AS QUATRO ESTAĂĂES
VEM CHEGANDO O VERĂO...
English:
http://www.almanac.com/content/first-day-seasons
http://www.enchanted/astr/plan/eart
World Meteorological Organization -
http://www.wmo.int/pages/index_en.html
Facebook:
http://www.facebook.com/pages/World-Meteorological-Organization/71741701887
Por que são quatro as estaçÔes do ano?
Na Europa, isso faz sentido. No Brasil, nem tanto.
O nĂșmero 4 Ă© uma convenção baseada na astronomia, que nĂŁo reflete necessariamente a temperatura e os fenĂŽmenos ambientais, e nĂŁo Ă© adotada de forma igual em todo o mundo. Tradicionalmente, os indianos consideravam que o ano tem 6 diferentes estaçÔes, enquanto os chineses o dividem em 24, e os aborĂgenes australianos, em 5. Mesmo em lugares onde o nĂșmero de estaçÔes Ă© 4, o dia em que começam nĂŁo Ă© consenso. Na AustrĂĄlia, Nova ZelĂąndia e Ăfrica do Sul, o verĂŁo começa no dia 1Âș de dezembro, em vez do dia 21 ou 22, como no Brasil.
No Brasil, assim como na maioria dos paĂses, as estaçÔes sĂŁo marcadas pela diferença na duração de dia e noite, ou solstĂcios e equinĂłcios, que sĂŁo 4 ao longo do ano. Os solstĂcios, que caem em 21 ou 22 de dezembro, e 20 ou 21 de junho, sĂŁo os dias com maior diferença. O dia mais longo do ano Ă© o solstĂcio de verĂŁo, e a noite mais longa, o solstĂcio de inverno. EquinĂłcios, caindo em março e setembro, sĂŁo quando noite e dia tĂȘm exatamente a mesma duração. Esses dias marcam o começo das estaçÔes, para os paĂses que seguem a regra da Organização MeteorolĂłgica Mundial.
SolstĂcios e equinĂłcios sĂŁo indicadores confiĂĄveis da incidĂȘncia de luz solar, mas nĂŁo do clima. Se dependesse apenas da insolação, o solstĂcio deveria ser o meio e nĂŁo o começo de verĂŁo e inverno â mas hĂĄ um atraso de semanas por causa do aquecimento e resfriamento dos oceanos. Entre os trĂłpicos e o Equador, faz calor o ano inteiro e hĂĄ duas estaçÔes prĂĄticas, de chuva ou seca. Claudio Furukawa, do Instituto de FĂsica da Universidade de SĂŁo Paulo, explica que primavera e outono, na maioria do Brasil, sĂŁo sĂł importaçÔes da Europa. âO fato de que colocamos efeitos que simulam neve na ĂĄrvore de Natal Ă© um dos indĂcios de que festejamos a data de maneira que nĂŁo pertence ao nosso climaâ.
DĂșvida Cruel - Fonte: Aventuras na HistĂłria (http://www.facebook.com/aventuras) â Edição 111.
Mais detalhes:
http://www.almanac.com/content/first-day-seasons
http://www.enchanted/astr/plan/eart
World Meteorological Organization -
http://www.wmo.int/pages/index_en.html
Facebook:
http://www.facebook.com/pages/World-Meteorological-Organization/71741701887
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php