100 ANOS DA IMIGRAĂĂO JAPONESA
LOGO OFICIAL DO CENTENĂRIO DA IMIGRAĂĂO JAPONESA
Confira o site oficial do Centenårio da Imigração Japonesa - http://www.centenario2008.org.br
English (History of the 100 years of japanese immigration to Brazil):
http://en.wikipedia.org/wiki/Japanese_Brazilians
TAIKO (GRANDE TAMBOR)
A palavra taiko significa simplesmente "grande tambor" em JaponĂȘs. Fora do JapĂŁo, a palavra Ă© usada frequentemente para referir-se a alguns dos vĂĄrios tambores japoneses ('wa-daiko', "Tambor JaponĂȘs", em JaponĂȘs)
Confira mais sobre a arte dos tambores japoneses em: http://www.taiko.com.br/.
(Colaboração: H.N.)
O CENTENĂRIO
18 de junho de 1908. Depois de 50 dias viajando, 781 japoneses desembarcam do cargueiro Kasato Maru, em Santos. Banda, fogos, balÔes. Pensaram que eram as boas-vindas dos brasileiros. Mas era festa junina.
Foram recebidos com simpatia e curiosidade. No Correio Paulistano, J. AmĂąncio Cabral observou que eles eram mais bem vestidos e asseados que os italianos. âA raça Ă© diferente, mas nĂŁo Ă© inferiorâ, concluiu o jornalista.
Traziam sementes, instrumentos agrĂcolas e o sonho de enriquecer e voltar para o JapĂŁo. Em fazendas de cafĂ© do interior paulista, viveram tempos difĂceis e o sonho foi esquecido. Rumaram para vĂĄrios pontos do Estado. AtĂ© 1923, chegaram 30 mil pessoas; atĂ© 1940, mais 190 mil. Com a 2ÂȘ Guerra, tendo o JapĂŁo como inimigo, a imigração foi interrompida por dez anos.
Os 250 mil imigrantes japoneses transformaram-se em 1 milhĂŁo e 300 mil brasileiros. O Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do JapĂŁo. Mais da metade vive na regiĂŁo metropolitana de SĂŁo Paulo e destaca-se nĂŁo mais apenas na agricultura, mas em todos os setores da vida nacional. Esse povo perseverante nos enriqueceu com sua cultura e contribuiu para nosso desenvolvimento.
Fonte: Almanaque Brasil.
1908-2008
HistĂłria - NotĂcias - CalendĂĄrio - Curiosidades - Fotos - Personagens - Links.
http://www.saopaulo.sp.gov.br/imigracaojaponesa/
A VIAGEM DO KASATO MARU
O Diårio da imigração japonesa
http://www.popa.com.br/docs/cronicas/kasato-maru.htm
ĂNCORA
Foi no atual terminal portuårio VCP em Santos que, em 1908, os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil, a bordo do navio Kasato Maru. Na próxima quarta, a VCP inaugura, no Armazém 14, o Monumento 18 de Junho, com os 321 sobrenomes dos passageiros japoneses, para comemorar o centenårio da imigração.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 12/06/08.
VCP - http://www.vcp.com.br/default.htm
BONECOS JAPONESES GIGANTES EM SAMPA
São Paulo serå invadida por uma série de bonecos estilizados japoneses entre 15 E 18/06 durante o Japan Parade. Os bonecos gigantes serão espalhados em vårios pontos da cidade. Artistas plåsticos, desenhistas, cartunistas e grafiteiros participam voluntariamente do projeto, que homenageia os cem anos da imigração japonesa.
No total, serĂŁo 25 bonecos distribuĂdos pelos principais bairros de SĂŁo Paulo. Eles foram criados a partir de influĂȘncia do toy art, um conceito artĂstico que nasceu no JapĂŁo na dĂ©cada de 90 e vem conquistando adultos e crianças de todo o mundo.
"Toy Art Ă© um universo novo na arte contemporĂąnea, um movimento que cresce a cada ano e jĂĄ existem no mundo vĂĄrias lojas vendendo sĂ©ries de brinquedos criados por grafiteiros, ilustradores e artistas", conta em entrevista ao Magazine o artista plĂĄstico Wilson Iguti. "Algumas delas, porĂ©m, podem se dedicar a customização de um Ășnico personagem ou uma Ășnica sĂ©rie de personagens".
VINIL. Descendente de japoneses, Iguti jĂĄ desenhou cerca de 20 mil peças. "Os bonecos que ficarĂŁo expostos pela cidade sĂŁo peças de vinil ou plĂĄstico e que remetem a um quĂȘ infantil presente no inconsciente coletivo, com pitadas de ironia e bom humor. Ă a arte transformada em brinquedos para gente grande", completa Iguti.
Os bonecos ficarĂŁo expostos em praças, ruas e espaços pĂșblicos. Depois da exposição, as peças serĂŁo leiloadas e os valores revertidos para instituiçÔes beneficentes.
JoĂŁo Pombo Barile - Fonte: O Tempo - 12/06/08.
Japan Parade - http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL596846-9980,00.html
JARDIM JAPONĂS EM BH
O jardim zoolĂłgico de Belo Horizonte ganhou, em 16/06, mais uma atração para os visitantes. Em uma praça de 5.000 metros quadrados, logo apĂłs a entrada da orla da lagoa da Pampulha, agora hĂĄ um jardim que remete Ă cultura oriental e marca o centenĂĄrio da imigração japonesa no Brasil. O local Ă© como um pedaço do JapĂŁo dentro de Minas, com caracterĂsticas tradicionais daquele paĂs, como a Casa do ChĂĄ, que serĂĄ utilizada para eventos da comunidade japonesa, que poderĂĄ fazer a cerimĂŽnia do chĂĄ, criada no sĂ©culo VIII. HĂĄ todo um ritual para servir o Matcha, o legĂtimo chĂĄ verde.
Leia mais:
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=959&IdCanal=6&IdSubCanal=&IdNoticia=82512&IdTipoNoticia=1
UM POUCO MAIS DA HISTĂRIA DA IMIGRAĂĂO JAPONESA
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/imigracao_japonesa.htm
CENTENĂRIO NO JAPĂO
Conselho Administrativo do Ano do IntercĂąmbio JapĂŁo-Brasil
Em 18 de janeiro de 2007, foi fundada no Japão a Comissão Organizadora do Ano de Intercùmbio Japão-Brasil, sendo nomeado como presidente, Shoei Utsuda, da Mitsui & Co. Ltda e que também preside a Comissão EconÎmica Japão-Brasil da Federação Japonesa das OrganizaçÔes EconÎmicas (Keidanren).
Site: http://www.nippaku2008.org/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php