FALANDO EM IDÉIAS I
IDÉIAS DIVERTIDAS I
English:
http://www.hottrix.com/
Programa criativo e barato para seu iPhone:
Loira gelada - Por US$ 2,99, o iBeer transforma seu aparelho num copo de cerveja. Ao girar o aparelho, a cerveja faz espuma. Para os politicamente corretos, há uma versão “copo de leite” e outra “saco de pipocas”.
Fonte: Época - Número 541.
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
"Preciso do número da lei que trata da nova regra gramatical, recentemente assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou mesmo o site" FM: Oi. Não se trata de lei, mas sim de um acordo entre os países de Língua Portuguesa. O que o Lula assinou foi um decreto estabelecendo prazos para a implantação da nova regra gramatical. Confira: http://www.cplp.org/Default.aspx e http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL777493-5604,00.html. Abraços.
"Olá Pessoal. Apenas para lembrar, foi lançado o site www.museudofutebol.org.br. Abraços, Marcio Okabe - www.konfide.com.br" FM: Agradecemos a colaboração. Informação também disponível na coluna "Futebol Show".
"VALORIZEM O DIA DE VOCÊS!!! Forte abraço e um ótimo final de semana!!!" FM: Bom fim de semana também e um abração. "Perceba o que você tem!" está na coluna "Rapidinhas".
"Essa é de mineiro messs!" FM: É messs!!! "Acarmô" está disponibilizada no "Cantinho do Humor". Brigadimmmm.
"SE FOI MESMO IDÉIA DA RITA LEE, EU NÃO CONFIRMEI. MAS O QUE IMPORTA? A IDÉIA É MUUUUUITO BOA!!! Idéia de Rita Lee, no programa do Amaury Jr., a cantora e ativista Rita Lee teve uma daquelas idéias brilhantes, dignas do seu gênio criativo. Reclamando da inutilidade de programas como o Big Brother, ela deu a seguinte sugestão: 'Colocar todos os pré-candidatos à presidência da República trancados em uma casa, debatendo e discutindo seus respectivos programas de governo. Sem marqueteiros, sem máscaras e sem discursos ensaiados. Toda semana o público vota e elimina um. No final do programa o vencedor ganharia o cargo público máximo do país. Além de acabar com o enfadonho e repetitivo horário político, a população conheceria o verdadeiro caráter dos candidatos. A idéia não é incrivelmente boa? Se você também gostou, mande essa mensagem para os amigos e faça coro pela campanha: Casa dos Políticos JÁ! (Colaboração: Tadeu - Curitiba)" FM: Falou no FM? Tá falado!
"Como enlouquecer um homem. Bem que falam que muda somente o CPF". FM: Antes que fiquemos loucos, já colocamos "Porque as Mulheres enlouquecem os homens" no Cantinho do Humor. Gratos.
O BÊ-Á-BÁ DOS RANKINGS
Depois de Enem, Saeb e Ideb, CPC e IGC são as duas novas siglas criadas pelo Ministério da Educação (MEC) para se referir a avaliações do ensino – ambas recém-divulgadas. O fato de já haver tantas dessas aferições sobre a qualidade da educação no Brasil – em todos os níveis – é um grande avanço. Sem tais medições, julgar o padrão de uma escola se limitaria a uma tarefa impressionista. Até hoje, no entanto, esses indicadores são pouco usados. Em parte porque, diante da miríade de siglas, as pessoas desconhecem os propósitos de cada uma. A pedido de VEJA, um grupo de especialistas explica neste Guia o objetivo das seis avaliações oficiais. Eles fazem ressalvas quanto às suas aplicações e mostram em que situações os rankings são de fato úteis num momento que costuma ser difícil para pais e estudantes: a escolha de uma escola ou uma faculdade em meio a tantas disponíveis.
NO ENSINO BÁSICO:
Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)
Objetivo: testar os conhecimentos dos concluintes do ensino médio em todas as disciplinas
Periodicidade: anual
Por que é útil
• Permite saber o nível de um aluno em comparação à média dos estudantes e aos campeões na prova
• Funciona como alternativa ao vestibular em 600 faculdades, que já consideram a nota no exame em seus processos de seleção
• É o único indicador que produz um ranking de escolas particulares
A palavra dos especialistas: como a inscrição para o exame é voluntária, o ranking das escolas pode não refletir a realidade. Se apenas os melhores alunos fazem a prova, a média naturalmente sobe. É melhor consultar as notas dos colégios "com correção de participação", cálculo que o MEC divulga justamente para atenuar eventuais distorções
Prova Brasil
Objetivo: avaliar nas escolas públicas as habilidades dos estudantes de 4ª e 8ª séries em leitura e resolução de problemas matemáticos
Periodicidade: a cada dois anos
Por que é útil
• Mostra em que lugar do ranking se situa uma determinada escola
• Compara o resultado dos 5 564 municípios brasileiros
• Permite acompanhar a evolução do ensino nos municípios
A palavra dos especialistas: ao consultar na internet a média das escolas na Prova Brasil, é possível saber muito mais sobre um colégio. O MEC divulga, entre outros indicadores, as taxas de aprovação e o número de professores com curso superior que dão aula lá
Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica)
Objetivo: aferir o nível de estudantes de ensino fundamental e médio em português e matemática. As provas são aplicadas a uma amostra das escolas públicas e particulares
Periodicidade: a cada dois anos
Por que é útil
• Compara a qualidade da educação nos estados
• Permite acompanhar a evolução do nível de ensino em cada estado
A palavra dos especialistas: como o Saeb é aplicado apenas a uma amostra dos alunos, não serve para comparar o desempenho individual ou o dos colégios – apenas fornece informações sobre as redes de ensino
Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)
Objetivo: conferir às escolas públicas notas de zero a 10 com base nas taxas de aprovação e nos resultados dos estudantes em exames oficiais. A partir daí, o MEC estabelece metas para o avanço de cada escola
Periodicidade: a cada dois anos
Por que é útil
• Compara o nível do ensino nas escolas, tal qual a Prova Brasil – só que aplicando um indicador mais completo
• Resulta em rankings de ensino para estados e municípios
• Permite acompanhar a evolução da educação no país
A palavra dos especialistas: o Ideb sobressai aos demais indicadores porque, com base nele, o MEC traça metas concretas para o avanço do ensino numa escola ou num município, o que facilita a cobrança de resultados por parte dos pais. Não há nada parecido para colégios particulares
NO ENSINO SUPERIOR:
CPC (Conceito Preliminar de Curso)
Objetivo: avaliar os cursos de graduação de uma mesma área
Periodicidade: as carreiras são avaliadas a cada três anos
Por que é útil
• Ranqueia os cursos por carreira
• É um parâmetro para o MEC cobrar a qualidade mínima dos cursos – e fechá-los, se for preciso
A palavra dos especialistas: o novo indicador reuniu medidores mais antigos, entre eles um que afere o nível da infra-estrutura e dos professores. Esses dados só importam, no entanto, quando contribuem para bons resultados acadêmicos – e isso só o Enade (prova aplicada aos estudantes) é capaz de medir. Daí ser melhor consultar apenas a nota no exame do que olhar para o CPC
IGC (Índice Geral de Cursos)
Objetivo: avaliar as instituições de ensino superior – e não os cursos. Para tal, reúne indicadores de qualidade da graduação e da pós-graduação
Periodicidade: anual
Por que é útil
• Informa em que lugar do ranking se situa uma universidade
A palavra dos especialistas: é melhor olhar para os índices de graduação e pós-graduação separadamente. O dado desagregado é mais preciso, uma vez que nem sempre a qualidade desses dois níveis de ensino é igual numa mesma universidade
Monica Weinberg - Fonte: Veja - Edição 2080.
AS MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO
Uma comparação entre os três mais relevantes rankings internacionais do ensino superior:
No topo: Harvard (http://www.harvard.edu/)é a primeira colocada em todos os rankings.
The Times (http://www.topuniversities.com/)
O único que considera a opinião do mercado de trabalho sobre a universidade – critério que responde por 10% da nota final. Também é o ranking que dá maior peso à avaliação da instituição feita pelos próprios acadêmicos
Universidade de Shangai Jiao Tong (http://www.arwu.org/)
É o que mais valoriza critérios objetivos de produtividade científica. Inclui na avaliação o número de alunos e professores com prêmios Nobel e o de pesquisadores que aparecem entre os mais citados em suas áreas
US News (http://www.usnews.com/)
Avalia apenas universidades americanas. É o mais detalhado dos três, uma vez que não só dá a classificação das instituições como também produz listas específicas sobre as melhores escolas para cada curso
Especialistas consultados: Claudio de Moura Castro, Gustavo Ioschpe, Maria Inês Fini e Silvia Colello
Fonte: Veja - Edição 2080.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php