FALANDO EM VINHO
O VINHO NERD
English: http://www.winesofsubstance.com/
O rótulo das garrafas é inspirado na tabela periódica, com os tipos de uma no lugar dos átomos. Boa pedida para comemorar seu mestrado em física quântica.
Fonte: Super Interessante - Edição 262.
Confira o site: http://www.winesofsubstance.com/
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES (A MENSAGEM DA TURMA DO JF)
"Pois bem pessoal, eu tenho o privilégio de ter participado de duas maravilhosas turmas de administração da FNH, a que formou no primeiro semestre de 2008 e a que formou no segundo semestre de 2008. Todas as duas turmas com a mesma caracteristica e um pequeno diferencial que nao vem ao caso. No dia 26 de janeiro se realizou o culto ecumenico, ótimo, mas o mais esperado estava para ser realizado no dia 29/01/2009. Corri pois nao tinha convite, fui até a sala de espera e consegui um com o Maycon e para minha alegria pude aplaudir todos os meus colegas de pé e com os olhos cheio de água, pois ali estavam um pedaço do Jose Flavio, da Marilene, do Marlus, do Lucio, da Valdineia, do Edson, da Natalia, do Heliabe, do Jose Carlos, da Izabel e de tantos outros que não estavam lá em cima, mas que estavam na plateia para sentir o gosto de aplaudir seus colegas de sala por longos anos. Companheiros de jornada áardua, com muita luta, picuinha, raivas, fofocas, intrigas, mas são administradores e têm por obrigação saber viver com estes atritos. Não digo que todos podem sentir saudades de todos, mas aquelas panelinhas, irão fazer falta. Vi com alegria que em comparação aos formandos do primeiro semestre, 90% dos alunos estavam lá para receber o diploma de Administração. Sentirei falta dos meninos Emerson, Elton, Jose de Alencar, Breno, Bruno, Heliabe, Francisco, Manoel, Edson, Magno, Marlus, Nilton, Clayton, Ramon, Maycon, das meninas Ana Carolina, Andreia, Sirlene que saiu me devendo, Valdineia, Priscila, Mayara, Grazzy, Natalia, Betania, Poliana, Fabiana, Dirlane. Sentirei falta em especial de Angela, Aline, Silvana, Marilene e Vera. Em algum momento iremos encontrar, talvez em situações bem inusitadas e poderemos recordar com orgulho de algumas passagens, sendo elas boas ou não, mas ficarao marcadas em nossas vidas. Ao professor Antonio Vieira, nosso escolhido, parabéns pela sua emoção e a professoa Michel, tiro o chapeu e creio que todos os professores deveriam seguir o seu exemplo, de falar virada para os alunos, pois eles são as estrelas da festa, "CELEBRIDADES". Belas palavras da professora Michel e meus olhos cheio de lágrimas, aqui vai o abraço do JF a todos meus colegas que concluiram o curso, um beijo no coração de todos.
José Flávio - Eterno presidente da Turma do JF.
FM: Um abraço especial para as turmas da Faculdade Novos Horizontes que se formaram em 2008. A colação de grau foi dia 29 de janeiro no Minas Centro em Belo Horizonte. José Flávio, Jorge Cadilhe e tantos outros amigos e colegas, parabéns! Muito sucessi a todos!
LÍNGUA ESTRANHA
Primeiro livro de culinária em português é quase incompreensível. "Ponha-se a ferver em um tacho meia canada de leite". Entendeu? Então veja essa: "Tomarão oito arráteis de açucar em ponto de fio abaixo e lhe deitarão quatro arráteis de amêndoas muito bem pisadas". Parece outro idioma, mas essas frases saíram de receitas do livro "Arte de Cozinha", o primeiro do gênero publicado em língua portuguesa, escrito por Domingos Rodrigues em 1680. São tantos os termos esquisitos que a edição recém-lançada pela Senac-Rio traz um glossário:
- Aboborar: ensopar, conservar quente perto do fogo brando;
- Albadar: passar o alimento em ovos para fritar;
- Arrátel: medida equivalente a 459 gramas;
- Canada: cerca de 2 litros;
- Entesar: mergulhar carne ou peixa em água fervente com sal;
- Pepitória: guisado de galinha ou de miúdos de galinha.
Flávia Pinho - Aventuras na História - Fevereiro 2009.
O IDIOMA MAIS FALADO DO MUNDO
Idioma mais falado do mundo, o mandarim alcança a cifra de 873 milhões de falantes nativos, segundo o levantamento realizado pelo Ethnologue (www.ethnologue.com).
Fonte: Folha de S.Paulo - 25/01/09.
COMPORTAMENTO - OUTRAS LÍNGUAS
Idiomas e alfabetos fictícios atraem pessoas que resolveram não inventar línguas.
Das línguas inventadas que se tornaram famosas -e faladas-, entre os destaques estão os idiomas élficos que J.R.R. Tolkien criou, como o sindarin e o quenya. O escritor, que era também linguista, trabalhou a fonética, a gramática, a ortografia e até mesmo o alfabeto dessas línguas para que soassem o mais natural possível.
Hoje, cursos de élfico pipocam na internet, como o do site Ardalambion (http://www.ardalambion.com.br/). Em fóruns on-line, como o Valinor (http://forum.valinor.com.br/), fãs tiram dúvidas e pedem ajuda na tradução de frases para, por exemplo, tatuarem na pele.
O interesse de Tolkien em criar novas línguas vem de quando ele próprio era adolescente, no começo do século passado. Foi quando o futuro escritor inventou o animálico, em que, por exemplo, "quarenta" significava "burro" e "burro" significava "quarenta.
Hélder Faria Silva, 18, conhece apenas algumas palavras em quenya e sindarin, mas sabe escrever no alfabeto élfico -chamado de tengwar. "Aprendi na internet e ensinei meus amigos, para conversarmos na escola. Assim, não corríamos o risco de alguém ler", conta.
Universal
Já Samira Santos da Silva, 16, dispensou as línguas da ficção -como o idioma dos klingons de "Jornada nas Estrelas" ou as gírias dos jovens de "Laranja Mecânica"- e foi estudar o esperanto, linguagem criada na Europa no final do século 19 com a intenção de se tornar um idioma universal.
"Comecei a estudar há um mês, mas, como é muito fácil de aprender, já consigo me comunicar", diz, animada. "Quando visitar a Europa, será a língua que vou usar", acredita. (DIOGO BERCITO).
Fonte: Folha de S.Paulo - 26/01/09.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php