mesmo dia, serão lançados outros nove livros sobre o mesmo tema - design.
"Tornam-se cada vez mais evidentes a pujança e o grande número de profissionais e empresas que se dedicam à criação dos mais variados segmentos do design", diz na abertura do livro Auresnede Pires Stephan, o professor Eddy. "Gostaria que os leitores observassem que nossos convidados são profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente, alguns como personalidades no contexto do design; outros, por vários motivos, são conhecidos pelos seus produtos".
Listamos a seguir os 10 cases selecionados para o segundo volume da coleção e os designers que os criaram:
1 - Um design de frascos de vidro para perfumes, que traduz e ao mesmo tempo consolida o conceito do produto. Antonio Eduardo Pinatti conta sua trajetória acadêmica e profissional e como é o trabalho de assessoria e desenvolvimento na área de design de perfumaria e cosmética de uma das maiores empresas brasileiras do setor.
2 - Estojo flip box, destinado ao público infantil, foi um desafio para as equipes de design e engenheiros envolvidos nesse projeto. Christian Julius Folz e Marcos Roisman descrevem e comentam as etapas de amadurecimento do projeto que resultou em um produto bastante inovador e que veio suprir algumas carências apresentadas pelas embalagens tradicionais de lápis de cor.
3 - Origin - Muito além do briefing, que prevê a tendência de consumo sustentável e propõe a revisão do conceito de utilidades domésticas fabricadas em madeira. No case Origin, exemplo de ousadia e sinergia entre designer e cliente, Gértri Bodini relata desde a primeira reunião do projeto, passando por pesquisa, concepção da marca, embalagem, ponto de venda, até a aprovação do produto pelo cliente e depois pelos consumidores.
4 - Mobiliário de pista Ipiranga - Como equilibrar ordem e entropia, funcionalidade e vendas, identidade e cultura, por meio do design. Com a evolução do mercado, os postos de gasolina deixaram de ser apenas um local para abastecer carros e passaram a atender necessidades de consumo variadas, tornando-se verdadeiros pontos de encontro. Joaquim Redig expõe a evolução do design no setor de postos de gasolina, os conceitos envolvidos na elaboração de mobiliários desse ramo e seus processos de desenvolvimento.
5 - Soluções para o uso racional da água - Na década de 1990, a Docol começou a elaborar e desenvolver metais sanitários para o uso racional de água, gerando um novo segmento de mercado. Levi Garcia conta como a gestão estratégica, gestão de P&D e gestão do conhecimento organizacional aliadas à inovação, fizeram desse projeto um caso de sucesso.
6 - Stark 4WD Diesel - O desenvolvimento de um veículo em que o design foi muito além da forma. Levi Girardi conta como o design foi fundamental para o sucesso de um novo carro desenvolvido pelo Projeto Automotivo Catarinense.
7 - Chuveiros ThermoSystem - Economizar energia elétrica em um mundo que se pretende ambientalmente sustentável foi uma das motivações para o desenvolvimento deste case. Questões econômicas, políticas e financeiras podem interferir de modo crucial no desenvolvimento de um projeto. Marcelo de Resende narra como ele e sua equipe venceram as adversidades e desenvolveram a ducha com controle eletrônico.
8 - O Supertermo 5 - Do escritório Projeto de Produtos Bornancini, Petzold & Muller, Nelson Ivan Petzold conta como desenvolveu, junto com José Bornancini, o design de um recipiente isotérmico para a empresa Termolar. Foram vendidos cerca de 45 milhões desses recipientes e o que fora projetado pensando em esportistas acabou sendo adotado por inúmeros trabalhadores brasileiros.
9 - Master System Super Compact - Quando a um desenvolvimento de design é permitida total liberdade, e este se desenrola com amplo entrosamento entre diversos setores da indústria, o resultado é um produto de sucesso. Roberto Brazil narra como foi desenvolvido o design do Master System Super Compact, da Tectoy, eleito, apenas quatro meses após seu lançamento, um dos campeões de vendas pela revista Exame em 1993.
10 - Garrafas térmicas Calliente - Uma parceria entre universidade e empresa, a história de sucesso do trabalho conjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Companhia Industrial de Vidros (CIV) e da Alpha Plast. Uma experiência de disseminação da cultura do design em empresas.
Título: "10 cases do design brasileiro - os bastidores do processo de criação Vol. 2"
Org. Auresnede Pires Stephan
Páginas: 216
Formato: 20,5 x 25,5 cm
Preço de capa: R$ 78,50
Venda no site www.blucher.com.br, livrarias Cultura, Saraiva, Siciliano e Curitiba, e mais 38 distribuidores.
A seguir, outros nove livros que a Editora Blucher lança no mesmo dia:
"Desenho para Designers", de Alan Pipes
"Como se faz - 82 Técnicas de fabricação para design de produtos", de Chris Lefteri
"Criar Grids", de Beth Tondreau
"Design - Uma introdução - O design no contexto social, cultural e econômico", de Beat Schneider
"Estratégias de Design para Embalagens", de Bill Stewart
"Embalagens Flexíveis", de Nnamdi Anyadike
"Nanotecnologia em Embalagem", de Graham Moore
"Materiais para Embalagem", de Diana Twede/Ron Goddard
"Estudos de embalagens para o varejo", de Robert E. Coles
Serviço
Lançamento livro "10 cases do design brasileiro - Vol II" e outras nove obras sobre design: 10 de março, às 19h30
Entrada: gratuita Site: www.mcb.org.br
Local: Museu da Casa Brasileira - Av. Faria Lima, 2705 - Tel. 11 3032-3727 - Jardim Paulistano São Paulo
Estacionamento: R$ 12,00
Informações para a imprensa:
Museu da Casa Brasileira
Menezes Comunicação Tel. 11 3815-1243 3815-0381 9983-5946
Contato: Letânia Menezes/Silvana Santana
email: menezescom@uol.com.br
Editora Blucher
Altemar Domingos
Tel. 11 3078-5388 ramal 213
E-mail: altemar@blucher.com.br
Silvana Santana
Menezes Comunicação
Av. Pedroso de Moraes, 631 cj 93
05419-000 - São Paulo - SP
tels. 11 3815-1243/0381
silvana.menezescom@uol.com.br
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php