O PROJETO
MAPEANDO KIBERA
English:
http://mapkiberaproject.yolasite.com/
http://mapkibera.org/
http://voiceofkibera.org/
Projeto quer mapear maior favela da Ăfrica. ONG formada por jovens trabalha para jogar luz sobre Kibera, localizada no QuĂȘnia.
Maior favela da Ăfrica, na periferia de NairĂłbi (QuĂȘnia), Kibera tem 1 milhĂŁo de habitantes e fama mundial -principalmente depois que serviu de cenĂĄrio para o filme "O Jardineiro Fiel" (2005), dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles.
Mas nos mapas, aparelhos de GPS e Google, Kibera sempre foi uma grande mancha cinza, sem a localização de casas, prĂ©dios pĂșblicos e serviços sociais.
A situação começou a mudar hĂĄ pouco mais de um ano. Hoje, jĂĄ Ă© possĂvel monitorar pela internet qual a situação de saĂșde, educação, segurança e recursos sanitĂĄrios do local.
Realizado com apoio de geĂłgrafos americanos, o projeto Mapeando Kibera Ă© o responsĂĄvel. Emprega jovens moradores locais que aprenderam a criar mapas on-line usando GPS e softwares abertos.
"O projeto foi desenvolvido em resposta Ă falta de dados geogrĂĄficos disponĂveis e abertos ao pĂșblico sobre uma das maiores favelas do mundo", explica Jamie Lundine, coordenadora do projeto.
Jane Bisanju, uma das jovens envolvidas no mapeamento do programa, afirma que a expectativa Ă© informar a comunidade local sobre os recursos existentes e os que ainda faltam para promover melhorias.
"Descobrimos, por exemplo, que na favela sĂł existem trĂȘs escolas pĂșblicas e dezenas de outras privadas. CibercafĂ©s para acessar a internet sĂŁo dez na favela toda", explica.
O custo total, de US$ 85 mil (R$ 135 mil), contou com doaçÔes privadas e fundos de organizaçÔes como o Unicef (agĂȘncia da ONU para a infĂąncia).
Segundo Lundine, os gastos foram reduzidos graças ao trabalho de voluntårios.
Kibera tem altos Ăndices de violĂȘncia, pobreza e desemprego. Estima-se que apenas 20% de sua população tenha acesso a eletricidade. Mais de 70% sĂŁo desempregados.
Em 2008, quando o paĂs pegou fogo apĂłs uma disputa eleitoral em que houve acusaçÔes de fraude, lĂĄ se travaram os maiores confrontos. Centenas morreram (o nĂșmero Ă© inexistente).
Para 2011, os planos sĂŁo mapear e nomear todas as ruas da favela. A organização do projeto tambĂ©m vai lançar um atlas com os mapas jĂĄ produzidos e imprimir alguns deles para distribuir em escolas e locais pĂșblicos na regiĂŁo.
"Pensamos ainda em pintar alguns mapas em muros aqui, para que os moradores possam tomar mais conhecimento deles", diz Bisanju.
Carolina Montenegro - Fonte: Folha de S.Paulo - 20/01/11.
Mais detalhes:
http://mapkiberaproject.yolasite.com/
http://mapkibera.org/
http://voiceofkibera.org/
SOCIEDADES MĂDICAS E ASSUNTOS ESPECĂFICOS
Associação Brasileira de Psiquiatria
www.abpcomunidade.org.br
A seção âInforme-seâ tem textos sobre TOC (Transtorno Obsessivo- Compulsivo), transtornos alimentares, depressĂŁo, deficit de atenção e dependĂȘncia quĂmica. No link âPsiquiatria para uma vida melhorâ, dĂĄ para assistir a palestras em vĂdeo sobre doenças mentais.
Ginecologia
www.gineco.com.br
O site, criado em 1997 pelo ginecologista Sérgio dos Passos Ramos, traz matérias sobre doenças femininas, exames de rotina (quais são e como são feitos), problemas sexuais, o corpo da mulher, contracepção, menopausa e infertilidade.
Sociedade Brasileira de Diabetes
www.diabetes.org.br
Completa, a pĂĄgina responde Ă s dĂșvidas sobre a doença no link âTudo sobre o Diabetesâ. O destaque Ă© a pĂĄgina de nutrição, que ensina a decifrar os rĂłtulos de alimentos e a contar carboidratos, medidas importantes para quem tem a doença e precisa controlar os nĂveis de açĂșcar
Sociedade Brasileira de Cardiologia
http://prevencao.cardiol.br
A biblioteca virtual tem informaçÔes sobre hipertensĂŁo, estresse, obesidade e tabagismo. Os dados sĂŁo bemresumidos, mas esclarecem as principais dĂșvidas. O site tem boletins sobre alimentação saudĂĄvel e testes. Um deles calcula quanto dinheiro a pessoa gasta com cigarros e o risco de doenças coronĂĄrias.
Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da SĂndrome MetabĂłlica
www.abeso.org.br
A seção de perguntas frequentes responde dĂșvidas sobre nutrição, transtornos alimentares, obesidade infantil, cirurgia de redução de estĂŽmago e remĂ©dios emagrecedores. Receitas light e orientaçÔes sobre como nĂŁo se descontrolar na hora de fazer compras no supermercado sĂŁo encontradas no endereço.
Sociedade Brasileira de Urologia
www.sbu.org.br
No link âSaĂșde UrolĂłgicaâ, estĂŁo informaçÔes sobre impotĂȘncia e orientaçÔes preventivas. A pĂĄgina de urologia de A a Z explica termos mĂ©dicos relacionados Ă saĂșde do homem, como andropausa. No link âVĂdeos urolĂłgicosâ, especialistas como o infectologista Davi Uip falam sobre doenças masculinas.
Cirurgia PlĂĄstica
www.cirurgiaplastica.com.br
O portal é completo e fåcil de navegar, com orientaçÔes sobre como escolher um cirurgião, cuidados pré e pós-operatório e artigos, que incluem textos sobre como evitar cicatrizes, cirurgias masculinas e métodos de colocação de próteses de silicone nos seios, como por meio da axila.
Fonte: Folha de S.Paulo - 22/01/11.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php