TAXA DE DESEMPREGO
A MENOR DESDE 2003
English:
Folha.uol.com.br/unemployment-in-2012
IBGE â
http://www.ibge.com.br/english/
http://www.facebook.com/#!/ibgeoficial?fref=ts
IPEA â
Ipea.gov.br/portal/
Facebook.com/IPEA
Desemprego em 2012 Ă© o menor jĂĄ registrado; renda tem alta recorde. Aumento do rendimento familiar Ă© acompanhado da queda no nĂșmero de jovens que buscam trabalho. Apesar do esfriamento da economia, indĂșstria optou por segurar funcionĂĄrios; serviços puxaram contrataçÔes.
O mercado de trabalho nĂŁo refletiu no ano passado o fraco crescimento econĂŽmico: o desemprego foi o mais baixo desde 2003, inĂcio da atual sĂ©rie histĂłrica, e a renda do trabalhador cresceu no maior ritmo desde 2004, disse o IBGE.
O descompasso resulta do alto custo de demissÔes e da escassez de mão de obra em alguns setores, o que fez empresårios segurarem trabalhadores e aceitarem pagar melhores salårios.
à reflexo ainda do crescimento maior do PIB em atividades que ocupam mais pessoas, como comércio e serviços, dizem analistas.
Nesse cenårio, a taxa média de desemprego ficou em 5,5% em 2012, a menor desde 2003, primeiro ano fechado da nova metodologia -o que impede que se faça comparaçÔes com levantamentos anteriores.
Em dezembro, o desemprego ficou em 4,6%, a mais baixa taxa mensal jĂĄ registrada.
Em dezembro, porĂ©m, tradicionalmente menos pessoas procuram trabalho, por causa das festas de fim de ano, reduzindo a taxa. Ă esperada uma alta para este mĂȘs.
JĂĄ o rendimento subiu 4,1%, o melhor desempenho da sĂ©rie, graças tambĂ©m ao forte reajuste do salĂĄrio mĂnimo, segundo especialistas.
A alta do rendimento tambĂ©m estĂĄ por trĂĄs da redução da taxa de desemprego. Ă que as famĂlias passaram a ganhar mais nos Ășltimos anos, o que fez com que jovens e aqueles que nĂŁo chefiam os lares possam optar por nĂŁo procurar emprego e estudar ou cuidar da casa.
"Hå uma queda na participação dos jovens no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que aumenta a escolaridade dessa faixa", diz Gabriel Ulyssea, pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa EconÎmica Aplicada).
PLENO EMPREGO
Para Ulyssea, o "mercado de trabalho estå muito aquecido e perto de uma situação de pleno emprego", o que pode ser um "gargalo" para a recuperação da economia por causa da falta de mão de obra. As previsÔes apontam crescimento de 3%, acima do 1% estimado para 2012.
JĂĄ Cimar Azeredo Pereira, do IBGE, nĂŁo vĂȘ cenĂĄrio de pleno emprego em razĂŁo da ainda alta informalidade e das diferenças regionais. Tal condição Ă© alcançada quando a taxa se aproxima de 5%, segundo a teoria econĂŽmica.
Pereira concorda, porĂ©m, que os dados mostram aquecimento e menor oferta de empregados. O Ășnico sinal de possĂvel reflexo da crise, diz, Ă© o crescimento menor do emprego com carteira assinada.
Pedro Soares - Fonte: Folha de S.Paulo â 01/02/13.
Imagem â Fonte:
http://www.tribunadabahia.com.br/
http://www.facebook.com/tribunadabahia
IBGE â
http://www.ibge.com.br/home/
http://www.facebook.com/#!/ibgeoficial?fref=ts
IPEA â
http://www.ipea.gov.br/portal/
Facebook.com/IPEA
CAĂADA ILEGAL CRESCE E AMEAĂA RINOCERONTES
A caçada ilegal de rinocerontes estĂĄ crescendo na Ăndia, segundo dados divulgados pela organização ambiental WWF. SĂł neste ano, o paĂs teve nove animais mortos â todos em parques de proteção ambiental no Estado de Assam. Os caçadores usam tiros de fuzil AK-47 para abater os rinocerontes, que tĂȘm seus chifres removidos. Um dos destinos dos chifres Ă© o mercado negro no VietnĂŁ, onde sĂŁo usados com supostas finalidades mĂ©dicas. Em dois meses, o nĂșmero de animais mortos equivale a 43% dos 21 rinocerontes abatidos em 2012 sĂł em Assam. O crescimento na matança ilegal preocupa a WWF, uma vez que Assam jĂĄ foi palco de polĂticas de boa conservação.
Etc â Fonte: O Tempo â 07/02/13.
WWF India â
http://www.wwfindia.org/
http://www.facebook.com/wwfindia
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php