QUEM TEM MEDO DO INTERDISCIPLINAR?
Meus queridos
Vejam bem, nĂŁo hĂĄ porque ter medo do interdisciplinar. No fundo, Ă© um trabalho como outro qualquer. Mas nĂŁo Ă© assim que as pessoas enxergam.
Os calouros entendem o interdisciplinar como um bicho de sete cabeças. Os veteranos entendem como uma coisa enfadonha e desneceessåria. E o interdisplinar não é nem uma coisa, nem outra.
Nos meus cursos de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, pós-mestrado, doutorado, pós-doutorados e outros tantos cursos de especialização desenvolvi diversos projetos interdisciplinares, que é o que acontece com as pessoas quando estão no mercado de trabalho.
SĂŁo tantos os recursos pra se desenvolver o interdisciplinar de uma forma tranquila, que chega a ser espantoso o grau de dificuldade que as pessoas enxergam. JĂĄ era hora da FNH promover um ciclo de encontros de alunos veteranos que jĂĄ desenvolveram seus interdiscplinares com os alunos que ainda engantinham no processo.
Tantos bons trabalhos realizados por grupos que se dedicaram ao seu desenvolvimento e esta "expertise" não é aproveitada, pois não se promove a integração e o debate sobre o assunto.
O FM jĂĄ estĂĄ disponibilizando sua ĂĄrea de trabalhos publicados para que os alunos
que queiram publicĂĄ-los e fim de que estes sirvam de material de consulta. Vejam bem, crianças, eu disse consulta e nĂŁo plĂĄgio ou cĂłpia. Esta ĂĄrea do FM terĂĄ alguns cuidados para evitar cĂłpias e, tambĂ©m, uma sistema de busca que serĂĄ capaz de descobrir atravĂ©s de uma Ășnica frase se houve a cĂłpia ou nĂŁo. A prĂłpria
FNH jĂĄ poderia ter feito isso no seu portal. Mas se ela nĂŁo fez, o FM o farĂĄ (Frase linda essa, nĂŁo?).
De toda forma, quem tiver dĂșvidas sobre o assunto, pode enviar e-mails (adoro e-mails) que eu procurarei responder ou encaminhar para alguĂ©m que o faça.
E os que jĂĄ fizeram trabalhos interdisciplinares, podem encaminhar que os rabalhos serĂŁo publicados para consulta, com os devidos crĂ©ditos. Ă o que eu sempre falo pro Vilfredo: âVilfredo, veja bem!â.
Cobrem a ajuda de seus professores orientadores, pois eles tem muita contribuição para oferecer. Cobrem tambĂ©m dos coordenadores de curso, pois a experiĂȘncia deles Ă© ampla quando se trata de interdisciplinar.
Eu estarei aqui disposta e disponĂvel para ajudĂĄ-los, atĂ© mesmo intermediando o contato com alunos que tem mais experiĂȘncia e que realizaram excelentes trabalhos, dignos de publicação. Mas vejam bem, nĂŁo caiam em tentação. NĂŁo hĂĄ necessidade disso.
Mandem e-mails que eu leio todos. Até semana que vem.