SERÁ QUE DÁ PARA FALAR???
VOCÊ TERIA CORAGEM DE FALAR? Veja foto!
PARA SE CAMINHAR NO CÉU. Passarela de vidro sobre um dos penhascos mais altos do Grand Canyon, nos EUA. Dá um friozinho na barriga só de escrever... Quem gosta da sensação de estar suspenso no ar pode se preparar. Uma ponte com paredes e chão de vidro, em formato de U (ou ferradura), para que os visitantes passeiem pelo céu do Grand Canyon West, no Arizona, Estados Unidos, e admirem uma paisagem que era privilégio exclusivo das águias. A atração batizada de Skywalk (caminhada no céu, em tradução literal) suspensa a 1.219 m acima do rio Colorado, 3 m de largura, 21 m de comprimento e um parapeito de 1,5 m de altura. Ou seja, uma passarela amarrada à rocha por duas ancoragens gigantes que entram 12m na parede do Canyon.
(Colaboração: Tadeu)
"Prezados. E o tal de o diário Oficial, inventado pela Marlene Catarina ou seja a Rainha de Avelã?". FM: Estamos investigando junto à galera de Mestrado.
"A Marlene, criou um Diário Oficial para a turma de Mestrado, tipo o que existe na UFMG, sendo que a faculdade não é um autarquia, como Diário Oficial.". FM: Continuamos investigando esse tema...
"Ei queridos...o que estão programando para esse mês de Julho? Tem festinha com muita canjica??? Abraços". FM: Favor aguardar por novidades.
"Deus não pode dar um anjo para cada pessoa, por isso deu a cada um uma mãe....Mãe: anjo!!! Mãe: ser sem limites!!! Mãe: musa inspiradora!!! Mãe: amor incondicional!!! Mãe: mãe........". FM: Mensagem muito criativa.
"Você diz que ...usar o Ebit não era suficiente então o pessoal acrescentou depreciação no indicador para avaliar melhor a empresa... Leia um pouco sobre Business Balanced Scorecard (BBS ou BSC) e veja o que são indicadores". FM: Você poderia explicar melhor o sentido da sua mensagem? Valeu!
TROCA DE E-MAILS ENTRE MARMANJOS NA SEXTA-FEIRA PASSADA (UNS FORMANDOS, ALGUNS FORMADOS E OUTROS EM FORMAÇÃO):
E tudo começou assim...
"Caros colegas, bom dia!!! Encontro marcado no kiwi hoje, para começarmos o final de semana bem. Abraços"
"Por esse e-mail e outros é que o Brasil não cresce. Um dia as semanas terão apenas segundas-feiras, cambada de gente mole!"
"Oh quem fala!"
"O Brasil não cresce porque temos uma cambada de ladrões e fdp no congresso e como somos mortais e trabalhadores, temos que tomar uma Gelada. Aliás, poderiamos sugerir uma ONG para acompanhar passo a passo destes canalhas e divulgar diariamente na mídia."
"Exatamente. Trabalhamos o dia todo, e muito, de segunda a sexta, e na sexta a noite bebemos e encontramos os amigos para falar bobagem e fugirmos dos bandidos de terno. Hoje a gente não precisa conversar sobre o Papa, religião,...... Vamos discutir no Kiwi o tema sugerido por você, "O porque o Brasil não cresce?" tenho certeza que será muito produtivo."
"É de grande interesse meu como de todos os cidadãos brasileiros que o Brasil cresça, mas como já foi dito, com cerveja ou sem cerveja, os p.... lá de Brasília estão no wisck (ops!) todos os dias. Por que nós não podemos terminar a semana e começar o final dela, com um brinde de mais uma semana conquistada? Avante, Kiwi após as 18:00"
"Cachaceiros. Em vez de ficarem enchendo a cara num buteco porque vcs não fazem alguma coisa mais útil para a humanidade? Já pensaram em rezar um pouco? Visitar e ajudarem alguma obra de caridade? Pensem nisto!!!!"
"O Brasil não cresce mais por falta de viagra para atender a demanda"
"Pensem bem" E os impostos que pagamos para ficarmos no buteco? Vocês acham que o socialismo brasileiro é com o dinheiro de quem? Cada copo de cerveja é um menino que ganha uma bolsa escola, cada garrafa de cachaça é outro que ganha uma cesta básica,......... A gasolina que gastamos para ir no buteco, com o imposto dela enchemos os cofres do governo, podem ter certeza que fazemos muito para o país e a humanidade. E estou rezando para chegar a noite para ajudar os necessitados. Vamos doar roupas, boa campanha para o Faculdade Mental, porque quem está na rua deve estar sentido um frio violento."
"Como sou casado, pratico minha boa ação todos os dias."
"CAMBUTA DE FIADAPADA A TOA"
"Vamos ao trabalho, vamos ao trabalho e só há uma maneira de fazê-lo, direito, bem feito, se não, é melhor nem começar..."
"Acho que estão de bom tamanho todos os comentários. Até mais tarde!!!" (O mais sensato de todos...)
Resumo do nosso assunto do dia
Um prefeito queria construir uma ponte e chamou três engenheiros, um alemão, um americano e um brasileiro:
- Faço por US$ 3 milhões - disse o alemão :
- Um pela mão-de-obra,
- Um pelo material e
- Um para meu lucro.
- Faço por US$ 6 milhões - propôs o americano :
- Dois pela mão-de-obra,
- Dois pelo material e
- Dois para mim.
- Mas o serviço é de primeira.
- Faço por US$ 9 milhões - disse o brasileiro.
- Nove ?!? - espantou-se o prefeito: - É demais !!! Por quê ?!?
- Três para mim,
- Três para você,
- E três para o alemão fazer a obra...
- Feito !!!
"Alô pessoal. Recebi uma mensagem muito interessante sobre Educação no nosso país e repasso à vocês". FM: Valeu! Disponibilizado abaixo.
A EDUCAÇÃO POSSÍVEL
Educação é algo bem mais amplo do que escola. Começa em casa, onde precisam ser dadas as primeiras informações sobre o mundo (com criança também se conversa!), noções de postura e compostura, respeito, limites. Continua na vida pública, nem sempre um espetáculo muito edificante, na qual vemos políticos concedendo-se um bom aumento em cima dos seus já polpudos ganhos, enquanto professores recebem salários escrachadamente humilhantes, e artistas fazendo propaganda de bebida num momento em que médicos, pais e responsáveis lutam com a dependência química de milhares de jovens. Quem é público, mesmo que não queira, é modelo: artistas, líderes, autoridades. Não precisa ser hipócrita nem bancar o santarrão, mas precisa ter consciência de que seus atos repercutem, e muito.
Estamos tristemente carentes de bons modelos, e o sucesso da visita do papa também fala disso: além do fator religião, milhares foram em busca de uma figura paternal admirável, que lhes desse esperança de que retidão, dignidade, incorruptibilidade, ainda existem.
Mas vamos à educação nas escolas: o que é educar? Como deveria ser uma boa escola? Como se forma e se mantém um professor eficiente, como se preparam crianças e adolescentes para este mundo competitivo onde todos têm direito de construir sua vida e desenvolver sua personalidade?
É bem mais simples do que todas as teorias confusas e projetos inúteis que se nos apresentam. Não sou contra colocarem um computador em cada sala de aula neste reino das utopias, desde que, muito mais e acima disso, saibamos ensinar aos alunos o mais elementar, que independe de computadores: nasce dos professores, seus métodos, sua autoridade, seu entusiasmo e seus objetivos claros. A educação benevolente e frouxa que hoje predomina nas casas e escolas prejudica mais do que uma sala de aula com teto e chão furados e livros aos frangalhos. Estudar não é brincar, é trabalho. Para brincar temos o pátio e o bar da escola, a casa.
Sair do primeiro grau tendo alguma consciência de si, dos outros, da comunidade onde se vive, conseguindo contar, ler, escrever e falar bem (não dá para esquecer isso, gente!) e com naturalidade, para se informar e expor seu pensamento, é um objetivo fantástico. As outras matérias, incluindo as artísticas, só terão valor se o aluno souber raciocinar, avaliar, escolher e se comunicar dentro dos limites de sua idade.
No segundo grau, que encaminha para a universidade ou para algum curso técnico superior, o leque de conhecimentos deve aumentar. Mas não adianta saber história ou geografia americana, africana ou chinesa sem conhecer bem a nossa, nem falar vários idiomas se nem sequer dominamos o nosso. Quer dizer, não conseguimos nem nos colocar como indivíduos em nosso grupo nem saber o que acontece, nem argumentar, aceitar ou recusar em nosso próprio benefício, realizando todas as coisas que constituem o termo tão em voga e tão mal aplicado: "cidadania".
O chamado terceiro grau, a universidade, incluindo conhecimentos especializados, tem seu fundamento eficaz nos dois primeiros. Ou tudo acabará no que vemos: universitários que não sabem ler e compreender um texto simples, muito menos escrever de forma coerente. Universitários, portanto, incapazes de ter um pensamento independente e de aprender qualquer matéria, sem sequer saber se conduzir. Profissionais competindo por trabalho, inseguros e atordoados, logo, frustrados.
Sou de uma família de professores universitários. Fui por dez anos titular de lingüística em uma faculdade particular. Meu desgosto pela profissão – que depois abandonei, embora gostasse do contato com os alunos – deveu-se em parte à minha dificuldade de me enquadrar (ah, as chatíssimas e inócuas reuniões de departamento, o caderno de chamada, o currículo, as notas...) e em parte ao desalento. Já nos anos 70 recebíamos na universidade jovens que mal conseguiam articular frases coerentes, muito menos escrevê-las. Jovens que não sabiam raciocinar nem argumentar, portanto incapazes de assimilar e discutir teorias. Não tinham cultura nem base alguma, e ainda assim faziam a faculdade, alguns com sacrifício, deixando-me culpada quando os tinha de reprovar.
Em tudo isso, estamos melancolicamente atrasados. Dizem que nossa economia floresce, mas a cultura, senhores, que inclui a educação (ou vice-versa, como queiram...), anda mirrada e murcha. Mais uma vez, corrigir isso pode ser muito simples. Basta vontade real. Infelizmente, isso depende dos políticos, depende dos governos. Depende de cada um de nós, que os escolhemos e sustentamos.
Lya Luft - Fonte: Veja - Edição 2009.
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