DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FĂSICA
WORLD DAY FOR PHYSICAL ACTIVITY
English:
http://www.humankinetics.com/aaccprograms/aacc-programs/2010-world-day-for-physical-activity
http://www.agitamundo.org/site_en.htm
http://www.sportcountries.org/articles-mostra-2103-eng-cita_pel_dia_mundial_de_lrsquoactivitat_fisica.htm
Dia Mundial da Atividade FĂsica: Ă hora de organizar!
Participe de nossa caminhada virtual celebrando o dia mundial da atividade fĂsica.
O Agita Mundo Network tem o prazer de anunciar a comemoração do Dia Mundial da Atividade FĂsica 2010 (6 de Abril). O tema central para as discussĂ”es deste ano Ă© "Cidades Ativas, Vida SaudĂĄvel", para ter o mesmo espĂrito do Dia Mundial da SaĂșde 2010: "1000 Cidades, 1000 Natureza morta", cujo as celebraçÔes estĂŁo sendo concentradas entre os dias 3 e 11 de abril.
Nesse dia poderemos sincronizar a nossa indignação em relação ao sedentarismo, tentando obter a maior mobilização social. Podemos realizar eventos atravĂ©s de um contato de mĂdia, um seminĂĄrio, um fĂłrum, a organização de uma caminhada ou apenas parando por algum tempo o elevador do seu prĂ©dio. A utilização da sua rede pessoal Ă© crucial para alcançar o maior numero de pessoas possĂveis.
Todos os detalhes:
http://www.agitamundo.org/site_br.htm
http://www.agitasp.org.br/
9ÂȘ CAMINHADA DO AGITA MUNDO
Para comemorar o Dia Mundial da Atividade FĂsica, o movimento Agita SĂŁo Paulo e a Secretaria Estadual da SaĂșde organizam nesse prĂłximo dia 11 de abril, a 9ÂȘ Caminhada do Agita Mundo. A concentração serĂĄ Ă s 8h30, em frente ao Masp. Todas as informaçÔes no: www.agitasp.org.br.
Fonte: Folha de S.Paulo - 01/04/10.
VOCĂ SABIA?
30 minuttos de atividades fĂsicas moderadas por dia Ă© o suficiente para que uma pessoa deixe de ser considerada sedentĂĄria.
Atividades sĂŁo moderadas quando causam:
- Aumento de batimento cardĂaco;
- Aumento da frequĂȘncia respiratĂłria;
- Aumento do calor do corpo;
- Grau de incĂŽmodo pequeno.
Fonte: Folha de S.Paulo - 01/04/10.
LIMITAĂĂO FĂSICA AFETA 29% DOS BRASILEIROS
Cresce a parcela da população com 14 anos ou mais que tem dificuldade para realizar tarefas cotidianas, como tomar banho sozinho.
Dados do IBGE mostram que quase 72% dos idosos tĂȘm essas restriçÔes, mas Ă© entre mais jovens que o problema cresce mais.
Tarefas cotidianas como tomar banho sozinho, abaixar-se, subir escadas, empurrar uma mesa ou caminhar por mais de 1 km tĂȘm se tornado difĂceis para cada vez mais brasileiros.
No paĂs, cerca de 42 milhĂ”es de pessoas com 14 anos ou mais enfrentam ao menos um pequeno grau de dificuldade para realizar tarefas cotidianas como essas, o que representa 29,1% da população nessa faixa etĂĄria.
Os dados, de 2008, sĂŁo do suplemento de saĂșde da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de DomicĂlio), divulgado ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂstica). Em 2003, 26,2% da população brasileira tinha essas dificuldades.
Entre as pessoas com mais de 60 anos, a parcela que declara ter alguma dificuldade para realizar as atividades listadas pela pesquisa chega a 71,8%. Mesmo tarefas mais bĂĄsicas como alimentar-se ou ir ao banheiro representam um desafio para 15,2% dos idosos, contra 13,5% em 2003.
Proporcionalmente, foi na faixa dos 14 aos 19 anos que o problema da mobilidade mais aumentou. De 2003 a 2008, a parcela dos que relataram dificuldades para cumprir ao menos uma das atividades propostas aumentou 23% (de 6% para 7,4%).
Segundo o IBGE, 75,2 milhĂ”es de pessoas assistiam Ă televisĂŁo por mais de trĂȘs horas por dia e 16,2 milhĂ”es passavam o mesmo tempo usando videogames ou computadores, apenas fora do ambiente de trabalho. Na faixa entre 10 e 19 anos, o percentual que utilizava esses aparelhos por no mĂnimo 180 minutos diĂĄrios ultrapassou os 50%.
Denise Menchen/FĂĄbio Grellet - Fonte: Folha de S.Paulo - 01/04/10.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php