ANIMAIS E FRUTAS
WORTH1000
English:
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1205442/Theres-fishy-pictures-Either-genetic-engineerings-got-way-hand-someones-Photoshop-.html
http://www.worth1000.com/emailthis.asp?image=335450
Um concurso online instigou internautas a criarem imagens fundindo animais e frutas. O site Worth1000 recebeu dezenas de inscriçÔes em trĂȘs ediçÔes de seu concurso. Os sapos foram alguns dos animais mais fotografados: hĂĄ o "sapo-morango", o "sapo-laranja" e o "sapo-pepino". Frutas tropicais tambĂ©m entraram no concurso, como as mangas, que viraram morcegos. A mandioca virou um corpo do jacarĂ©.
Interessa â Etc - Fonte: O Tempo â 12/08/09.
Veja mais fotos:
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1205442/Theres-fishy-pictures-Either-genetic-engineerings-got-way-hand-someones-Photoshop-.html
PAPEL DE PAREDE - O BESOURO
A ave que avançar contra o besouro nesta flor de maracujĂĄ pode ser atraĂda pela vibração dos penachos rubros nas patas do inseto - com isso, ele tenta desviar o predador para ĂłrgĂŁos menos vitais. Anisocelis flavolineata (besouro); Passiflora sp. (flor). Foto de Christian Ziegler.
http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/papeis-de-parede/edicao113-agosto-2009-488101.shtml?foto=4p.
Fonte: National Geographic - Agosto 2009.
CLARICE
O "NYT" (http://www.nytimes.com/2009/08/12/books/12garner.html?_r=1) publicou longa resenha de uma nova biografia da escritora brasileira Clarice Lispector, ela que "parece Marlene Dietrich e escreve como Virgina Woolf".
Toda MĂdia (http://todamidia.folha.blog.uol.com.br/) â Nelson de SĂĄ - Folha de S.Paulo â 13/08/09.
CLĂSSICA - OSESP
A Orquestra SinfÎnica do Estado de São Paulo publicou um novo podcast em seu site - a execução de uma obra de Brahms regida por John Neschling. Ouça em http://www.osesp.art.br/podcast/.
Eventos on-line â Acontece na Internet â InformĂĄtica â Fonte: Folha de S.Paulo â 12/08/09.
UTILIDADE - CLIQUE E PRONTO
Muito prĂĄtico, esse site. Espero que seja Ăștil para vocĂȘ. "CLIQUE E PRONTO!" Ă© sĂł clicar no link abaixo e acessar quase tudo na internet. http://www.cliqueepronto.com.br/. Vale a pena acrescentar aos "FAVORITOS".
(Colaboração: Tadeu - Curitiba)
CAMINHOS DRUMMONDIANOS
O Museu de TerritĂłrio Caminhos Drummondianos - que compreende 44 placas-poemas instaladas em locais de Itabira citados por Carlos Drummond de Andrade em sua obra - serĂĄ revitalizado. A nova versĂŁo do projeto leva a assinatura de Leo Santanna, artista plĂĄstico mineiro que fez a escultura do escritor e poeta instalada na orla da praia de Copacabana. As placas atuais serĂŁo trocadas por outras de maior durabilidade e mais visĂveis. AlĂ©m disso, vĂŁo ocorrer campanhas comunitĂĄrias pela preservação do museu.
Ălder Martinho - Fonte: O Tempo â 13/08/09.
Museu de TerritĂłrio Caminhos Drummondianos -
http://www.vivaitabira.com.br/viva-drummond/Caminhos-Drummondianos.php
http://www.descubraminas.com.br/DestinosTuristicos/hpg_atrativo.asp?id_atrativo=1670&id_municipio=8
http://www.culturaemitabira.com.br/pg_caminhos_drummondianos.php
REAPRENDER A ENSINAR
Ănfase em didĂĄtica, programas estruturados, supervisĂŁo e combate Ă rotatividade sĂŁo cruciais para renovar a educação.
A entrevista economista Martin Carnoy publicada nesta Folha chamou a atenção para uma das maiores dificuldades no esforço nacional pela melhora da educação bĂĄsica: a formação dos professores brasileiros e as redes pĂșblicas de ensino dĂŁo pouca prioridade para a didĂĄtica. Em outras palavras, os mestres aprendem mais na faculdade sobre teorias pedagĂłgicas e menos sobre o que fazer na sala de aula -e como.
O pesquisador da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, baseia suas recomendaçÔes num estudo aprofundado da bem-sucedida educação cubana. Ele combinou as ferramentas da estatĂstica mais abrangente com os detalhes das pesquisas qualitativas. Seu grupo tambĂ©m comparou as prĂĄticas educacionais cubanas com as de escolas brasileiras e chilenas, que tĂȘm desempenhos piores.
No Brasil, nĂŁo foi sĂł a falta de ĂȘnfase em "coaching" (treinamento prĂĄtico) que ficou evidente. HĂĄ pelo menos quatro fatores de deficiĂȘncia concorrendo para que a ação dos professores seja ineficaz a ponto de condenar alunos brasileiros Ă s Ășltimas colocaçÔes no exame internacional de aprendizagem Pisa, organizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento EconĂŽmico). SĂŁo eles: didĂĄtica, programação, supervisĂŁo e permanĂȘncia na escola.
AlĂ©m de treinamento didĂĄtico, os mestres precisam ter clareza sobre o conteĂșdo que devem ensinar, e quando. Ă o segundo fator. Em alguns sistemas pĂșblicos, como o do Estado de SĂŁo Paulo, a carĂȘncia começou a ser resolvida com a edição de guias curriculares, que organizam a matĂ©ria numa sequĂȘncia pensada para favorecer a assimilação.
De nada adiantam os guias, contudo, sem o terceiro componente, supervisão e controle sobre o cumprimento da programação. São atividades quase desconhecidas no ensino oficial. Hå Estados em que o cargo de supervisor nem sequer existe.
Onde hĂĄ supervisores, por outro lado, eles raramente visitam as escolas e menos ainda as salas de aula, para inteirar-se do que de fato acontece nelas. Ficam imersos em atividades burocrĂĄticas ou prisioneiros de uma cultura que privilegia o controle sobre as escolas privadas, justamente aquelas que menos precisam de supervisĂŁo.
O quarto e Ășltimo item dessa receita para o fracasso pedagĂłgico estĂĄ na alta rotatividade docente. Professores precisam permanecer mais numa escola, numa sĂ©rie e numa disciplina, alĂ©m de faltar menos, para ter tempo de se aperfeiçoar e familiarizar com a escola e sua comunidade.
No Estado de SĂŁo Paulo, sucessivas administraçÔes peessedebistas, ao longo de 14 anos, foram incapazes de acabar com o despropĂłsito de ter atĂ© 40% dos mestres solicitando mudança de escola a cada ano. SĂł agora, com o novo sistema de progressĂŁo salarial anunciado, a permanĂȘncia no corpo docente da mesma escola passa a ser critĂ©rio para recebimento do incentivo, ao lado de assiduidade e desempenho em provas.
Editoriais â Fonte: Folha de S.Paulo â 11/08/09.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php