ATITUDE Ă TUDO!
OlĂĄ minhas meninas e meus meninos,
Antes de iniciar nossa "conversinha" de hoje, parabéns para nós mulheres pelo nosso dia internacional. Ah! O Dia Internacional da Mulher! Jå vivi tantos...junto com o Vilfredo, é claro!
Essa semana, fui interpelada (nossa! inter...pelada!) por uma aluna, que estava furiosa com a falta de atitude da Faculdade diante de tantas crĂticas e reclamaçÔes, pedindo um comentĂĄrio meu sobre o assunto.
Vejam bem, atitude Ă© um sentimento interior que se expressa por meio do comportamento. Atitude Ă© uma forma de se expressar de forma positiva ou negativamente. Podemos tambĂ©m dizer que atitude Ă© simplesmente âfazer algoâ.
E para dar maior continuidade no meu raciocĂnio, por sorte, recebi uma mensagem de minha irmĂŁzinha Cleide de SĂŁo Paulo, com um exemplo excelente:
Sabe o que Ă© Atitude?
Uma mulher acordou uma manhĂŁ, olhou no espelho e percebeu que tinha somente trĂȘs fios de cabelo na cabeça. Bom, ela disse, acho que vou trançar meus cabelos hoje. Assim ela fez e teve um dia maravilhoso.
No dia seguinte, ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça. Humm, ela disse, acho que vou partir meu cabelo no meio hoje. Assim ela fez e teve um dia magnĂfico.
No dia seguinte, ela acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça. Bem, ela disse, hoje vou amarrar meu cabelo como um rabo de cavalo. Assim ela fez e teve um dia divertido.
No dia seguinte, ela acordou, olhou no espelho e percebeu que nĂŁo havia um Ășnico fio de cabelo na cabeça. Yeaa! ela exclamou, nĂŁo tenho que pentear meu cabelo hoje!
ATITUDE Ă TUDO!
"Seja mais humano e agradĂĄvel com as pessoas do que parece necessĂĄrio. Cada uma das pessoas com quem vocĂȘ convive estĂĄ travando algum tipo de batalha. Viva com simplicidade. Ame generosamente. Cuide intensamente. Fale com gentileza.".
Que mensagem linda, nĂŁo, meus "amiguinhos"? Ah! Atitude!
Com todos meus cursos, graduação, pĂłs-graduação, mestrado, pĂłs-mestrado, doutorado, pĂłs-doutorados e outros tantos cursos de especialização, gostaria de dizer para vocĂȘs que nĂŁo podemos deixar de lutar por aquilo que temos direito. Temos, sim, que criticar e reclamar, quando acharmos necessĂĄrio. No entanto, meus amores, nĂŁo podemos perder a graça da vida, deixar de sermos felizes e termos prazer em frequentar a faculdade, somente porque algo nos desagrada.
Se criticamos e se reclamamos, Ă© porque queremos um ambiente melhor, o qual somente ficarĂĄ mais leve e solto, se percebermos que algo estĂĄ sendo feito.
Os chefes, os funcionĂĄrios, os professores e os alunos, precisam de motivação para prosseguir com o ĂĄrduo trabalho acadĂȘmico. NĂŁo hĂĄ ninguĂ©m mais importante que ninguĂ©m. Todos precisam respirar e ser respeitados. HĂĄ que se delegar e para tanto, nĂŁo hĂĄ espaço para a centralização. Todos precisam ser respeitados.
Meus "lindinhos", vamos criticar sempre com o intuito de transformar nossa faculdade num lugar que tenhamos o prazer diĂĄrio de gerenciar, trabalhar, lecionar e estudar. Isso Ă© atitude. Que sirva de exemplo, a quem possa interessar...
Meus queridos e minhas queridas! Escrevam para mim, mandem e-mails... Eu adoro receber e-mails. Ah! E podem me "interpelar" Ă vontade... Adoro ser interpelada... (rs)
Beijinhos
Marilene Carolina