COLAPSO
GELEIRA WILKINS
English:
http://news.nationalgeographic.com/news/2008/03/080326-AP-antarctica-.html
AntĂĄrtida - Foto de satĂ©lite mostra um bloco com mais de 400 km de extensĂŁo da geleira Wilkins começando a se partir, na PenĂnsula Sudeste AntĂĄrtica. Segundo cientistas da Universidade do Colorado, o colapso coloca em risco a geleira com mais de 14,5 mil kmÂČ, de acordo com o portal do jornal The Times.
Leia mais:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2708098-EI8278,00.html
PLATAFORMA DE GELO ESTĂ "POE UM FIO"
Iceberg com 41 km de comprimento se desprende em tempo recorde na AntĂĄrtida. BritĂąnicos culpam crise do clima por colapso de bloco glacial dez vezes maior que a cidade de SĂŁo Paulo, o que pode ocorrer em semanas.
Um iceberg com uma ĂĄrea equivalente a um terço da cidade do Rio de Janeiro se desprendeu em tempo recorde na penĂnsula AntĂĄrtica, e cientistas britĂąnicos afirmam que a plataforma de gelo de onde ele se soltou estĂĄ "por um fio".
A plataforma de gelo Wilkins, com 16 mil quilÎmetros quadrados (mais de dez vezes a årea de São Paulo), estå separada da desintegração total por uma fina faixa de gelo.
Pesquisadores do BAS (Serviço Antårtico Britùnico) e do Centro Nacional de Dados de Gelo e Neve dos EUA começaram a ver a plataforma rachar no final de fevereiro, usando imagens de satélite.
No final daquele mĂȘs, um iceberg de 41 quilĂŽmetros de comprimento por 2,5 quilĂŽmetros de largura se soltou, dando inĂcio Ă desintegração rĂĄpida. Esta acontece num padrĂŁo que jĂĄ Ă© tĂpico de retraçÔes glaciais causadas pelo aquecimento global: uma mancha azul-clara na superfĂcie do oceano pontilhada de fragmentos de gelo.
A Wilkins Ă© a maior plataforma (nome dado a imensas lĂnguas de gelo flutuantes) da penĂnsula AntĂĄrtica, regiĂŁo do continente que mais esquentou no Ășltimo sĂ©culo -provavelmente devido ao aquecimento global. Ela esteve estĂĄvel pelos Ășltimos 1.500 anos. Os cientistas achavam que ela estivesse mais protegida do clima por estar mais ao sul da penĂnsula, onde faz mais frio.
Drama recente: "Eu nĂŁo esperava que isso fosse acontecer tĂŁo depressa. A plataforma estĂĄ por um fio e saberemos nos prĂłximos dias qual serĂĄ o destino dela", disse David Vaugham, do BAS.
Segundo o BAS, o colapso da Wilkins Ă© "o drama mais recente" na penĂnsula, uma regiĂŁo que nos Ășltimos 50 anos tem sofrido um aquecimento sem precedentes (de 2C a 3C).
VĂĄrias plataformas de gelo naquela regiĂŁo sofreram retração nos Ășltimos 30 anos. Seis delas se desintegraram: o canal do PrĂncipe Gustaf, a enseada Larsen, a Wordie, a MĂŒller, a Jones, a Larsen A e a Larsen B.
Esta Ășltima teve seu colapso observado em tempo quase real, em 2002. Levou 35 dias para se esfacelar completamente, soando um alarme atĂ© entĂŁo sem precedentes para os impactos da atividade humana no clima. Os cientistas achavam que a Larsen B fosse ser estĂĄvel por mais um sĂ©culo.
PrevisĂŁo subestimada: "NĂłs realmente nĂŁo entendĂamos o quĂŁo sensĂveis essas plataformas sĂŁo Ă mudança climĂĄtica", disse Vaugham. Nos anos 1990, o pesquisador britĂąnico previra que o aquecimento global levaria a Wilkins ao colapso em 30 anos.
Como a plataforma jĂĄ estĂĄ flutuando, sua desintegração nĂŁo elevarĂĄ o nĂvel do mar. O problema Ă© que ela serve de "barragem" para conter o escoamento de geleiras continentais que nela desembocam -essas sim, com potencial de elevar o nĂvel do oceano.
veja filme de sobrevĂŽo da plataforma Wilkins: http://www.antarctica.ac.uk/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 26/03/08.
DESIGUALDADE SECULAR
Peço licença ao bom ministro Fernando Haddad para discordar de sua avaliação de que o grande nĂł da educação no Brasil Ă© o ensino mĂ©dio. Ă um nĂł, sim. Mas o grande problema estĂĄ na desigualdade social e seu reflexo na educação. Pior: a desigualdade, ao contrĂĄrio do que diz a propaganda oficial, nĂŁo diminuiu no governo Lula. Em alguns pontos, aliĂĄs, atĂ© aumentou. Exemplo: a taxa de analfabetismo na população de 15 anos ou mais era, em 2005, de 19,4% entre os 20% mais pobres e de 1,5% entre os 20% mais ricos. No ano seguinte, aumentou o analfabetismo entre os 20% mais pobres (para 20,8%) e aumentou tambĂ©m, mas menos, entre os 20% mais ricos (para 1,8%). ConsequĂȘncia: a desigualdade em pontos percentuais subiu, de um ano para outro, de 17,9 para 19. SĂŁo dados que surgem do estudo "As Desigualdades na Escolarização no Brasil", preparado pelo ComitĂȘ TĂ©cnico do ObservatĂłrio da Equidade, criado pelo Conselho de Desenvolvimento EconĂŽmico e Social da PresidĂȘncia (nĂŁo Ă©, portanto, da "mĂdia golpista"). O nĂșmero de fevereiro de "Desafios do Desenvolvimento" (editada pelo Ipea, Instituto de Pesquisas EconĂŽmicas Aplicadas) antecipa nĂșmeros, como sempre chocantes. O espaço nĂŁo permite resgatar a maioria deles, mas vale citar o Ăndice de Desenvolvimento da Educação BĂĄsica, elaborado pelo MEC de Haddad, que estabelece a meta de os alunos alcançarem pelo menos 6 pontos (numa escala de 0 a 10) em 2021. Resultado: os alunos de escolas pĂșblicas alcançam 3,6 pontos, ao passo que, na escola privada, a mĂ©dia Ă© 5,9, quase na meta. Conclui a revista: "Quem tem condiçÔes de pagar uma escola privada jĂĄ estĂĄ em 2021". Quem nĂŁo estĂĄ, fica no sĂ©culo passado. Como educação Ă© talvez a mais vital alavanca para reduzir desigualdades, tem-se que elas sĂł podem eternizar-se. crossi uol.com.br
ClĂłvis Rossi - Fonte: Folha de S.Paulo - 27/03/08.
AMOR E LEALDADE
Seu filho e sua filha de 12 anos mostram enorme interesse em assistir ao filme baseado em um livro que eles estĂŁo lendo na escola. VocĂȘ descobre que o lançamento serĂĄ daqui a quatro sĂĄbados e promete que vai levĂĄ-los jĂĄ na prĂ©-estrĂ©ia. SerĂĄ uma tarde muito especial, sĂł vocĂȘs. VocĂȘ ganhou pontos como pai, fez um golaço e tanto. Melhor ainda, agora eles serĂŁo os primeiros a contar para os colegas de escola como o filme se desenrola, serĂŁo o centro da roda e herĂłis por um dia, graças a vocĂȘ. E eles começam a sonhar com o grande dia. TrĂȘs semanas se passam e na quinta-feira anterior Ă prĂ©-estrĂ©ia seus colegas de trabalho o convidam para um jogo de futebol seguido de churrasco. Seu chefe vai estar lĂĄ, jogando com a turma. Um amigo se prontifica a buscĂĄ-lo Ă s 10 horas do sĂĄbado. VocĂȘ aceita sem pestanejar. Ser convidado para jogar com o chefe Ă© muito importante para a sua carreira, que por sinal nĂŁo anda muito bem. Seria uma boa oportunidade para fazer mĂ©dia. VocĂȘ nem se lembrou do compromisso anterior com os filhos.
No sĂĄbado, Ă s 10 horas em ponto, seu amigo estĂĄ Ă porta, quando seu filho, absolutamente estarrecido, lhe pergunta: "Pai, vocĂȘ esqueceu o nosso filme?".
O que vocĂȘ faz numa situação dessas?
1. VocĂȘ diz que nĂŁo irĂĄ ao futebol. Pede mil desculpas ao amigo, diz que nĂŁo poderĂĄ jogar conforme o prometido, pede que ele explique o ocorrido ao seu chefe, e fim de papo.
2. VocĂȘ pede mil desculpas aos seus filhos, explica a situação, diz que o chefe vai estar lĂĄ, que vocĂȘ os levarĂĄ no sĂĄbado que vem, com direito a pipoca em dobro. E tudo se resolverĂĄ a contento, sem prejuĂzo de ninguĂ©m.
Qual das duas opçÔes vocĂȘ escolhe? Se respondeu que Ă© a primeira, lamento dizer que vocĂȘ estĂĄ mentindo. Todo mundo escolhe a segunda opção. Afinal, Ă© sua carreira que poderia estar em jogo. VocĂȘ bem que podia se tornar mais amigo da turma do trabalho, vocĂȘ estĂĄ inseguro. AliĂĄs, quem nĂŁo estĂĄ?
O que quero discutir aqui Ă© a razĂŁo por trĂĄs da sua escolha, o raciocĂnio que determinou a decisĂŁo de postergar o cinema com os filhos. VocĂȘ fez essa opção porque no fundo sabe que seus filhos o amam. E, porque o amam, eles entenderĂŁo. Sem dĂșvida, eles ficarĂŁo desapontados, mas nĂŁo para sempre. Afinal, vocĂȘ conseguiu conciliar a agenda de cada um, sĂł vai demorar mais um pouquinho.
PorĂ©m, com esse tipo de raciocĂnio, vocĂȘ acaba colocando as pessoas que o amam para trĂĄs. Justamente as pessoas que nos amam Ă© que acabamos decepcionando, vĂtimas dos nossos erros do dia-a-dia. Que recompensa Ă© essa que dispensamos Ă queles que nos amam e que nos sĂŁo leais? Por quanto tempo eles continuarĂŁo nos amando diante de atitudes assim?
Eu nĂŁo tenho a menor dĂșvida de que vocĂȘ escolheu jogar futebol porque sabe muito bem que seu chefe nĂŁo o ama. Muito pelo contrĂĄrio, ele nĂŁo estĂĄ nem aĂ para vocĂȘ. Ele pode substituĂ-lo na hora que quiser, sem um pingo de remorso. VocĂȘ aceitou jogar com os colegas para que eles gostem um pouco mais de vocĂȘ. E com os seus filhos, que jĂĄ o adoram, vocĂȘ aproveitou para negociar. Eles nĂŁo vĂŁo dizer nada, vĂŁo entender, mas sentirĂŁo calados uma punhalada nas costas. A lĂłgica diz que deverĂamos ser leais com as pessoas que nos amam, mas na prĂĄtica fazemos justamente o contrĂĄrio.
Se acha que ninguĂ©m o ama ou que nĂŁo Ă© amado o suficiente, talvez isso ocorra porque vocĂȘ nĂŁo tem sido leal com as pessoas a quem ama. Achar que elas serĂŁo sempre compreensivas e razoĂĄveis Ă© seguramente o caminho para o desastre. Seus filhos acreditarĂŁo em vocĂȘ na prĂłxima vez que lhes fizer uma promessa? Eles aprenderĂŁo o significado da palavra lealdade?
Seu chefe vai esquecĂȘ-lo totalmente um mĂȘs depois de vocĂȘ se aposentar, bem como os seus colegas de trabalho. Os Ășnicos que jamais vĂŁo esquecĂȘ-lo sĂŁo seus filhos, pela sua lealdade ou pelas pequenas decepçÔes e infidelidades cometidas por vocĂȘ ao longo da vida.
Ponto de vista: Stephen Kanitz é administrador - Fonte: Veja - Edição 2053.
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