FALANDO DOS CORREIOS
CAIXAS DE CORREIO: UM NOVO OLHAR
Video:
http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2010/04/17/artistas-plasticos-dao-nova-cara-a-caixa-de-correio.jhtm
Photos:
http://www.sppaulista.com.br/newsdesk_info.php?newsdesk_id=205
Uma exposição na sede histórica dos Correios, em São Paulo, trouxe 22 interpretações artísticas da tradicional caixa de correspondência. As obras, que incluem uma gaiola e uma boca que segura as cartas, foram criadas por membros da Associação Brasileira de Artistas Plásticos de Colagem. Veja o vídeo: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2010/04/17/artistas-plasticos-dao-nova-cara-a-caixa-de-correio.jhtm.
Fonte: Folha Online - 17/04/10.
Leia mais:
http://vozdovaleonline.com.br.nrserver10.net/blog/?p=3719.
Veja fotos:
http://www.sppaulista.com.br/newsdesk_info.php?newsdesk_id=205
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
"O HOMEM MODERNO DO SÉCULO XXI - Com o passar dos séculos o ser humano tem incorporado novos valores que se ajustam aos tempos atuais. A seguir Quino explica quais são os valores que dominam o homem moderno. (Colaboração: A.M.B.)" FM: Confira aqui o humor de Quino http://cordsp.blogspot.com/2009/12/o-homem-moderno-do-seculo-xxi.html.
"Para seu conhecimento e uso, se for o caso: http://www.comidadibuteco.com.br/ (Colaboração: A.M.B.)" FM: Cumida di Buteco 2010! Vamos comer...
"Enorme bola de fogo cai nos EUA. Sinais ou início? http://hypescience.com/enorme-bola-de-fogo-cai-nos-eua/. (Colaboração: A.M.B.)" FM: Boa pergunta, professor!
DITO E FEITO: "PRETO NO BRANCO"
Expressão teve origem em outra, mais antiga.
Colocar o preto no branco é registrar, por escrito, uma promessa ou acordo para que depois não se corra o risco de ficar o dito pelo não dito. De acordo com o folclorista brasileiro Luís da Câmara Cascudo, essa expressão teria surgido no Brasil do século 19 como substituta para uma outra, bem mais antiga, datada da segunda metade do século 9: "cum cornu et cum alvende". "Cornu" significava tinteiro e "alvende" era o alvará, o decreto. Assim, a frase em latim faz referência a um decreto ou documento escrito e assinado. Na versão posterior e abrasileirada da expressão, preto significa a tinta e branco, o papel.
Lívia Lombardo - Fonte: Aventuras na História - Edição 81 - Abril 2010.
OPINIÃO
Realize enquetes com as redes sociais, que podem ser fonte de consulta para pesquisas onde é preciso ouvir a opinião de outras pessoas. Há serviços como o Tweet Opinião (http://www.tweetopiniao.com.br/), em que é possível realizar uma enquete com um grupo de seguidores do Twitter, sejam colegas da escola, amigos ou familiares, e obter respostas instantâneas.
Fonte: Folha de S.Paulo - 19/04/10.
LÍNGUA VIVA E VELOZ
No passado, os dicionaristas esperavam dez anos para verificar se uma palavra estrangeira fora adotada plenamente no país. Hoje, com a rapidez com que os estrangeirismos são incorporados ao português, esse prazo é de um ou dois anos. A seguir, vocábulos que serão incluídos na próxima edição do Dicionário Aurélio*
Tecnologia
Smartphone – Celular com alguns recursos de computador
Pop-up – Janela que se abre em página da internet para propaganda
MP3 – Forma de compactação de arquivos de áudio
Antispam – Programa que previne publicidade eletrônica não solicitada
Bluetooth – Tecnologia para conectar dispositivos sem o uso de cabo
Gastronomia
Blanquette– Guisado de carne branca
Chutney – Tipo de geleia de origem indiana
Muffin – Pão fofo doce assado em pequenas fôrmas
Sashimi – Prato da culinária japonesa que consiste em fatias de peixe cru
Bock – Tipo de cerveja adocicada e de teor alcoólico forte
Pierogi – Prato da culinária polonesa que consiste em pastéis cozidos
com diversos tipos de recheio
Comportamento/Esportes
Bullying – Violência psicológica ou física praticada repetidamente
Antidoping – Tipo de exame que busca identificar substâncias de uso proibido no sangue dos atletas
Barwoman – Mulher que prepara drinques profissionalmente
Off-road – Diz-se de veículo próprio para trafegar em terrenos acidentados
Brake-light – Luz de freio dos veículos
Nataly Costa - Fonte: Veja - Edição 2161.
A COMUNICAÇÃO EFETIVA NAS ORGANIZAÇÕES
A comunicação efetiva nas organizações: o sucesso para o alcance dos objetivos estratégicos.
Alice Ferruccio, D.Sc. (http://aliceferruccio.blogspot.com/2007/03/comunicao-efetiva-nas-organizaes.html)
É comum verificar nas respostas dos trabalhadores a falta de comprometimento com as metas organizacionais em função do desconhecimento das mesmas. O trabalhador, fechado apenas na sua atividade cotidiana, não percebe a sua contribuição para o atendimento dos objetivos organizacionais. Este ponto poderia ser melhor esclarecido se fosse possível descrever os relatos das pessoas sobre a importância que elas percebem em relação às atividades que exercem na empresa que trabalham.
As pessoas se sentem mais confiantes se participarem dos processos e se souberem de que maneira as mudanças ocorrem, por que elas existem, qual o objetivo, qual será o impacto, quando começarão etc.
Quanto mais rígidas as estruturas organizacionais, mais explícitos serão os sentimentos de frustração e impotência em relação ao sistema lento, rígido e cheio de barreiras que impede a contribuição das pessoas, de maneira participativa e em direção ao estabelecimento dos objetivos organizacionais.
A retroalimentação (feedback) daqueles que executam as atividades é de fundamental importância para que as pessoas que planejam as estratégias organizacionais possam fazer pequenos ou grandes ajustes na administração das estratégias.
Cada pessoa na organização é um ser único, com toda a sua subjetividade, sua lógica de pensamento próprio, cultura, padrões de comportamento, cada um com sua carga emocional, seus sentimentos, ansiedades, sofrimentos, que não deixam de existir quando ele está trabalhando. Os gestores possuem uma tarefa muitas vezes difícil de ser realizada: desenvolver um clima agradável, positivo, favorável dentro da organização.
Para se conhecer os problemas que estão latentes nas organizações é importante quebrar o iceberg da ignorância que existe nas organizações (Whiteley, 1992). Deve-se considerar as informações provenientes dos níveis operacionais como por exemplo queixas dos funcionários e também as estatísticas. Elas vão mostrar se as mudanças que foram planejadas estão, efetivamente, sendo implementadas e se os objetivos estratégicos estão sendo alcançados.
A comunicação é fundamental para todo tipo de organização. Fernando Bartolomé (1999) afirma: “As Organizações viverão ou morrerão, dependendo da habilidade que tiverem para processar dados, transformá-los em informações, distribuí-los adequadamente e usá-las com rapidez para tomar decisões hoje e mudá-las amanhã, quando chegarem novas informações ”. Nesta Era da Informação, a comunicação, que é basicamente o processo de troca de informações, tem um papel crucial. Este processo é fundamental na vida de uma empresa porque nenhum indivíduo pode gerar sozinho todas as informações necessárias para a tomada de decisão.
Algumas barreiras podem influenciar a comunicação. Algumas são barreiras do emissor (falta de clareza nas idéias, comunicação múltipla, problemas de codificação, bloqueio emocional, timidez, suposição acerca do receptor, qualidade e clareza do orador etc.) e do receptor (desinteresse, avaliação prematura, preocupação com a resposta, experiências anteriores, preconceitos e estereótipos, comportamento defensivo, atribuição de intenções, ouvir intelectualmente, estado emocional, deformação inconsciente da informação - ignorância seletiva, esquecimento seletivo, escolha das fontes de informação, deformação, registro/memorização).
Toda organização é formada por pessoas, seres humanos, que se comunicam, se relacionam entre si, têm sentimentos e emoções. O clima organizacional é o nome dado ao ambiente interno existente entre os membros de uma organização. É o resultado deste inter-relacionamento entre as pessoas; é o ambiente que se forma na organização, não importa qual.
O clima organizacional possui uma forte relação com a motivação das pessoas. Quando a motivação entre os membros de uma organização está elevada, o clima organizacional se eleva e as relações interpessoais são de colaboração, interesse, satisfação, animação, etc. Já a baixa motivação entre os membros se traduz em sentimentos de frustração, barreiras à satisfação das necessidades individuais e do grupo. O clima organizacional desfavorável pode apresentar estados de depressão, desinteresse, tumulto, inconformidade, insatisfação etc.. Estes estados são típicos de situações onde as pessoas se defrontam abertamente com a organização e podem emergir vários conflitos organizacionais.
Há algumas variáveis que influenciam o clima organizacional, dentre elas pode-se citar: comunicação, estrutura da organização, conflitos, responsabilidade, riscos, recompensas, calor e/ou apoio. O estilo de liderança empregado nas organizações também pode influenciar o clima organizacional de cada microsistema. O comportamento do líder e seu estilo de administrar influencia a motivação de seus subordinados e consequentemente o clima organizacional.
O estudo de clima organizacional é um instrumento que permite conhecer a percepção coletiva do público interno acerca da organização, isto é, as idiossincrasias das pessoas no seu ambiente de trabalho. Com base nesta percepção, os colaboradores se motivam, se comportam e tomam decisões no dia-a-dia.
Estudar o clima é importante para que se possa conhecer os diversos fatores organizacionais que afetam o nível de motivação dos funcionários. A pesquisa de clima é um instrumento de diagnóstico organizacional. O diagnóstico poderá apresentar dados importantes sobre como se dão os relacionamentos entre os funcionários, quais são as condições sob as quais cada um se insere na organização e como esta condição interfere na sua produtividade.
Estudar o clima também é importante para que se possa estabelecer e manter canais confiáveis de comunicação e relacionamento, reforçando os níveis de adesão e comprometimento dos colaboradores em relação aos resultados da empresa. Ao término de uma pesquisa de clima, é de fundamental importância utilizar mecanismos de feedback para que todos os participantes conheçam os resultados e que possam dar idéias para melhorar as condições do ambiente e elaboração e/ou aperfeiçoar os planos empresariais de curto, médio e longo prazos.
A melhora da integração e da comunicação entre as pessoas da mesma área e entre áreas diferentes, faz com que os funcionários se sintam mais à vontade para expor suas dúvidas e suas inseguranças, sugerir mudanças e inovações.
As barreiras às comunicações podem influenciar a qualidade do processo decisório nas organizações. A eficiência também está relacionada à qualidade, a rapidez e a forma como as decisões são tomadas nos diferentes níveis hierárquicos. A comunicação das decisões é ponto fundamental para a eficiência dos processos. As informações devem ser necessárias e suficientes para que cada pessoa exercer o seu papel de forma segura e contribua para o alcance dos objetivos estratégicos.
(Colaboração: Dorislaine Alves)
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php