FALANDO NAS BALEIAS
WHALE PROJECT
English:
http://www.guardian.co.uk/environment/2011/nov/29/scientists-public-whale-song
The site:
http://whale.fm/
University of St Andrews - http://www.st-andrews.ac.uk/
Pesquisa: Canto da baleia traduzido...
Cientistas marinhos dos Estados Unidos e do Reino Unido fizeram um apelo mundial a "cientistas amadores" que queiram colaborar com um grande estudo sobre o canto das baleias. Os pesquisadores criaram um site no qual todos os interessados podem escutar a diferentes cantos dos animais e depois fazer comparações, observações e tentar desvendar a comunicação entre baleias. O Whale Project (Projeto Baleia) pode ser acessado pelo http://whale.fm/, que reúne cerca de 15 mil gravações de baleias-piloto e orcas. A página pede que os internautas escutem e comparem sons, escolham os cantos mais parecidos entre si e busquem padrões de emissão sonora. O projeto surgiu quando o professor Ian Boyd, da Universidade de St. Andrews (EUA), percebeu que o ouvido humano era, com frequência, mais eficiente que computadores em identificar similaridade entre sistemas complexos, como são as melodias das baleias. Os cientistas esperam que, com a ajuda de interessados ao redor do mundo, conseguirá descobrir "dialetos" e mensagens nos cantos.
Etc - Interessa - Fonte: O Tempo - 01/12/11.
Mais detalhes:
http://www.guardian.co.uk/environment/2011/nov/29/scientists-public-whale-song
Universidade de St. Andrews - http://www.st-andrews.ac.uk/
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
"Prezados amigos (as)...Estamos chegando ao final de mais um ano, espero todos tenhamos crescido um pouco mais com as experiências deste ano, e que o espírito natalino abençoe todos os nossos amigos, lares, familiares, ambiente de trabalho e colegas, trazendo um novo ano recheado de sucessos, alegrias, felicidades, vitórias, saúde e paz.E aproveito para agradecer a Deus e a todos vocês por este convívio salutar que tivemos durante este ano, pelas conquistas, vitórias, experiências, principalmente por participarem de nossas vidas. Muito Obrigado!!! Valeu!!!
Feliz Natal e Feliz 2012!!!
E espero conseguir executar as seguintes orientações a apartir de agora...
Grande abraço para todos.
Robert e família...
1. Caminhe de 10 a 30 minutos todos os dias e sorria enquanto caminha.
2. Ore na intimidade com Deus pelo menos 10 minutos por dia, em segredo, se for necessário.
3. Escute boa música todos os dias. A música é um autêntico alimento para o espírito.
4. Ao se levantar de manhã, fale "Deus, meu Pai, Te agradeço por este novo dia".
5. Viva com os 3 "Es": Energia, Entusiasmo e Empatia.
6. Participe de mais brincadeiras do que no ano passado.
7. Sorria mais vezes do que o ano passado.
8. Olhe para o céu pelo menos uma vez por dia e sinta a majestade do mundo que rodeia você.
9. Sonhe mais, estando acordado.
10.Coma mais alimentos que crescem nas árvores e nas plantas, e menos alimentos industrializados.
11.Coma nozes e frutas silvestres. Tome chá verde, muita água e um cálice de vinho ao dia. Cuide de brindar sempre por alguma das muitas coisas belas que existem em sua vida e, se possível, faça em companhia de quem você ama.
12.Faça rir pelo menos 3 pessoas por dia.
13.Elimine a desordem de sua casa, seu carro e seu escritório. Deixe que uma nova energia flua em sua vida.
14.Não gaste seu precioso tempo em fofocas, coisas do passado, pensamentos negativos ou coisas fora de seu controle. Melhor investir sua energia no positivo do presente.
15.Tome nota: a vida é uma escola e você está aqui para aprender. Os problemas são lições passageiras, o que você aprende com eles é o que fica.
16.Tome o café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo.
17.Sorria mais.
18.Não deixe passar a oportunidade de abraçar quem você ama. Um abraço!
19.A vida é muito curta para você desperdiçar o tempo odiando alguém.
20.Não se leve tão a sério. Ninguém faz isto..
21.Não precisa ganhar cada discussão. Aceite a perda e aprenda com o outro.
22.Fique em paz com o seu passado para não estragar o seu presente.
23.Não compare sua vida com a dos outros. Você não sabe como foi o caminho que eles tiveram que trilhar na vida.
24.Ninguém está tomando conta da sua felicidade a não ser você mesmo.
25.Lembre que você não tem o controle dos acontecimentos, mas sim do que você faz deles.
26.Aprenda algo novo cada dia.
27.O que os outros pensam de você não é de sua conta.
28.Ajude sempre os outros. O que você semeia hoje, colherá amanhã, lembre-se... não é obrigado a plantar..., mas sim, colher o que plantou...
29.Não importa se a situação é boa ou ruim, ela mudará.
30.O seu trabalho não cuidará de você quando você estiver doente. Seus amigos sim. Mantenha contato com seus amigos.
31.Descarte qualquer coisa que não for útil, bonita ou divertida.
32.A inveja é uma perda de tempo. Você já tem o que você precisa.
33.O melhor está ainda por vir.
34.Não importa como você se sente: levante, vista e participe.
35.Ame sempre com todo o seu ser.
36.Telefone para seus parentes frequentemente e mande emails dizendo: Oi, estou com saudades de vocês!
37.Cada noite, antes de deitar, agradeça a Deus por mais um dia vivido.
38.Lembre que você está muito abençoado para estar estressado.
39.Desfrute da viagem da vida. Tire dela o maior proveito!
40.Envie esta mensagem para as pessoas das quais você gosta, como eu fiz."
INTERATIVIDADE: Pesquisa mapeia qualidade dos serviços da internet brasileira
Mais de 600 mil pessoas contribuíram com a elaboração de um mapa que dá um panorama da qualidade da internet brasileira.
A ferramenta foi construída pelo CGI (Comitê Gestor de Internet do Brasil) com dados coletados pelo Simet (Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha), ferramenta que permite ao usuário medir a qualidade do seu serviço de internet.
O usuário pode acessar o mapa e inserir seu endereço ou CEP para consultar resultado de pesquisa já realizada em sua rua, ou realizar o teste e informar o resultado para que os dados passem também a integrar o mapa.
O Simet mede velocidade, atrasos e informa ao provedor a qualidade do serviço prestado, permitindo que ele atue para melhorar a rede.
A intenção é que o mapa seja dinâmico e represente a situação dos últimos seis meses de qualidade do serviço no país.
Fonte: Folha de S.Paulo - 01/12/11.
CGI - http://www.cgi.br/
Simet - http://simet.nic.br/
CUJO, O FAMIGERADO
Um dos memoráveis contos de "Primeiras Estórias", obra-prima de Guimarães Rosa, é "Famigerado". Um bandidaço ("Damázio, dos Siqueiras") chega a um lugarejo e pede ao médico do local que lhe explique o significado de "famigerado" ("Eu vim perguntar a vosmecê uma opinião sua explicada").
Não vou estragar o prazer de quem ainda não leu o conto. Se é esse o seu caso, caro leitor, é só entrar num dos sites de busca e digitar "famigerado". Permita-me outra sugestão: assista ao belíssimo filme "Outras Histórias", que Pedro Bial dirigiu em 1999. O filme (que está -inteirinho- no YouTube) se baseia na obra quase homônima de Rosa. Um dos contos aproveitados por Bial é justamente "Famigerado". Poucas vezes vi fotografia tão impressionante como a desse filme. A essa beleza se acrescenta o magnífico trabalho dos atores e do diretor.
Pois bem. Ao pé da letra, "famigerado" significa "famoso", "célebre" etc., mas, no uso comum, esse adjetivo significa "tristemente afamado", "que tem má fama".
Diria eu que, "mutatis mutandis", é esse o caso do pronome "cujo", que, além de famigerado (com o sentido usual), é quase um moribundo, errático, sem sepulcro à vista.
Na verdade, se fizermos uma pesquisa rápida, veremos que, na língua oral, o "cujo" é quase um abantesma. Na língua do dia a dia, apresenta incidência zero (na fala formal ocorre com certa frequência). Na escrita formal, a coisa muda de figura, já que sua presença não é incomum.
Alguns falsos defensores dos fracos e oprimidos defendem a tese do não ensino desse pronome nas aulas de português ("É brontossauro linguístico", dizem esses gênios), mas a vida real mostra que esse bicho-grilismo não leva a lugar algum.
A vida real a que me refiro pode começar, por exemplo, pelas provas de português de vestibulares de muitas das universidades cujas (epa!) faculdades de letras abrigam defensores da bizarra tese do não ensino de "brontossauros linguísticos". Nesses vestibulares, o candidato precisa saber (sim!) o que é "cujo", como se emprega etc. Essa cobrança é feita direta e indiretamente, ou seja, por meio de questões específicas ou pela leitura de textos em que se registra o emprego desse relativo.
O resultado do não uso ou da fuga desse famigerado nem sempre gera soluções interessantes. Vejamos este título, publicado recentemente por um site: "Veja carros importados que novo IPI fez baixar vendas". A frase poderia perfeitamente entrar numa questão da Fuvest ou da Unicamp, por exemplo, com um enunciado parecido com este: "Na frase em questão, notam-se elementos típicos da linguagem oral. Reescreva-a, adaptando-a ao padrão escrito formal culto". Uma viagenzinha por provas passadas da Fuvest e da Unicamp basta para que se comprove o que afirmei.
Pois bem. Que marcas da linguagem oral há na frase em questão? Essencialmente, o emprego do "que" como relativo universal, o que dá aos termos do enunciado uma ordem diferente da que haveria caso o relativo "cujo" fosse empregado. O caro leitor já sabe qual é a solução?
Vamos lá: o que o novo IPI fez baixar? As vendas de alguns importados, certo? Pois é aí que entra o pronome relativo "cujo", para estabelecer a relação entre os substantivos "importados" e "vendas" (vendas dos importados/vendas deles/cujas vendas): "Veja importados cujas vendas o novo IPI fez cair". O artigo definido "o" antes de "novo IPI" é por minha conta, já que no texto original ele tinha sido (indevidamente) fulminado, como sempre. É isso.
Pasquale Cipro Neto (http://www.professorpasquale.com.br/site/home/index.php) - Fonte: Folha de S.Paulo - 01/12/11.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php