DIA DA ĂRVORE
PAU-BRASIL
English:
http://www.nationmaster.com/encyclopedia/Pau_brasil
http://www.globaltrees.org/reso_tree.asp?id=25
Arbor Day Around The World: http://www.arborday.org/arborday/arborDayDatesInternational.cfm
O pau-brasil Ă© a ĂĄrvore que batizou o nosso paĂs! Na Ă©poca da colonização, ela era explorada para o aproveitamento da madeira e para a extração de um corante vermelho.
Saiba mais:
http://cienciahoje.uol.com.br/3479
http://www.institutopaubrasil.org.br/
http://www.arvores.brasil.nom.br/paubras1/index.htm
21 DE SETEMBRO
No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.
No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indĂgena que deu origem a este paĂs; um deles Ă© o amor e respeito pelas ĂĄrvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuĂmos.
Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, hĂĄ 30 anos, formalizou-se entĂŁo o dia 21 de Setembro como o Dia da Ărvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.
Saiba mais:
http://www.diadaarvore.org.br/
http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/dest200709.html
Confira o âDia da Ărvoreâ pelo mundo:
http://www.arborday.org/arborday/arborDayDatesInternational.cfm
DIA DA ĂRVORE
A ação do homem Ă© terrĂvel. As capoeiras e as matas sĂŁo vistas como um incĂŽmodo a ser erradicado antes que se tornem algo protegido por lei. Por milĂȘnios, as ĂĄrvores foram fontes de recursos, protetoras do solo e das ĂĄguas. Hoje, para o produtor rural, ela Ă©, muitas vezes, um ser inĂștil, que vai resistindo por pura teimosia.
Nem sempre o que a lei manda Ă© obedecido. Uma questĂŁo decidida por decreto-lei hĂĄ mais de trinta anos e que, atĂ© hoje, soa como novidade entre brasileiros Ă© a data de comemoração do Dia da Ărvore no Norte e Nordeste do paĂs. Pouca gente sabe que naquela regiĂŁo ficou definido, por razĂ”es climĂĄticas, que se homenagearia a ĂĄrvore na Ășltima semana de março, no perĂodo referente ao inĂcio das chuvas, em vez do dia 21 de setembro, como acontece no resto do paĂs, data que marca a entrada da primavera.
Sancionado pelo primeiro presidente da revolução, Castelo Branco, o decreto-lei, 55.795 de 24/02/65, permanece desconhecido pela maior parte dos brasileiros. Muitos professores e alunos do Norte e Nordeste ainda insistem em comemorar o Dia da Ărvore no mĂȘs de setembro, contrariando a lei. Quando nĂŁo, elegem as duas datas, sem favoritismo, porque ainda se sentem inseguros quanto a desconsiderar o 21 de setembro como dia oficial da ĂĄrvore na regiĂŁo. A mĂdia contribui para piorar essa situação. Os livros didĂĄticos tĂŁo pouco ajudam a esclarecer a polĂȘmica. Neles, o Dia da Ărvore continua sendo Ășnico para todo o paĂs. TĂ©cnicos do Ibama jĂĄ entraram em contato com as secretarias estaduais de educação visando desfazer o erro. Liliane Lira, do Ibama do Rio Grande do Norte, acredita que as mudanças nos livros didĂĄticos serĂŁo um grande passo para facilitar a conscientização da garotada. "Fica difĂcil lutar contra a mĂdia e os livros. Ăs vezes, a gente passa como mentirosa", conta ela.
Mesmo com todos os obstĂĄculos, celebrar a ĂĄrvore no dia certo Ă© uma das metas de ambientalistas da regiĂŁo. Hoje, o trabalho Ă© realizado nĂŁo sĂł com professores e alunos, como tambĂ©m com os veĂculos locais de comunicação de massa. E nĂŁo se trata de um capricho estabelecer datas diferentes para o Sul e o Norte. O fato, segundo Liliane, tem uma explicação Ăłbvia que remonta de tempos imemoriais. "A ĂĄrvore sempre foi cultuada, ou no perĂodo das chuvas ou quando se preparava a terra para semear. Seria ilĂłgico manter o 21 de setembro como dia oficial da ĂĄrvore no Norte e Nordeste, Ă©poca de seca, quando a umidade relativa do ar e o Ăndice pluviomĂ©trico caem vertiginosamente", explica a tĂ©cnica.
O trabalho nĂŁo fica restrito Ă "Festa Anual da Ărvore", como Ă© denominada a Ășltima semana de março. Neste perĂodo se comemora plantando ĂĄrvores tĂpicas como sucupira, oiticica, cajueiro, timbaĂșba, entre outras. Em setembro, quando professores costumam ceder Ă pressĂŁo exercida pela mĂdia nacional e planejam uma segunda comemoração, o Ibama tambĂ©m intervĂȘm para evitar a confusĂŁo na cabeça dos alunos. "Nada contra a se comemorar duas vezes. Mas as ĂĄrvores plantadas no 21 de setembro tĂȘm poucas chances de vingar devido ao clima ĂĄrido nessa Ă©poca", conta Liliane.
HistĂłrico do Dia da Ărvore
A primeira vez que um governo decidiu oficializar o Dia da Ărvore foi no estado de Nebrasca, nos Estados Unidos, e a partir daĂ muitos paĂses copiaram a iniciativa. O Brasil foi o primeiro paĂs que nĂŁo seguiu a risca o exemplo e escolheu o dia 21 de setembro (em vez do 22 de abril) para celebrar a ĂĄrvore, em função da primavera. Em 1965, por meio do decreto-lei 55.795 de 24/02/65, ficou instituĂda a Festa Anual da Ărvore, em março, por razĂ”es climĂĄticas e fisio geogrĂĄficas. O 22 de abril, data escolhida para celebrar a ĂĄrvore nos EUA, coincide com o aniversĂĄrio de J. Morton, em reconhecimento ao seu feito de convencer os moradores de Nebrasca a mudar a paisagem do estado, plantando ĂĄrvores.
Autor: Andréa Amorim (Jornal Folha do Meio Ambiente)
Fonte: http://www.projetoplantar.org.br/
âSe o vento soprar de uma Ășnica direção, a ĂĄrvore crescerĂĄ inclinada.â (ProvĂ©rbio ChinĂȘs)
âA ĂĄrvore quando estĂĄ sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado Ă© de madeira.â (ProvĂ©rbio ĂĄrabe)
âSe quiser derrubar uma ĂĄrvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado.â (ProvĂ©rbio chinĂȘs)
VOCĂ SABIA?
VocĂȘ conhece esse paĂs como Brasil, certo? Mas saiba que nosso nome completo mudou muito desde a IndependĂȘncia. Durante a Monarquia, Ă©ramos conhecidos como "ImpĂ©rio do Brasil". Logo apĂłs a Proclamação da RepĂșblica, em 1889, fomos batizados de uma forma que causa entranheza: "Estados Unidos do Brasil". SĂł em 1967 ficou decidido que seria adotada a forma que Ă© utilizada atĂ© hoje: "RepĂșblica Federativa do Brasil".
Fonte: Almanaque Brasil - NĂșmero 113.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php