AH! MAMĂE! FELIZ DIA DAS MĂES!
OlĂĄ meus amiguinhos e minhas amiguinhas,
Com todos os meus cursos de graduação, pĂłs-graduação, mestrado, pĂłs-mestrado, doutorado, pĂłs-doutorados e outros tantos cursos de especialização, eu tambĂ©m sou mĂŁe. O quĂȘ? Duvidam, seus danadinhos? Perguntem ao Vilfredo! Andei pesquisando na Internet (Ă©...na Internet!!! http://br.diadasmaes.yahoo.com/historia) e como no prĂłximo domingo serĂĄ comemorado o dia da mĂŁes (Ah! mamĂŁe!), reparto (parto?) com vocĂȘs o resultado de minha pesquisa.
Como nasceu o dia das mĂŁes
As celebraçÔes do Dia das MĂŁes tĂȘm origem na antiguidade clĂĄssica. Durante a primavera os antigos gregos prestavam homenagens Ă deusa Reia, considerada a mĂŁe comum de todos os seres. A versĂŁo romana da mesma deusa era Cibele, a mĂŁe dos deuses romanos. Com o aparecimento do cristianismo e sua expansĂŁo pelo antigo mundo greco-romano as celebraçÔes Ă Igreja e Ă Virgem Maria deram lugar ao culto Ă s deusas.
Foi na Inglaterra do sĂ©culo XVII que teve inĂcio uma comemoração parecida com a dos dias atuais, quando um domingo era reservado para que os filhos prestassem homenagens presenteando as mĂŁes durante as missas. Aqueles que estavam longe de casa tambĂ©m obtiam permissĂŁo para visitar a famĂlia e as respectivas mĂŁes e presenteĂĄ-las na data.
A primeira proposta para a criação de uma data destinada Ă s mĂŁes aconteceu nos Estados Unidos em 1904. Anna Jarvis, do Estado da VirgĂnia, jurou para a sua mĂŁe que criaria uma data para que todos os filhos lembrassem e homenageassem as mĂŁes do paĂs. Anna e suas amigas iniciaram um movimento pela instituição da data atĂ© que em 1914 o presidente norte-americano Woodrow Wilson unificou a celebração em todos os estados americanos, estabelecendo que o Dia das MĂŁes deveria ser comemorado no segundo domingo do mĂȘs de maio. Em 1923 Anna iniciaria um outro movimento, contra o carĂĄter comercial que a data havia adquirido. Ela morreu com 84 anos, em 1948, e nunca chegou a ser mĂŁe.
Atualmente o dia das mĂŁes Ă© comemorado em todo o mundo, em diferentes dias. No Brasil, a criação oficial da data ocorreu em 1932, quando o presidente GetĂșlio Vargas oficializou o feriado. Em 1947 a data foi incluĂda tambĂ©m no calendĂĄrio oficial da Igreja CatĂłlica.
Meus alunos e minhas alunas (aluninhos), não se esqueçam de beijar muito as suas mães no próximo domingo, mesmo que seja na memória. Elas, todas elas, merecem!
Aproveito a oportunidade para desejar sinceros parabéns para a Professora Pasqualina, que também é mãe, pelo seu aniversårio no dia 04/05. Parabéns Pasqualininha!!!
Meus queridos e minhas queridas! Escrevam para mim, mandem e-mails... Eu adoro receber e-mails. Ah! E não se esqueçam, podem me "interpelar" à vontade... Também adoro ser interpelada... (rs)
Beijinhos
Marilene Carolina