PROCISSĂO DA ĂGUA SANTA
ELEFANTES INDIANOS
English:
http://www.ctv.ca/gallery/html/Tibetan_hindu_20090607/photo_11.html
Elefantes decorados sĂŁo levados para participar do Jal Yatra, espĂ©cie de "procissĂŁo da Ăgua Santa", realizado no templo Lord Jagnnath, em Ahmadabad. Depois de percorrer centenas de cidades, a procissĂŁo anual deve terminar no prĂłximo dia 24.
Fonte: Terra - 07/06/09.
OS TAPETES DE CORPUS CHRISTI
O Feriado de Corpus Christi é uma festa móvel da Igreja Católica que mostra presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
Todos jĂĄ devem ter vistos em algum local os bonitos e coloridos tapetes Corpus Christi?
Eles são utilizados de diversos tipos de materiais, como: serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas.
Usando a criatividade as pessoas montam um enorme tapete pelas ruas, com frases relativas a data. Por este tapete passa a procissĂŁo, seguida pelas pessoas que participam com fervor.
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade MĂ©dia e constam de uma missa, procissĂŁo e adoração ao SantĂssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de PĂĄscoa Ă© a quinta-feira da AscensĂŁo do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte Ă© o da SantĂssima Trindade, e na quinta-feira Ă© a celebração do Corpus Christi.
Ă uma das mais tradicionais festas do Brasil e Ă© comemorado no paĂs desde a chegada dos portugueses.
Fonte: http://www.mundodastribos.com/
Fotos:
http://www.portaldafamilia.org.br/datas/corpus/corpuschristi1.shtml
PAPEL DE PAREDE â VISĂES DA TERRA â ESTADOS UNIDOS
O Înibus espacial Endeavor - ågil em órbita, mas incapaz de voar na atmosfera terrestre - pega carona em um Jumbo 747, após retornar do espaço, e sobrevoa o deserto de Mojave, na Califórnia.
Foto de Carla Thomas, Nasa/Reuters: http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/papeis-de-parede/edicao111-junho-2009-474037.shtml?foto=2p.
Fonte: National Geographic Brasil - Junho 2009.
OURO PRETO - SETE MARAVILHAS
Minas pode se orgulhar de ter um representante na lista das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. A igreja de SĂŁo Francisco de Assis, em Ouro Preto, foi uma das escolhidas pela New Seven Wonders Portugal, com a ajuda de votos da Internet. O resultado foi anunciado na cidade lusitana de PortimĂŁo. HĂĄ outro monumento brasileiro na lista: o Convento e Ordem Terceira de SĂŁo Francisco, da Bahia. Outro concorrente mineiro, o santuĂĄrio do Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas, ficou fora do ranking.
Ălder Martinho - Fonte: O Tempo - 12/06/09.
Mais detalhes - http://www.7maravilhas.sapo.pt/#/27Maravilhas/Vencedores
A PIZZA MARGHERITA FAZ 120 ANOS
A cidade de NĂĄpoles, no sul da ItĂĄlia, festejou no dia 11 de junho a criação, hĂĄ 120 anos, da pizza margherita, inventada com ingredientes que contĂȘm as cores da bandeira nacional. Diz a tradição que a rainha Margherita de Savoia solicitou em 1889 a um conhecido chefe de cozinha de NĂĄpoles um alimento contra a fome do povo.
Ele decidiu criar uma pizza com as cores da ItĂĄlia unificada, com trĂȘs produtos bĂĄsicos da cozinha local: verde (manjericĂŁo), branco (mozarela) e vermelho (tomate). Com o nome da rainha, o prato foi exportado para o mundo inteiro.
Lupa - Fonte: O Tempo - 14/06/09.
Leia:
http://marketingnacozinha.com.br/tag/margherita-faz-120-anos/
RĂDIO - SAĂDE
DocumentĂĄrio da emissora britĂąnica BBC fala da relação das brasileiras com a aparĂȘncia e a obsessĂŁo por cirurgias plĂĄsticas. Em inglĂȘs, em http://www.bbc.co.uk/worldservice/specials/1741_world_stories/page13.shtml.
Eventos on-line - Fonte: Folha de S.Paulo â 10/06/09.
FUNDO ESTADUAL DE CULTURA
O edital 2009 do Fundo Estadual de Cultura foi publicado e jĂĄ estĂĄ recebendo inscriçÔes. O prazo para apresentação de projetos a serem beneficiados pela modalidade Liberação de Recursos NĂŁo ReembolsĂĄveis Ă© atĂ© 17 de julho. JĂĄ para o Financiamento ReembolsĂĄvel, as inscriçÔes podem ser feitas entre os dias 1Âș e 10 de cada mĂȘs, atĂ© a publicação do prĂłximo edital, em 2010. O edital estĂĄ disponĂvel em http://www.cultura.mg.gov.br/.
Lupa - Fonte: O Tempo - 10/06/09.
MUSEU â ARTE ISLĂMICA
O Discover Islamic Art (descubra a arte islùmica) tem acervo on-line de 1.235 peças e 18 exposiçÔes virtuais. Em http://www.discoverislamicart.org/.
Eventos on-line - Fonte: Folha de S.Paulo â 10/06/09.
O QUE AS NOSSAS COMPRAS DIZEM SOBRE NĂS
Por que um diploma da Universidade Harvard custa US$ 100 mil mais que uma folha de papel semelhante da City College de Nova York? Por que uma BMW pode custar US$ 25 mil mais que um Subaru WRX? Por que consumidores âsofisticadosâ exigem iPhones de 16 gigabytes e cafĂ© da Starbucks vendido em âcomĂ©rcio justoâ?
Pesquisadores de mercado ou publicitĂĄrios podem argumentar a respeito da diferença entre decisĂ”es de compra âracionaisâ e âemocionaisâ ou sobre produtos classificados como âhedonistaâ, âutilitĂĄrioâ ou âposicionalâ. Mas o psicĂłlogo evolutivo Geoffrey Miller, da Universidade do Novo MĂ©xico, EUA, diz que mesmo as melhores cabeças do mundo publicitĂĄrio ainda estĂŁo na idade das trevas prĂ©-cientĂfica.
Se os marqueteiros (ou seus clientes) compreendessem os novos cĂĄlculos feitos por biĂłlogos a respeito da âsinalização custosaâ dos animais, disse Miller, veriam que diplomas de Harvard e iPhones transmitem o mesmo tipo de sinal que a cauda de um pavĂŁo. Ăs vezes a mensagem Ă© simples: âTenho recursos de sobraâ. Mas produtos de grife nĂŁo se resumem Ă ostentação de riqueza efĂȘmera. A plateia que vai receber nossos sinais âpotenciais parceiros, amigos, rivaisâ estĂĄ mais interessada nas caracterĂsticas permanentes de inteligĂȘncia e personalidade, como Miller explica no livro âSpent: Sex, Evolution and Consumer Behaviorâ (Gasto: sexo, evolução e comportamento de consumo).
Suponhamos que um homem jovem, depois de ouvir as especificaçÔes do iPhone mais novo ou ser informado da âdireção eletrĂŽnica Servotronic de potĂȘncia variĂĄvelâ de uma BMW, diga a si mesmo: âImpressionante!â. Miller faz a seguinte tradução do comentĂĄrio: âVou comentar essas caracterĂsticas de maneira que demonstre minha inteligĂȘncia geral a potenciais parceiras e amigos, que vĂŁo se render diante de meu poder tecnolĂłgico superiorâ.
Miller diz que boa parte de nosso prazer com produtos vem do instinto inconsciente que nos diz que eles vĂŁo assinalar nossa aptidĂŁo para sermos bons parceiros, demonstrando inteligĂȘncia ou outra de cinco qualidades de personalidade: franqueza, conscienciosidade, agradabilidade, estabilidade e extroversĂŁo.
Em experimentos, Miller e outros pesquisadores constataram que as pessoas tĂȘm tendĂȘncia maior a gastar dinheiro e esforço com produtos e atividades se, antes de começar, forem instigadas com fotos ou histĂłrias de pessoas do sexo oposto. Depois desse preparo, os homens se mostravam mais dispostos a gastar com relĂłgios caros e fĂ©rias na Europa. As mulheres se mostravam mais dispostas a fazer trabalho voluntĂĄrio e outros atos de caridade conspĂcua âsinais de alto grau de conscienciosidade e agradabilidade, como preocupar-se com agricultores do Terceiro Mundo ao pagar a mais pelo cafĂ© âjustoâ da Starbucks.
Mas, depois de vocĂȘ ter gastado o dinheiro, atĂ© que ponto esses sinais vĂŁo beneficiĂĄ-lo? NĂŁo muito, diz Miller. A ilusĂŁo consumista fundamental, diz ele, Ă© que nossas compras afetam a forma como somos tratados e que os outros se interessam pelo que compramos. SerĂĄ? Para superar obsessĂ”es de consumo, Miller sugere exercĂcios como traçar comparaçÔes entre os custos relativos e os prazeres proporcionados pelas coisas que vocĂȘ comprou (experimente o exercĂcio no site http://tierneylab.blogs.nytimes.com/). Pode parecer estranho que precisemos de exercĂcios âpor que razĂŁo a seleção natural nos deixaria com esses fetiches improdutivos?â, mas Miller explica.
âEvoluĂmos, na prĂ©-histĂłria, como primatas sociais que quase nunca topavam com estranhosâ, diz ele. âPor isso, instintivamente tratamos todos os estranhos que encontramos como se fossem potenciais parceiros, amigos ou inimigos. Hoje, porĂ©m, nossa felicidade e sobrevivĂȘncia nĂŁo dependem de nossos relacionamentos com estranhos.â
John Tierney - Fonte: Folha de S.Paulo - 08/06/09.
Texto original - http://www.nytimes.com/2009/05/19/science/19tier.html
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