O PLANETA
PSR J1719-1438 - DIAMOND PLANET
English:
http://news.discovery.com/space/diamond-planet-110825.html
Video:
http://www.huffingtonpost.com/2011/08/25/planet-diamonds-discovered_n_937011.html
Astronomia.Corpo celeste orbita um pulsar e tem massa maior que a de JĂșpiter. Descoberto planeta feito de diamante no centro da galĂĄxia. Distante 4.000 anos-luz da Terra, astro pode ser o que restou de estrela.
Um planeta possivelmente feito de diamante foi descoberto por uma equipe internacional de astrĂŽnomos. O planeta estĂĄ prĂłximo a um pulsar, uma estrela com muita massa e com apenas 20 km de diĂąmetro.
O pulsar - que se chama PSR J1719-1438 - consegue girar 10 mil vezes em torno do seu eixo por minuto e possui 1,4 vez a massa do Sol. Conforme o pulsar gira, ele emite um feixe de ondas de rådio que podem ser detectadas por radiotelescópios. Ao analisarem o padrão das ondas de rådio vindas do astro, os cientistas suspeitaram da presença de um planeta no local.
As mudanças provocadas nos pulsos de rĂĄdio pela presença do planeta tambĂ©m informaram aos astrĂŽnomos sobre a composição do astro. Eles sabem, por exemplo, que a companheira do pulsar nĂŁo pode ser feita de hidrogĂȘnio ou hĂ©lio. Por outro lado, o planeta pode ser composto por carbono e oxigĂȘnio. A densidade do astro indica que o planeta seria formado por um material cristalino, como um diamante.
Os astrÎnomos australianos acreditam que o planeta de diamante seja, na verdade, o que restou de uma estrela com muita massa no passado, que teve boa parte de sua matéria "sugada" pelo pulsar.
Segundo o grupo, o astro de diamante deve ter menos de 60 mil km de diĂąmetro - valor cinco vezes maior que o da Terra. Mas a sua massa Ă© maior que a de JĂșpiter.
Ele completa uma volta ao redor do pulsar em apenas 2 horas e 10 minutos. A distùncia entre a estrela e o planeta também é pequena: 600 mil km, valor menor que o raio do Sol.
A dupla pertence à Via Låctea e se encontra na direção da constelação da Serpente, distante 4.000 anos-luz da Terra.
Flash
Equipe. Os cientistas australianos usaram dados de telescópios ao redor da Terra e 200 mil gigabytes de informaçÔes.
Interessa - Fonte: O Tempo - 27/08/11.
Mais detalhes:
http://news.discovery.com/space/diamond-planet-110825.html
VĂdeo:
http://www.huffingtonpost.com/2011/08/25/planet-diamonds-discovered_n_937011.html
MEIO AMBIENTE EM EVOLUĂĂO
Coordenada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), terminou em 26 de agosto, em Salvador, a reuniĂŁo que discutiu a situação da arara-azul-de-lear. O quadro Ă© promissor. Dos 500 pĂĄssaros registrados no sul da Bahia em 2006, o nĂșmero subiu para 1.200. A evolução farĂĄ com que a espĂ©cie passe de âameaçada de extinçãoâ para âvulnerĂĄvelâ na classificação oficial do Icmbio, a ser divulgada em breve.
Ricardo Boechat - Fonte: Isto à - Edição 2181.
Cemave - http://www4.icmbio.gov.br/cemave/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php