FALANDO DE GENTE
INSPIRAÇÃO NAS RUAS
Artista usa pontos de ônibus para despertar os usuários dos coletivos para a arte, retratando esses próprios usuários. Aberta a exposição "Lírica Urbana Provisória" ocupando dez abrigos de passageiros de ônibus no centro de Belo Horizonte. Neles, o artista plástico Estevão Machado afixou suas pinturas - reproduzidas em formato digitial - que retratam transeuntes da capital. São os próprios pedestres, aguardando um ônibus, dentro do coletivo ou andando na rua ou em casa. Além disso, Estevão instalou caixas de som reproduzindo músicas líricas. O projeto do artista abrange diversas ações: leva a arte das galerias para as ruas, ocupa o espaço da propaganda (ou seja, do consumismo) com obras de arte, provoca o olhar do transeunte que vê a si mesmo nas pinturas e a partir daí estabelece um contato com o objeto artístico, dá um novo colorido ao espaço urbano.
Exposição "Lírica Urbana Provisória", de Estevão Machado, no abrigo de ônibus da avenida Afonso Pena, próximo ao parque municipal. Até domingo.
Fonte: O Tempo - 16/05/08.
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
"Olá. Tudo bem? Quero dar meus parabéns a todos vocês, o “Trio C” pelos quatro anos. Quem diria heim? Pouco a pouco vocês foram conquistando e já fazem parte de muitas rotinas de muita gente. Fico feliz em ser amigo de "jornalistas" importantes. Tomei a liberdade de escrever um texto em homenagem aos 4 anos do FM, e anexei mais uma crônica que fiz sobre o passar dos anos, o amadurecimento. Um grande abraço" FM: Beleza. São momentos e palavras como essas que fazem a gente não desistir nunca, ou se arrepender das ausências e omissões. O texto para os 4 anos do FM, está merecidamente no Editorial dessa semana. A crônica "Amadurecimento" está disponibilizada logo abaixo. Valeu!
"Estranho, muito estranho o critério de classificação do campeonato. Vai contra todas as regras de estatísticas. É a primeira vez que vejo uma tabela dividida em chaves e classifica-se os 4 primeiros independente das chaves. Este critério seria justo se todos jogassem entre si. Times de uma chave podem e vão levar vantagem se por acaso uma chave tiver times mais fracos. Um time desta chave terá muito mais dificuldades de classificação porque vai enfrentar adversários mais difíceis e não terá a chance de jogar com esses times mais fracos. Para que dividir em chaves então? Com certeza na segunda ou terceira rodada já teremos diversos times desclassificados o que é ruim para a seqüência do campeonato. Lamentável. Independente dos recursos financeiros, o regulamento deveria ser bastante discutido antes com os times. Parabéns pela sorte dos 4 times da chave A que já podem se considerar classificados." FM: Falou no FM? Tá falado! Concordamos plenamente em relação ao regulamento. Outro ponto lamentável é que, conforme informações recebidas, haviam cerca de 14 times com interesse em participar do campeonato, mas nem todos foram aceitas. Se o intuito do torneio é a confraternização, como se pode barrar inscrições?
Com respeito ao regulamento, pronunciamento dos organizadores:
O regulamento foi discutido em reunião com todas as equipes que estiveram presentes (Fac.Mental, Los Hermanos, Fut.Zueira, Os Galácticos, Tôa Toa, Aki C Trême) sendo que todas as equipes foram chamadas com antecedência e tendo assinatura dos representantes (as equipes que não estiveram presentes concordam com o que foi decidido em reunião). A forma de disputa e o regulamento para a 6ª Taça FNH foram discutidas no dia 13/05/08 ás 20:30 hs na Unidade Santo Agostinho com a presença dos times acima já citados. Através de votação ficou determiado a forma de disputa, a clasificação e o regulamento. Os grupos foram sorteados de forma aleatória. Concluímos que não houve nenhum tipo de manipulação ou favorecimento a qualquer equipe. Persistindo a dúvida, favor procurar os organizadores Júlio Buchecha ou Ricardo Lobenwein.
"Projeto Ampla. A Ampla está buscando 125 crianças que tenham seqüelas como: lábio-leporino e fenda palatina para realizar gratuitamente a cirurgia de reparação. Se você conhece alguém que tenha alguma dessas deficiências, por favor, informe o telefone da Ampla (21) 2562-2822 ou o site http://www.operacaosorriso.org.br/. Colaborem, ao menos, na divulgação dessa rara atitude de solidariedade empresarial." FM: Vamos divulgar! (Colaboração: Cleide - SP).
"Joguinho muito legal. Quer distrair um pouco? Tente cercar o gato... Acione o joguinho clicando na imagem" FM: É complicado mesmo. Clique no link e divirta-se http://www.gamedesign.jp/flash/chatnoir/chatnoir.swf. (Colaboração: A.M.B.).
"Terremoto no Ceará ! Boa Muito boa! Leiam muito engraçado" FM: Essa é antiga, mas realmente muito engraçada. Vale a pena ler de novo. Está lá no "Cantinho do Humor".
TEATRO - 9º FIT-BH
A nona edição do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (26/6 a 6/7) terá 34 espetáculos e seis intervenções, anunciou ontem a direção do evento.
Distribuído por 25 palcos e espaços alternativos da capital mineira, o festival receberá pela primeira vez grupos de Israel e da República Tcheca e agrupará coletivos de Argentina, Bolívia, Colômbia, Cuba, Equador e Peru numa Mostra de Teatro Latino-Americano. França, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Rússia e Japão também comparecerão.
Na cena nacional, o destaque é a estréia de "Congresso Internacional do Medo", do ascendente Grupo Espanca! (de "Por Elise"). A abertura ficará a cargo do músico e dançarino Antonio Nóbrega.
Fonte: Folha de S.Paulo - 22/05/08.
9º FIT-BH -
http://fitbh2008.blogspot.com/
http://www.pbh.gov.br/cultura/fitbh/home/home.php
COLOSSO JAPONÊS
A escola de samba Unidos de Vila Maria, de São Paulo, está construindo o carro alegórico mais alto da história, mas não vai usá-lo no Carnaval. O veículo, de 180 m, deve encerrar o evento comemorativo do centenário da imigração japonesa, no Sambódromo, no dia 21 de junho. O príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, estará no Anhembi.
Mônica Bergamo - Fonte: Folha de S.Paulo - 22/05/08.
Unidos de Vila Maria - http://www.unidosdevilamaria.com.br/
Saiba mais sobre o evento: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u365214.shtml
CORPUS CHRISTI - MANIFESTAÇÃO DE FÉ EM SABARÁ
A praça Melo Franco, no centro histórico de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, se transformou em uma grande catedral ontem para a celebração da festa de Corpus Christi. Centenas de fiéis se reuniram no local, em frente à igreja do Rosário, conhecida como igreja inacabada. Sob sol forte e de pé, eles acompanharam uma missa campal presidida pelo pároco Luiz Fernando de Oliveira.
Em uma cidade de tradições, os costumes do dia de Corpus Christi foram mantidos. Moradores das ruas do caminho da procissão viraram a noite ocupados com a confecção dos tapetes de serragem colorida e enfeitando janelas de suas casas com colchas e toalhas. "Mantemos a tradição na família há quase cem anos, pois ela passa de geração para geração. Lutamos para mantê-la viva.
Valquiria Lopes - Fonte: O Tempo - 23/05/08.
Leia mais:
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=933&IdCanal=6&IdSubCanal=&IdNoticia=79967&IdTipoNoticia=1
AMADURECIMENTO
Após alguns anos completos, normalmente quando já não queremos mais lembrar tanto de completá-los, e concluímos que já o fizemos demais e seria melhor deixar que eles se completassem de dois em dois ou de três em três, é comum ouvirmos que, estamos ficando maduros. Mas o que seria então ficar maduro? Bem, quando uma fruta fica madura, ela é colhida e comida (opa!) ou simplesmente cai do pé – o famoso “cair de madura”. Às vezes acontece também de ela ser colhida e não comida (uma tristeza para as “frutas”), nem chupada (opa de novo!). Afinal já que é uma fruta, que seja pelo menos chupada... O problema de cair de madura, é se espatifar no chão e não servir nem mesmo para ser chupada ou comida. Ficar madura é positivo. Cair no chão, não. A menos que se possa levantar novamente e, embora não mais ligado ao pé, ainda assim se consiga continuar vivendo e principalmente crescendo. Afinal, madura, no chão e sem nenhuma perspectiva de crescimento, não há fruta que agüente. Crescer não só no tamanho, que na verdade não tem nenhuma importância, mas sim no conteúdo, para que na primeira oportunidade de ser chupada ou mesmo comida, se possa dar o melhor e o mais doce suco, além da mais nutritiva e gostosa polpa. E independente do tamanho da mordida ou da chupada, que haja plena recuperação e crescimento contínuo, para que venham muitas outras mordidas ou chupadas, e a cada uma delas, sejam o suco e a polpa ainda melhores num processo constante de evolução.
Na possibilidade de permanecer no pé, é importante que a evolução também continue e toda a energia fornecida pelo pé seja sugada e agregada à fruta na formação da melhor polpa e do melhor suco. Afinal há de vir o dia da colheita e somente aquela que tiver boa polpa e bom suco, será escolhida. E ainda que, quem tenha colhido não seja suficientemente capaz de reconhecer a qualidade da fruta e a prive do processo pós-colheita, que não cesse de evoluir e continuar a boa formação da polpa e do suco, pois que a colheita não sucede somente uma vez ao ano.
É certo que outras frutas nascerão e crescerão, buscando obter a mesma qualidade de polpa e suco, e pode acontecer do propósito da colheita sofrer mudanças e serem exigidas apenas frutas jovens, mas a qualidade jamais será dispensada, e assim o pé será cada vez mais frondoso, bonito e de cores marcantes, chamando a atenção para novas colheitas.
No final serão sementes e novos pés virão. E se essas sementes vierem de frutas de qualidade, o pé será tal e qual, e o processo não cessará faça chuva ou faça Sol, a menos que o Agricultor decida que não haverá mais sementes, pés ou frutas, mas essa decisão Ele não tomará, pois o Seu nome, embora não seja exatamente esse, poderia ser qualquer outro, mas Ele preferiu, e assim nos ensinou seu filho, que nós o conhecêssemos como Amor. Deus é Amor.
Continue o teu processo de agregação da melhor polpa e do melhor suco. O Agricultor, com certeza vai cultivar e cuidar com os melhores adubos do Seu coração, pois o objetivo é um pomar repleto dos melhores e dos mais frondosos pés, que por conseqüência terão sobre si pernas, corpos e mãos que se juntarão numa união de fé e amor, ainda que tudo isso seja apenas uma mera esperança.
Eribaldo Bezerra dos Santos (Eddy)
São Paulo, 16 de Maio de 2008.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php