OFICINA CERĂMICA
FRANCISCO BRENNAND
English:
http://www.recife.info/oficina-de-ceramica-francisco-brennand.html
See more: http://www.brennand.com.br/
Museu em Pernambuco guarda o universo do artista e sua obra. Localizado na regiĂŁo da VĂĄrzea, nos arredores de Recife, a Oficina Francisco Brennand ocupa aproximadamente 15 mil m2 e guarda o acervo do artista que dĂĄ o nome ao local. Fundada em 1971, nas ruĂnas de uma antiga olaria do inĂcio do sĂ©culo 20 - que ocupava a ĂĄrea de um engenho -, Brennand aproveitou as instalaçÔes da fĂĄbrica de tijolos e telhas para criar um museu diferente, com obras ambientadas em jardins, prĂ©dios, salas, praças, fontes e lagos. Todo o complexo compĂ”e uma espĂ©cie de parque. AlĂ©m das obras de Francisco Brennand, a Oficina possui projeto paisagĂstico de Roberto Burle Marx (1909-1994).
Veja mais: http://www.brennand.com.br/
MĂĄrio AraĂșjo - Fonte: Aventuras na HistĂłria - Edição 85.
PAPEL DE PAREDE - KAZIRANGA
Quase extintos por caçadores na Ăndia, os tigres sobrevivem em Kaziranga. Foto de Steve Winter.
Confira: http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/papeis-de-parede/papeis-parede-agosto-586006.shtml?foto=1p.
Fonte: National Geographic - Edição 125.
TEATRO NOS PARQUES
Maratona Teatro nos Parques, projeto da Cooperativa Paulista de Teatro que leva 96 apresentaçÔes a 41 parques da cidade de São Paulo. Detalhes da programação em http://www.teatronosparques.com.br/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 30/08/10.
VIVA A TUNGA
HĂĄ um novo tipo de sindicalismo no paĂs. Diante da decisĂŁo do MinistĂ©rio do Trabalho de instituir o ponto eletrĂŽnico na porta das empresas, dezenas de sindicatos patronais foram Ă Justiça para impedir o funcionamento da maquininha. AtĂ© aĂ, tudo bem, pois desde que se inventou a jornada de trabalho remunerada o sonho de alguns patrĂ”es Ă© tungar algumas horas de serviço de seus empregados, bem como os impostos e contribuiçÔes devidos Ă ViĂșva.
A novidade veio de onde menos se esperava: sĂŁo muitos os sindicalistas-companheiros que nĂŁo querem o ponto eletrĂŽnico.
Elio Gaspari - Fonte: Folha de S.Paulo - 29/08/10.
Ministério do Trabalho - http://www.mte.gov.br/
PRĂMIO JABUTI
A CĂąmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou, em SĂŁo Paulo, os finalistas da 52ÂȘ edição do PrĂȘmio Jabuti.
O prĂȘmio tem 21 categorias (cada uma com 10 finalistas) que contemplam vĂĄrios estilos literĂĄrios, como romance, poesia, contos, biografia, infantil, tradução e reportagem, entre outros.
Os finalistas foram divulgados em ordem de pontuação nesta primeira fase.
Na categoria romance, a surpresa foi Edney Silvestre. Autor estreante, seu livro "Se Eu Fechar os Olhos Agora" foi o primeiro colocado e ficou Ă frente de nomes como Chico Buarque ("Leite Derramado") e JoĂŁo Ubaldo Ribeiro ("O Albatroz Azul").
No inĂcio de agosto Silvestre jĂĄ havia conquistado o PrĂȘmio SĂŁo Paulo de Literatura de autor iniciante.
Os vencedores do Jabuti serĂŁo anunciados no dia 1Âș de outubro. Os primeiros colocados receberĂŁo R$ 3.000.
Jå no dia 4 de novembro o Jabuti premiarå, em uma cerimÎnia na Sala São Paulo, os autores dos melhores livros do ano de ficção e não ficção.
Os dois premiados ganharĂŁo R$ 30 mil cada um.
Cinco dos indicados pelo Jabuti tambĂ©m sĂŁo finalistas do PrĂȘmio Portugal Telecom, anunciado anteontem.
SĂŁo eles os romancistas Carlos de Brito Mello, Chico Buarque, Bernardo Carvalho e Rodrigo Lacerda e o poeta Armando Freitas Filho.
Mais prestigiosa honraria literĂĄria do Brasil, o Jabuti foi criado em 1958.
Em 2009, o prĂȘmio de livro de ficção do ano foi para "Manual da PaixĂŁo SolitĂĄria", do escritor e colunista da Folha Moacyr Scliar.
JĂĄ "Monteiro Lobato: Livro a Livro", de Marisa Lajolo e JoĂŁo LuĂs Ceccantini, ganhou o trofĂ©u de melhor trabalho de nĂŁo ficção.
A lista dos indicados estĂĄ no site www.cbl.org.br.
Fonte: Folha de S.Paulo - 02/09/10.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php