AS MURALHAS DO RIO
THE TIMES DIZ QUE MURO NO RIO âTRANSFORMA FAVELAS EM GUETOSâ
English:
http://www.timesonline.co.uk/tol/news/world/us_and_americas/article6360807.ece
As barreiras que estĂŁo sendo construĂdas pelo governo do Estado do Rio no entorno de 13 favelas ainda repercutem na mĂdia estrangeira. Com algum atraso, o britĂąnico The Times reprisa a crĂtica de que os muros âtransformam favelas em guetos, segregando seus moradores ao separĂĄ-los das ĂĄreas ricasâ. O jornal cita o argumento do governador Sergio Cabral (PMDB) de que as barreiras servem para conter a devastação de ĂĄreas de mata nativa nos morros, mas escreve: âNuma cidade rachada pela violĂȘncia, desconfiança e desigualdade social, poucos acreditam nele.â Ă plausĂvel a preocupação do governo com o desmatamento e a contenção de favelas no alto dos morros, mas estĂĄ difĂcil dissociar os muros, pelo menos em Ăąmbito internacional, dessa imagem um tanto distorcida de que serĂĄ mais um fator de segregação social.
A matéria original:
http://www.timesonline.co.uk/tol/news/world/us_and_americas/article6360807.ece
Fonte: O Filtro (http://www.ofiltro.com.br) - 26/05/09.
DOE SANGUE
Os Bancos de Sangue dos hospitais brasileiros estão sempre com estoques reduzidos. As pessoas costumam pensar em doar sangue somente quando algum conhecido tem uma cirurgia e precisa de doadores. Não tirar essa ideia da cabeça, jå é uma grande ação. Doe sangue.
Fique informado: http://www.huav.com.br/sangue.htm
PAPEL DE PAREDE â VISĂES DA TERRA â BASILEIA
Ervas-pinheiras, insetos e aves dominam o telhado de um hospital na Basileia, SuĂça, onde a cobertura Ă© obrigatĂłria nos novos edifĂcios. "Se roubamos solo para erguer um prĂ©dio", diz Wolfgang Ansel, da Associação Internacional dos Telhados Verdes, "temos de devolver Ă natureza ĂĄrea equivalente."
Confira a foto:
http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/papeis-de-parede/edicao110-maio-2009-450650.shtml?foto=2p#foto
Fonte: National Geographic Brasil - Maio 2009.
DE QUEIMAR OS NEURĂNIOS
Especial pretende desvendar alguns dos muitos mistĂ©rios por trĂĄs do cĂ©rebro humano. Uma das estruturas mais complexas do corpo humano Ă© o cĂ©rebro. Ainda que seu funcionamento seja um mistĂ©rio, descobrimos mais sobre ele nos Ășltimos cinco anos do que tinha sido apurado em um sĂ©culo de pesquisas. Por meio de casos da vida real, como o focado pelo filme "Rain Man" ou do soldado em meio ao fogo cerrado que precisa tomar decisĂ”es rĂĄpidas, o especial "O CĂ©rebro" traz a batalha entre razĂŁo e instinto, alĂ©m dos processos que envolvem a memĂłria. Ă uma jornada pela evolução do homem atĂ© os dias de hoje, com direito a novidades da neurocirurgia a laser efetuadas por robĂŽs, e outros segredos que se escondem por trĂĄs da perfeita mĂĄquina humana.
Dia 1° de Junho às 21hs no "The History Channel".
Fonte: Monet - NĂșmero 75 - Junho 2009.
The History Channel - http://www.tuhistory.com/pt/BR/thc/
10Âș PRĂMIO ANUAL DE DESIGN
O National Design Museum, Ășnico museu do mundo inteiramente dedicado ao design, acaba de liberar a sua lista de ganhadores do 10Âș PrĂȘmio Anual de Design. Os vencedores serĂŁo condecorados no dia 22 de outubro, em cerimĂŽnia que acontece na cidade de Nova York. O brasileiro Francisco Costa, que comanda a direção criativa da Calvin Klein, vai receber o trofĂ©u de Melhor Design de Moda.
Natural de Guarani, Costa jĂĄ recebeu dois prĂȘmios CFDA (em 2006 e 2008), o Oscar da moda. A distribuição dos trofĂ©us serĂĄ acompanhada pela 4ÂȘ edição da Semana Nacional de Design, que acontece entre os dias 18 a 24 de outubro, envolvendo uma sĂ©rie de programas no museu e na web, como o PrĂȘmio de Escolha da AudiĂȘncia, que permite que o pĂșblico internauta escolha o vencedor.
NatĂĄlia D'ornellas - Fonte: O Tempo - 24/05/09.
National Design Museum - http://www.cooperhewitt.org/
ESCOLA DE CINGAPURA BUSCA EQUILIBRAR RELIGIOSO E SECULAR
Instituição islĂąmica Ă© vista como modelo de ensino e copiada por similares muçulmanas na Ăsia. Educador defende que nĂŁo se priorize a religiĂŁo em prejuĂzo do ensino.
ApĂłs começar o dia com oraçÔes e cançÔes em honra ao aniversĂĄrio do profeta MaomĂ©, os estudantes na Madraçal Al Irsyad Al Ilamiah aqui em Cingapura se voltam ao secular. Uma turma de quĂmica apenas para meninas lidava com compostos e ĂĄcidos enquanto outros alunos se concentravam em inglĂȘs, matemĂĄtica e outras matĂ©rias do currĂculo nacional.
Os professores incitavam seus alunos a fazer perguntas. Alguns, seguindo a adoção da escola a novas tecnologias, mediam a compreensão dos seus alunos com instrumentos de pesquisa individuais.
"Ă como um âAmerican Idolâ", disse Razak Mohamed Lazim, chefe da Madraçal Al Irsyad, que significa "guiado com retidĂŁo".
Uma referĂȘncia ao reality show da TV norte-americana em relação a uma escola islĂąmica pode vir como uma surpresa. Mas os lĂderes muçulmanos de Cingapura veem a Al Irsyad, com seu equilĂbrio restrito entre estudos religiosos e seculares, como o futuro da educação islĂąmica, nĂŁo apenas nessa cidade-Estado, mas em todo o sudeste asiĂĄtico.
Duas escolas na IndonĂ©sia jĂĄ adotaram o currĂculo e o formato de administração da Al Irsyad, atraĂdas pelo que elas consideram um modelo progressista de educação islĂąmica em sintonia com o mundo moderno. Para elas, a Al Irsyad Ă© um contraponto a muitas madraçais - palavra ĂĄrabe que identifica qualquer tipo de escola, secular ou religiosa, pĂșblica ou privada - tradicionais, que enfatizam os estudos religiosos em detrimento de todas as outras coisas. Em vez de pregar o radicalismo, os livros didĂĄticos da escola exaltam a globalização e organizaçÔes internacionais como a Organização das NaçÔes Unidas (ONU).
LĂderes da educação islĂąmica em Cingapura lamentam o fato de que, em grande parte do Ocidente, as madraçais tĂȘm sido caracterizadas como berços militantes onde os alunos passam os dias aprendendo o CorĂŁo de forma mecĂąnica. Apesar disso, eles se dizem aliviados por nenhum suspeito de terrorismo na regiĂŁo nos Ășltimos anos ter sido produto das madraçais cingapurianas, embora alguns suspeitos tenham sido ligados a madraçais na IndonĂ©sia e em outros paĂses asiĂĄticos.
Na Indonésia, a maioria das escolas islùmicas ainda presta pouca atenção a matérias seculares, acreditando que bastam os estudos religiosos, explicou Indri Rini Andriani, ex-programador de computadores que é diretor da Escola Islùmica Al Irsyad Satya, uma das escolas indonésias que utilizam o modelo da escola cingapuriana.
âElas sentem que a educação convencional Ă© melhor para os filhos, enquanto alguns de nĂłs temos que nos ajustar aos avanços na tecnologia e ao que estĂĄ acontecendo no mundoâ, reclamou Indri.
Aqui, o Conselho Religioso Islùmico de Cingapura, órgão que assessora o governo sobre questÔes muçulmanas, deu à Al Irsyad um ponto importante em seu novo centro islùmico.
HĂĄ muito com o melhor desempenho acadĂȘmico dentre as seis madraçais do paĂs, a Al Irsyad foi escolhida pelo centro como âvitrineâ, disse Razak Mohamed Lazim, que tambĂ©m Ă© oficial do conselho religioso.
Os 900 alunos da escola acompanham o currĂculo nacional das escolas pĂșblicas do paĂs e tambĂ©m tĂȘm instrução religiosa. Para acomodar ambos os programas, o dia escolar Ă© trĂȘs horas mais longo do que o de outras escolas.
PressĂŁo. O equilĂbrio entre ensino religioso e secular Ă© resultado, como muitas coisas nesse paĂs, de pressĂŁo do governo.
As madraçais de Cingapura â historicamente as escolas para malaios Ă©tnicos, que representam 14% da população do paĂs â tiveram um aumento de popularidade na dĂ©cada de 1990, juntamente com um interesse renovado pelo IslĂŁ.
Segundo diretores da madraçal Al Irsyad, a escola estĂĄ em negociaçÔes para exportar seu modelo para instituiçÔes de ensino nas Filipinas e TailĂąndia. Na IndonĂ©sia, Dahlan Iskan, presidente do Grupo Jawa Pos, uma das maiores empresas de mĂdia do paĂs, abriu escola nos moldes da cingapuriana. E o conglomerado Lyman Group tambĂ©m apoia a madraçal Al Irsyad Satya.
Norimitsu Onishu - The New York Times - Fonte: O Tempo - 25/05/09.
Madrasah Al-Irsyad Al-Islamiah -
http://irsyad2.logomagix.com/
http://www.irsyad.sg/xweb/web/index.asp
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php