"HUMOR" FUNDAMENTAL
ASSOCIATION FOR APPLIED AND THERAPEUTIC HUMOR
English:
http://www.aath.org/
Comportamento: Sentimento produz bem-estar, estimula a defesa do organismo e elimina o estresse. Bom humor Ă© fundamental. Frente aos desafios da vida sĂł cabem duas atitudes: ter ou nĂŁo ter bom astral.
Existe algo pior do que lidar com alguém mal-humorado? Pessoas assim acabam contaminando o ambiente e as pessoas. Ao contrårio, o bem-humorado é leve, deixa as pessoas mais à vontade e equilibra as relaçÔes.
A palavra humor vem do latim "humore" e significa "deixar fluir". O bom humor, tĂŁo fundamental nos dias atuais, traz benefĂcios nĂŁo sĂł para quem optou por essa atitude, mas tambĂ©m para aqueles que o cercam.
Um caso real aconteceu com um sujeito de meia-idade que nĂŁo se abalava com as intempĂ©ries da vida e nĂŁo perdia o bom humor. Certo dia, quando fechava as portas da loja onde trabalhava, foi vĂtima de um assalto e baleado. Foi levado em estado gravĂssimo para o hospital. JĂĄ no bloco cirĂșrgico, escutou a conversa dos mĂ©dicos que iam operĂĄ-lo sem nenhuma convicção de que ele sobreviveria.
Foi quando ele abriu os olhos, reuniu todas as suas forças e sussurrou: "Por favor, não me operem como se eu estivesse morto, pois estou vivo e quero continuar assim".
Aquilo mexeu com as convicçÔes da equipe médica, que teve outro ùnimo para a cirurgia. Nem precisa dizer que o bem-humorado sobreviveu.
Na Grécia antiga, os médicos recomendavam aos pacientes uma boa comédia como parte do tratamento das doenças graves. Eles sabiam que rir melhora diversas funçÔes do organismo.
Por se tratar da expressĂŁo mais explĂcita do bom humor, o riso e seus efeitos positivos Ă saĂșde sĂŁo estudados largamente pela medicina contemporĂąnea.
Um dos precursores desses estudos, o psiquiatra americano William Fry, da Universidade de Stanford, afirma que, quando rimos, rimos com o corpo todo. Como consequĂȘncia de uma risada espontĂąnea, libertamos menos hormĂŽnios ligados ao estresse, como o cortisol e a adrenalina.
O excesso dessas substùncias no organismo causa o enfraquecimento das defesas naturais com a redução da produção de glóbulos brancos, células responsåveis pela defesa de nosso organismo. O resultado é que ficamos mais vulneråveis a infecçÔes, depressão e até enfarte.
Do ponto de vista fisiolĂłgico, a simples atitude de esboçar um sorriso ou dar uma gargalhada propicia um relaxamento imediato que se estende para o corpo todo, promovendo uma sensação de bem-estar fĂsico, mental e emocional.
"Sabemos ainda que rir oxigena o sangue e faz pensar melhor", ensina Allen Klein, presidente da Association for Applied and Therapeutic Humor.
Os benefĂcios do bom humor extrapolam o fĂsico e o emocional e afetam tambĂ©m a alma. Uma boa risada Ă© curativa. No livro "NinguĂ©m Escapa de Si Mesmo- PsicanĂĄlise com Humor", a psicanalista paulista Paulina Cymrot descreve alguns casos em que comentĂĄrios divertidos abriram uma janela na alma trancada dos pacientes. "O humor serve para minimizar o excesso de dor, de rigor consigo prĂłprio e com as outras pessoas", escreve a autora.
Saiba mais
O que é. O riso é a resposta fisiológica ao humor. A risada consiste em duas partes: um conjunto de gestos e a produção de um som.
Desenganado pelos médicos ganha sobrevida
Os primeiros estudos sobre a importĂąncia do bom humor para a saĂșde datam do fim da dĂ©cada de 70. Um dos marcos foi o lançamento, em 1979, do livro "A Anatomia de uma Doença" em que o editor Norman Cousins relata como conseguiu superar uma afecção gravĂssima.
Quinze anos antes, ele havia recebido o diagnóstico de que tinha uma doença degenerativa que ataca a coluna vertebral e que tinha poucos meses de vida.Jå com o corpo quase todo paralisado, Cousins se deu alta, contratou uma enfermeira e se mudou para um hotel.
Todas as tardes, recebia os amigos. Eles jogavam cartas e assistiam a comédias na televisão. Com isso, ele percebeu que passou a dormir melhor e comia com mais apetite. Cousins morreu aos 75 anos, em 1990.
Pesquisa traz dado curioso
O bom humor pode enfraquecer a memĂłria. Elizabeth Martin, pesquisadora da Universidade de Missouri, nos EUA, descobriu que a memĂłria fraca pode ter algo a ver com estar de bom humor. Segundo ela, o bom humor diminui a capacidade de armazenar a chamada memĂłria de curto prazo, ou seja, recordar-se de uma conversa. "Isso explica por que vocĂȘ nĂŁo pode ser capaz de lembrar um nĂșmero de telefone que pegou em uma festa enquanto vocĂȘ estava se divertindo", diz Elizabeth.
Ana Elizabeth Diniz - Fonte: O Tempo - 25/09/11.
Universidade de Stanford - http://www.stanford.edu/
Association for Applied and Therapeutic Humor - http://www.aath.org/
Ninguém Escapa de Si Mesmo- Psicanålise com Humor - http://www.casadopsicologo.net/casadopsicologo/ninguem-escapa-de-si-mesmo.html
A Anatomia de uma Doença - http://www.amazon.com/Anatomy-Illness-as-Perceived-Patient/dp/0393326845
Universidade de Missouri - http://www.missouri.edu/
ROQUE IN RIO
ImperdĂvel! Confira:
http://colunas.epoca.globo.com/bombounaweb/2011/09/22/roque-in-rio/.
Bruno Ferrari - Fonte: Bombou na Web (http://colunas.epoca.globo.com/bombounaweb/) - 22/09/11.
PONTO G
Estudos comprovam que o tal ponto "G" feminino foi encontrado... EstĂĄ no final da palavra "shoppinG" !!!
(Colaboração: Hélio Bob Pai)
PARA REFLETIR...
O telefone toca, Ă noite:
Marido:
- Se for para mim, diga que eu nĂŁo estou em casa.
Mulher atende e diz:
- Ele estĂĄ em casa.
Marido:
- Mas⊠caramba!
Mulher:
- ...era para mim...
(Colaboração: Cleide - SP)
COISAS QUE VOCĂ VĂ E DIZ:QUE PORRA Ă ESSA???
IncrĂvel:
http://sorisomail.com/imagens-engracadas/87216.html.
(Colaboração: Washington de Jesus)
LITERATURA INĂTIL
O marido chega em casa e a mulher pergunta:
- Amor, cadĂȘ aquele livro que ensina como viver atĂ© 100 anos?
- Joguei fora.
- Como assim? Por que vocĂȘ fez isso?
- Sua mĂŁe vem nos visitar amanhĂŁ e nĂŁo quero que ela fique lendo essas bobagens...
Fonte: Brasil - Almanaque de Cultura Popular (www.almanaquebrasil.com.br) - NĂșmero 149.
RAPIDINHAS DO SIMĂO
>>> Buemba! Buemba! Macaco SimĂŁo Urgente! O Esculhambador-geral da RepĂșblica! Piada pronta direto da Espanha: "Atacante do Zaragoza preso por abuso sexual". Como Ă© o nome dele? BRAULIO! Atacante Braulio. NĂŁo prenderam antes nĂŁo foi por falta de aviso. RararĂĄ!!!
>>> Pensamento da semana: "Se sua vida estĂĄ ruim, pense no cara que cuida do banheiro do Rock in Rio". RararĂĄ!!!
>>> Manchete do Piauà Herald (http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/herald): "Na ONU, Dilma assegurarå ao mundo que Sarney não é imortal". E o mundo não acreditarå! E a Dilma vai criar com o Obama um novo PAC: Program to Avoid Corrupção. E o mundo não acreditarå! Rararå!!!
>>> Manchete do Sensacionalista (http://www.sensacionalista.com.br/2011/09/17/chegaram-as-camisetas-do-sensacionalista/): "Saci nasce com duas pernas e sofre bullying na escola"...
>>> E o Corinthians? Eu falei que o TimĂŁo na liderança era uma vaca em cima da ĂĄrvore: ninguĂ©m sabe como ela foi parar lĂĄ, mas todo mundo sabe que vai cair. E olha o que corre na internet: se vocĂȘ receber um e-mail sem tĂtulo, favor enviar pro Corinthians. RararĂĄ!!!
>>> E saiu a simpatia pra prender a pessoa amada: coloca um quilo de pĂł na mochila dela e chama a polĂcia. RararĂĄ!!!
>>> Supermercado estava com o estoque de sabonete Ăntimo Dermafeme encalhado. AĂ botaram a placa embaixo: "Oferta! SabĂŁo para xoxota ou periquita, R$ 9,90". Mais direto impossĂvel...
>>> Prefeito do interior de SĂŁo Paulo: "Prometo PARALELIPEIDAR a cidade"...
>>> Faixa na Bahia: "Semana da FamĂlia! ParĂłquia de Pintadas!".!".!".
>>> Um amigo foi pra Feira do Carro e viu a placa: "Vende-se Voyage. Falar com Santana". RararĂĄ!!!
>>> TrĂȘs predestinados na Espanha. Em Sevilha: "Implantes Dentales Jesus de Las TrĂȘs CaĂdas". VocĂȘ implanta oito e caem trĂȘs! Dentadura com trĂȘs caĂdas! E essa: "Viajes EncarnaciĂłn". Ă pra viajar pra outra encarnação. A vida tĂĄ ruim? Viaja pra outra encarnação. E, em ValĂȘncia, encontrei a formação da torcida sĂŁo-paulina: "Centro de EducaciĂłn Infantil BAMBY"...
>>> Mais predestinados! Encontrei uma geriatra chamada Silvia AvĂł! RararĂĄ! E em SĂŁo Paulo tem o advogado Angelo Jorge Batman! Eu quero! Na primeira engrossada, Ă© sĂł gritar "Batman! Batman! Batman!".!".!".
>>> Em Santos tem um dono de granja chamado Lauremar PavĂŁo da Penna! E o presidente do sindicato dos vigilantes: Edivan GUARITA! RararĂĄ!!!
JosĂ© SimĂŁo (http://www2.uol.com.br/josesimao/) - Fonte: Folha de S.Paulo â 22-23-24-25-27-28/09/11.
DALTĂNICO Ă O KCT...
Noite alta, um senhor bem vestido, chegando de viagem, toma um tĂĄxi no aeroporto e pede ao motorista para levĂĄ-lo para casa.
No caminho, vĂȘ uma senhora, tambĂ©m muito bem vestida, entrando uma Boate chamada 'Dito e Feito'.
Reconhecendo a mulher, ele pede ao taxista que retorne à porta da boate. Tira do bolso um maço de notas e diz:
- Aqui estĂŁo dois mil reais. SĂŁo seus se vocĂȘ tirar de dentro da boate aquela mulher vestida de vermelho que acaba de entrar. Mas vĂĄ tirando e cobrindo de porrada, porque aquela desgraçada Ă© minha esposa.
O taxista, que andava numa 'dureza daquelas', aceita de cara e adentra Ă Boate.
Cinco minutos depois ele sai, arrastando uma mulher pelos cabelos, com o rosto sangrando, toda desgrenhada, e gritando todos os impropĂ©rios que se possa imaginar. O senhor no tĂĄxi vĂȘ a cena e percebe, horrorizado, que a mulher estĂĄ vestida de verde e sai correndo para alertar o taxista do erro.
- Pare! Pare! O senhor errou. Como o senhor confundiu vermelho com verde? O senhor Ă© daltĂŽnico?
Ao que o taxista retruca:
- DaltĂŽnico Ă© o cacete! Esta Ă© a minha... JĂĄ volto lĂĄ pra pegar a sua!!!
(Colaboração: Waldeyr Junior)
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php