FALANDO, ATÉ MESMO NO GELO...
PISTA GELADA
Antártida - Inaugurada pista de pouso e decolagem construída no gelo. O empreendimento recebeu um avião Airbus A319 nesta sexta e deve facilitar o deslocamento de pesquisadores do clima da Antartida até Hobart, na Austrália.
Fonte: Terra - 10/01/08.
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
"Olá CCC. "Na verdade o ano de 2007 só se renovou em sua quarta parte, já que apenas o 7 mudou para 8. Como vocês mesmo comentaram, cada um vê o Ano Novo de uma forma. Poderíamos dizer que de 7 para 8 já foi um grande salto, ou que finalmente as linhas do 7 se encontraram numa grande união formando o 8, exatamente como todos deveríamos ser. Enfim, Ano Novo é isso mesmo, uma contagem de tempo normal como todas as outras que, no entanto aproveitamos para colocar ou tentar colocar em prática algum projeto novo ou uma idéia que nos parece interessante. Assim como o FM por exemplo. Uma idéia que felizmente deu certo. Pelo número de acessos, pode-se perceber também que a responsabilidade de vocês aumentou. Ler o FM já faz parte do dia-a-dia de muita gente, o que significa que alguma coisa boa tem, não é mesmo? Quero cumprimentá-los mais uma vez pela iniciativa e expressar minha satisfação em saber que ainda se encontra muita coisa boa na internet. Espero que a cada ano o FM evolua e se modernize como todo meio de comunicação deve ser, para que nessa sinergia possamos ensinar e aprender mutuamente, como deixar esse nosso planeta um pouquinho melhor para as gerações futuras. Feliz Ano Novo! Um forte abraço" FM: Valeu! Sempre ensinando e aprendendo uma nova lição.
"A vocês e toda equipe um 2008 repleto de SUCESSO! O site está mais bonito, mais convidativo...." FM: Muito obrigado. Um 2008 repleto de SUCESSO para todos nós.
"Meus prezados amigos alunos e professores da Faculdade Mental. Fiquei muito agradecido a todos vocês pelo carinho demonstrado através de nota aqui publicada, quando do nascimento de meu filho Marcos Lott Borges em 2007 no dia 24 de junho. Abraço a todos e que 2008 seja um marco na vida de cada um de vocês como o ano de muitas realizações e progressos. Atenciosamente, Antônio Marcos Borges" FM: É isso aí professor! Mais uma vez parabéns pelo filhão.
"Oi pessoal. As colunas que eu mais gosto são os Reis da Logística e Propagandas Inteligentes, mas vocês não tem publicado mais. Pensem nisso!" FM: Agradecemos sua mensagem e estamos diponibilizando novamente os Reis da Logística na coluna "Formandos & Formados" e Propagandas Inteligentes na coluna "Nossos Colunistas". Valeu!
DE VOLTA À SALA DE AULA
O historiador e diplomata Alberto da Costa e Silva deu, como sempre, uma ótima entrevista, esta para a repórter Mariana Filgueiras, no "Jornal do Brasil", em que fala de quatro atividades essenciais que praticávamos na sala de aula e que, pelo visto, a escola brasileira abandonou.
Uma, a leitura em voz alta. Um aluno lia alto e os outros o acompanhavam no mesmo texto, em silêncio. Depois se revezavam. "Quem lê em voz alta toma gosto pela leitura", diz ele. "Ler alto ensina a virgular, ensina as respirações da fala." Outra, o ditado. "Ele educa o ouvido", observa Da Costa e Silva, além de exigir do aluno o conhecimento da palavra e da estrutura da frase, a destreza e a clareza caligráficas. Quantas crianças no Brasil de hoje serão capazes de tomar um ditado sem cometer grossas batatadas com seus garranchos?
Uma terceira, a cópia. O simples ato de copiar um texto estimula a concentração para a grafia, os acentos e a pontuação. Não que os garotos não estejam entregando trabalhos baseados em textos que copiam liberalmente da internet -mas a cópia na sala de aula é outra coisa. Ali é que, diante do professor, a onça bebe água. E, por fim, a redação -ou composição, como se chamava, baseada na observação de objetos. "A composição estimula os sentidos. A criança aprende a pôr no papel, com palavras, o que vê", diz Alberto. "A descrição de quadros de natureza-morta, por exemplo, é essencial." Ou a visita ao zoológico, diria eu, ou à fábrica de sorvete.
Alguém dirá que o próprio conceito de sala de aula mudou e que o importante agora é enchê-la de computadores. Mas a mecânica elementar do conhecimento em nossos meninos terá se sofisticado a esse ponto? Por enquanto, o que estamos produzindo são crianças que marcam xis no chute em testes de múltipla escolha.
Ruy Castro - Folha de S.Paulo - 07/01/08.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php