FALANDO EM GRITOS
SCARIEST SCREAMS
English:
http://sound101.org/screams/
http://www.salford.ac.uk/news/details/935
http://news.bbc.co.uk/cbbcnews/hi/newsid_8290000/newsid_8291800/8291816.stm
Um pesquisador inglês queria saber o que torna um grito assustador e fez esse site, em que você ouve alguns berros apavorados, toma aquele susto e dá uma nota para cada um deles. Você se diverte e ainda colabora com a ciência.
Confira o site: http://sound101.org/screams/.
Fonte: Folha de S.Paulo – 09/11/09.
Mais detalhes:
http://www.salford.ac.uk/news/details/935
http://news.bbc.co.uk/cbbcnews/hi/newsid_8290000/newsid_8291800/8291816.stm
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
"Taí um dos temas mais importantes para o Brasil: Gestão Pública. Ano que vem tem eleição. Vamos pensar bem em quem votar..." FM: Essa é a ideia meu caro, essa é a ideia. Abração!
"Definição Perfeita: 'O atual governo se compõe de dois grupos: Um, formado por gente totalmente incapaz e outro, por gente capaz de tudo...'. (Colaboração: Markão)" FM: Boa definição!
"Vejam que texto interessante! Bom fim de semana." FM: Muito interessante mesmo! "PERCEBA O SEU POTENCIAL" está disponível na coluna "Pense". Obrigado!
"Equipe querida, O site fica em qual cidade/Estado mesmo? Forte abraço" FM: Somos de "Belzonte", Minas uai! Forte abraço pra você também.
"Muito boa a piada. abraços." FM: Excelente! Nem parece piada... "Joãozinho Repórter" está no Cantinho do Humor. Valeu!
DITO E FEITO - "NOVO EM FOLHA"
Inspirada no papel, frase qualifica objetos e pessoas.
Quando queremos dizer que algo nunca foi usado ou que, se já foi, está em ótimo estado, dizemos que está "novo em folha". A expressão também pode ser usada para designar alguém que, depois de se machucar ou enfrentar uma doença, está curado.
É fácil entender por que usamos o adjetivo "novo" para nos referirmos a esses objetos ou pessoas. Mas o que a folha tem a ver, por exemplo, com um carro zero, um sapato recém-comprado ou alguém que acabou de sair de um hospital?
Isso acontece porque a origem da expressão vem das folhas de papel branquinhas, limpinhas e sem amassados dos livros novos quando acabam de ser impressos. São livros novos em folha.
Lívia Lombardo - Fonte: Aventuras na História - Edição 76.
BILHETES INÉDITOS DE GETÚLIO VARGAS
Bilhetes recém-descobertos da última fase no poder de Getulio Vargas (1883-1954) revelam um presidente sufocado, atento a miudezas da administração e ao comportamento da imprensa, em especial do jornal criado por Samuel Wainer para apoiá-lo ("Última Hora").
A primeira parte dos bilhetes, de 1951, foi divulgada pela Folha em 24 de agosto deste ano. Já os bilhetes de 1954, aproximadamente 200, foram encontrados em setembro, sendo de teor inédito.
De compreensão razoável, a letra de Getulio está em cada um dos quase 700 bilhetes que o presidente escreveu para seu Chefe da Casa Civil, Lourival Fontes, em 51 e 54.
Cada bilhete, em papel já amarelado pelo tempo, traz a marca do período turbulento que Getulio viveu na sua volta ao Palácio do Catete, sede do governo federal quando o Rio era a capital do país, culminando com seu suicídio.
Neles, Getulio demonstra sua insatisfação com a imprensa ("Noto que os jornais (...) não publicam os numerosos atos (...) diariamente praticados pelo Poder Executivo"), preocupação com seus discursos ("Na fala de São Paulo, é preciso cortar esse trecho onde diz que o Brasil é um país pobre"), atos de nepotismo ("A viúva do senador Salgado Filho pede interferência (...) afim de que seu sobrinho (...) não seja exonerado") e sua influência no jornal "Última Hora", de Samuel Wainer, que apoiava seu governo ("Diga ao Wainer que a edição de hoje tem muito esporte"; "Pergunte ao Wainer se os temas do Mercado Municipal e do Tribunal de Contas já estão esgotados").
Ontem de manhã, Celina Vargas -neta de Getulio- e Francisco Baptista Neto doaram os documentos ao Arquivo Nacional, no Rio. Os bilhetes foram guardados e mantidos sob sigilo desde 1967 pelo pai de Baptista Neto, o ex-governador sergipano Lourival Baptista, amigo de Fontes, que recebeu deste os documentos oficiais.
"Eles mostram um presidente atuante e atento a todos os assuntos do governo", diz Baptista Neto. "E mostram também que a ideia de que ele era um velho despreparado para governar, que a oposição tentou vender, é absurda", acrescenta Celina.
Em um dos últimos bilhetes, provavelmente um mês antes de seu suicídio, sob intensa pressão, ele desabafa: "Querem me aprisionar. Não sou prisioneiro de ninguém".
Exposição e livro
Baptista Neto, Celina Vargas e o Arquivo Nacional têm o projeto de, em um ano, montar uma exposição itinerante com todos os bilhetes e também com fotos de Getulio que integram o acervo iconográfico do Arquivo Nacional, além de editar um livro que contextualize os quase 700 bilhetes encontrados.
Caio Barretto Briso - Fonte: Folha de S.Paulo - 07/11/09.
Veja uma cópia:
http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2009/11/07/bilhetes-ineditos-de-getulio-revelam-nepotismo-solidao-e-controle-do-quotultima-horaquot.jhtm
MADAME NATASHA
Madame Natasha aprendeu a gostar de índios lendo textos do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro. Ela acredita que seu mestre de indiologia merece uma de suas bolsas de estudo, por conta de um trecho extraído de um livro que publicará no ano que vem, intitulado "Isso não é tudo: Lévi-Strauss e a mitologia ameríndia". Explicando o alcance da frase "isso não é tudo", do professor francês, ele escreveu:
"Ela aponta para o inacabamento da análise estrutural, sugere as razões desse inacabamento: a fractalidade e rizomaticidade de todo objeto determinado pelo método estrutural".
Natasha tentou saber o que ele quis dizer e ensinaram-lhe que a ideia de "fractalidade" tem a ver com "padrões escalares autossimilares que podem emergir de sistemas caóticos".
Madame desistiu. Esse dialeto só é falado pela tribo dos filósofos da Alta Sorbonne.
Elio Gaspari (http://www.submarino.com.br/portal/Artista/80141) - Fonte: Folha de S.Paulo - 08/11/09.
RUMO A COPENHAGUE
Em Dezembro o mundo estará de olho na capital da Dinamarca. Mias de 200 países - inclusive o Brasil - lá estarão para discutir o que cada um pode fazer para reduzir as emissões de CO2 e o aquecimento global.
As decisões serão de extrema importância para definir que planeta queremos para nós e para as futuras gerações.
Fique por dentro do que vai acontecer em Copenhague em http://www.planetasustentavel.com.br/especiais/cop15 e participe seguindo no http://www.twitter.com/psustentavel.
SEMENTES SUECAS
Produtos para crianças com design sueco estão em mostra no Museu da Casa Brasileira.
Abertura: 17 de novembro, às 19h30
Palestras: 18 de novembro, às 19h30
"Design para crianças - quando apenas o melhor é suficiente" - Jan Puranen, designer Industrial MFA (Master of Fine Arts)
"Playgrounds temáticos na cidade de Malmo - Arquiteto paisagista, designer e artista trabalhando juntos para recreação ao ar livre" - Karin Sjölin e Caroline Larsson, ambas do MAS Member of Swedish Architects) e arquitetas paisagistas
Visitação: 18 de novembro a 17 de janeiro
Com 50 produtos representativos do design sueco para crianças e a participação de 30 empresas, a exposição "Sementes Suecas" é uma realização do Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em parceria com o Instituto Sueco, a Embaixada da Suécia em Brasília e Svensk Form. A mostra destaca o país como ator de liderança mundial em design inovador, tendo o brinquedo uma posição de importância vital. O design sueco para crianças inclui valores de divertimento mais acentuados do que se costuma ver no mundo inteiro. A mostra já esteve na Colômbia e no México.
Um dos grandes êxitos do design sueco foi a cadeira infantil para carro, um sucesso em todo o mundo. Outros produtos de destaque também são relacionados com segurança, como coletes salva-vidas e capacetes de vários tipos. A Suécia é um país onde a segurança das crianças merece atenção de longa data. O país mantém uma posição de liderança neste segmento, tendo impulsionado o desenvolvimento internacional. Sempre registrou os índices mais baixos nas estatísticas de acidentes com crianças.
"A exposição evidencia como designers e arquitetos podem contribuir para a construção de lugares e produtos que propiciem um ambiente seguro, lúdico e saudável", diz Giancarlo Latorraca, diretor Técnico do MCB.
Ao combinar criatividade com segurança, o conceito da mostra "Sementes Suecas" se relaciona com um ambiente de crescimento criativo e especial para crianças. As necessidades das crianças são o ponto de partida e, ao mesmo tempo, agentes interativos no processo de design.
"A atitude sueca de que as crianças devem ter os melhores produtos já fazem parte de nossa tradição", afirma Kerstin Wickman, professora emérita da Escola de Belas Artes de Estocolmo. "São as roupas fáceis de vestir e despir, as camas com grades seguras para crianças pequenas e, não menos importante, o desenvolvimento dos assentos de criança para automóveis com o encosto voltado para trás".
Os produtos de design para crianças são artigos inteiramente comuns, porém bem adaptados e duráveis. A partir de uma perspectiva de durabilidade, é justamente a resistência ao desgaste que é muito solicitada. Os artigos infantis devem poder passar de uma criança para outra e, por isso, devem ter um estilo bem equilibrado para não ficarem fora de moda e as roupas podem muito bem ser unissex.
Palestras - 18 de novembro, às 19h30
"Design para crianças - quando apenas o melhor é suficiente" - Jan Puranen, designer Industrial MFA (Master of Fine Arts)
"Playgrounds temáticos na cidade de Malmo - Arquiteto paisagista, designer e artista trabalhando juntos para recreação ao ar livre" - Karin Sjölin e Caroline Larsson, ambas do MAS (Member of Swedish Architects) e arquitetas paisagistas.
Design para crianças - Quando apenas o melhor é suficiente.
Por que a Suécia é um dos países de liderança mundial na criação de design de qualidade para crianças? De que modo a sociedade e as tradições influenciaram os designers suecos? Que papel a empresa Ergonomidesign desempenhou para colocar o design sueco para crianças no mapa internacional? Esta apresentação proporcionará uma introdução a uma das mais conceituadas empresas de design do mundo, mostrando como sua filosofia e métodos especiais têm mudado a vida de milhões de crianças e pais ao redor do mundo. A apresentação enfoca especialmente estudos de casos da vida real, como os produtos BabyBjörn.
Jan Puranen, Ergonomidesign, Estocolmo - Designer industrial que trabalha em um amplo campo de desafios no mundo do design, mas concentra-se principalmente no design de produtos, como artigos de consumo eletrônicos e equipamentos médicos. Trabalha na Ergonomidesign desde 2006 com empresas que atuam no campo da medicina, como a Novartis, Novo Nordisk e Maquet.
Outros clientes são Doro (empresa sueca de telecom), Sanyo, BabyBjörn, SL (Transportes Públicos de Estocolmo), SAS (Scandinavian Airlines) e Volvo.
Seus principais interesses e paixão são design conceitual, visualização, interação física e usabilidade. Recebeu vários prêmios internacionais de design durante sua carreira: medalha de bronze IDEA, BIO 21, Janus de la Santé e medalha de ouro do IF Product Design Award. Fez mestrado em Belas Artes na HDK (Escola de Design e Artesanato) de Gotemburgo, Suécia, e também é um experiente designer gráfico e ilustrador técnico.
Playgrounds temáticos na cidade de Malmo -Arquiteto paisagista, designer e artista trabalhando juntos para recreação ao ar livre - A cidade de Malmo, na Suécia, se dedicou durante vários anos a criar novos locais de encontro para crianças e jovens. Desenvolver playgrounds temáticos é uma forma de renovar as idéias em torno de brincadeiras infantis. Um parque temático tem atrações exclusivas, feitas sob medida, que acompanham um playground particularmente acessível. Hoje, existem 20 parques temáticos em Malmo. A cooperação entre designers e artistas em torno de diferentes temas resultou em playgrounds individuais, construídos no local, utilizando novos materiais e métodos. A cidade de Malmo procura trabalhar com novas áreas de recreação para atividades desportivas espontâneas, como skate e futebol. Com a união de artistas e designers, o objetivo é criar algo mais do que somente áreas de esporte, talvez para conduzir a uma apreciação dessas novas tendências e ideias que vêm diretamente de crianças de todas as idades.
Karin Sjölin, MSA LAR arquiteta paisagista, trabalha com parques e pontos de encontro há nove anos. Ela é responsável pelo playground "Contos de Fadas", um dos mais conhecidos e mais populares de Malmo.
Caroline Larsson, MSA LAR arquiteta paisagista, trabalha com espaços públicos dentro da cidade há mais de 10 anos. Por ter feito muitos playgrounds temáticos desde 1998, tem responsabilidade estratégica no programa em Malmo.
FTP-server:
ftp://swedishseed:Design$Safe821@ftp.si.se
Username: swedishseedreader
password: guj$6592
Serviço:
Exposição: "Sementes Suecas"
Abertura: 17 de novembro, às 19h30
Palestras: 18 de novembro, às 19h30
"Design para crianças - quando apenas o melhor é suficiente" - Jan Puranen, designer Industrial MFA
"Playgrounds temáticos na cidade de Malmoe - Arquiteto paisagista, designer e artista trabalhando juntos para recreação ao ar livre" - Karin Sjölin e Caroline Larsson, ambas do MSA LAR e arquitetas paisagista
Visitação: 18 de novembro a 17 de janeiro, de terça a domingo, das 10h às 18h
Site: www.mcb.org.br
Local: Museu da Casa Brasileira - Av. Faria Lima, 2705 - Tel. 11 3032-3727 Jardim Paulistano São Paulo
Ingresso: R$ 4,00 - Estudantes: R$ 2,00 Gratuito domingos e feriados
Acesso para pessoas com deficiência.
Visitas orientadas: 3032-2564 agendamento@mcb.org.br
Estacionamento: R$ 12,00 no dia da abertura; de terça a sábado até 30 min. grátis, até 2 horas R$ 8,00, demais horas R$ 2,00. Domingo: preço único de R$ 10,00.
Classificação indicativa: livre
Informações para a imprensa:
Museu da Casa Brasileira
Menezes Comunicação Tel. 11 3815-1243 3815-0381
Letânia Menezes cel. 9983-5946; Silvana Santana
e-mail: menezescom@uol.com.br
Embaixada da Suécia em Brasília
Pierre Liljefeldt, Assessor de Imprensa
Telefone: +55 61 3442 5214, e-mail:
pierre.liljefeldt@foreign.ministry.se
Silvana Santana
Menezes Comunicação
Av. Pedroso de Moraes, 631 cj 93
05419-000 - São Paulo - SP
tels. 11 3815-1243/0381
silvana.menezescom@uol.com.br
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php