FOTO MAGNĂFICA
O RASTRO DAS ESTRELHAS
English:
http://www.telegraph.co.uk/news/picturegalleries/picturesoftheday/8730716/Pictures-of-the-day-30-August-2011.html?image=14
See more:
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2031704/Australian-photographer-Lincoln-Harrison-endures-15-hour-photo-shoots-capture-stunning-night-images-star-trails.html
O australiano Lincoln Harrison fotografou o rastro que as estrelas deixam no cĂ©u durante a rotação da Terra. Cada imagem precisou de um perĂodo de 13 horas a 15 horas de exposição para ser capturada. Ele acampou durante vĂĄrias noites nas margens do lago Eppalock, no Estado de Victoria, no sudoeste do paĂs, para fotografar. Harrison, 36, diz que frequentemente permanece desde o nascer atĂ© o pĂŽr do sol em um mesmo lugar para conseguir uma foto.
Etc - Interessa - Fonte: O Tempo - 02/09/11.
Mais detalhes:
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2031704/Australian-photographer-Lincoln-Harrison-endures-15-hour-photo-shoots-capture-stunning-night-images-star-trails.html
FABRICAĂĂO DE HEMĂCIAS
Estudo feito por pesquisadores franceses da Universidade Pierre et Marie Curie, em Paris, dĂĄ esperança Ă queles que, no futuro, necessitem de transfusĂŁo de sangue e queiram ser seus prĂłprios doadores. A alternativa se baseia no fato de a pesquisa ter comprovado a possibilidade de se fabricar glĂłbulos vermelhos em laboratĂłrios a partir de cĂ©lulas-tronco. As pesquisas foram conduzidas por Luc Douay, do Hospital Saint-Antoine, da universidade. De acordo com os pesquisadores, para os pacientes contarem com os glĂłbulos artificiais sĂŁo necessĂĄrios mais avanços tecnolĂłgicos que possibilitem a produção em grande escala. Uma primeira transfusĂŁo desses glĂłbulos vermelhos fabricados em laboratĂłrio foi feita em seres humanos, mostrando que alĂ©m de eles terem o mesmo desempenho dos glĂłbulos naturais, podem sobreviver no organismo. No corpo humano, os glĂłbulos vermelhos - tambĂ©m chamados de hemĂĄcias - sĂŁo responsĂĄveis pelo transporte de oxigĂȘnio e de gĂĄs carbĂŽnico, em menor quantidade, para os tecidos.
Etc - Interessa - Fonte: O Tempo - 03/09/11.
Universidade Pierre et Marie Curie - http://www.upmc.fr/
PULMĂES: COMER BANANA REDUZ ASMA
Segundo pesquisadores do Imperial College, em Londres, Inglaterra, crianças que comem pelo menos uma banana por dia tĂȘm menos chances de desenvolver sintomas de asma. A afirmação tem como base um estudo realizado com 2.640 crianças com idade entre cinco e dez anos, no qual foi analisado o risco de desenvolvimento de asma. Os resultados mostraram que aqueles que consumiam pelo menos uma banana ao dia reduziram o risco de desenvolver os sintomas de asma, ou problemas respiratĂłrios como chiado, em atĂ© 34%. Outra alternativa que auxilia na prevenção Ă© o suco de maçã. De acordo com a pesquisa, crianças que bebiam suco de maçã diariamente reduziam em atĂ© 47% o risco de desenvolver a doença.
Etc - Interessa - Fonte: O Tempo - 07/09/11.
Imperial College - http://www3.imperial.ac.uk/
A "BOLA DE CRISTAL" PARA O VOTO AMERICANO
Faltam 14 meses para a eleição americana. Aqui vai um refresco para quem pretende acompanhĂĄ-la fora do universo das superstiçÔes. Ă o site de Larry Sabato, um professor da Universidade de VirgĂnia que estuda o comportamento do eleitorado e tem uma enorme coragem, pois em 2002 criou uma newsletter eletrĂŽnica (grĂĄtis como o ar) chamada "Sabato's Crystal Ball" ("A Bola de Cristal de Sabato"). Infelizmente, estĂĄ em inglĂȘs.
Sabato acertou todos os principais resultados eleitorais, com uma precisão que passou a casa dos 90%. Ele sustenta que não se deve projetar 2012 a partir do resultado da eleição do ano passado, quando os republicanos trituraram os democratas. A razão é matemåtica. O eleitorado que vai às eleiçÔes intermediårias é diferente, e menor, do que aquele que vai às presidenciais. Em 2008 Obama teve 69,5 milhÔes de votos. Em 2010 os republicanos ganharam a maioria na Cùmara com 44,6 milhÔes de votos.
O nome do jogo numa eleição presidencial é o comparecimento. De uma maneira geral, em qualquer eleição, comparecem 40% dos eleitores. Quando a Casa Branca estå em jogo, podem comparecer mais 20%. Os outros 40% simplesmente não vão votar. Em 2008 Obama conseguiu atrair mais eleitores democratas e sobretudo jovens.
Estå na rede um artigo do professor Andrew Hacker publicado pelo "The New York Review of Books", intitulado "The Next Election: The Surprising Reality" ("A Próxima Eleição: A Surpreendente Realidade"). à coisa fina.
Elio Gaspari - Fonte: Folha de S.Paulo - 04/09/11.
O site:
http://www.centerforpolitics.org/crystalball/
Universidade de VirgĂnia - http://www.virginia.edu/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php