A INTELIGĂNCIA Ă UM LIXO
C40 CITIES
English:
http://live.c40cities.org/
http://www.c40cities.org/
Imagine uma cidade em que nĂŁo existam caminhĂ”es de lixo passando pela rua nem se vejam, em nenhum lugar, lixeiras. O lixo passaria por tubos subterrĂąneos, desembocando num centro de reciclagem. Essa imagem estĂĄ prestes a ser realidade em Barcelona, onde a experiĂȘncia começou em 1992 com a OlimpĂada. Desde entĂŁo, o projeto vem sendo expandido.
Aconteceu nesta semana em São Paulo (onde ainda existe muito lixo na rua) o encontro dos prefeitos das 40 maiores cidades do mundo, ideia que surgiu em Londres e Nova York para compartilhar projetos ambientais e traçar uma ação conjunta.
Uma chance de conhecer alguns desses projetos, que revelam como a criatividade e a ousadia estĂŁo produzindo cidades mais inteligentes e saudĂĄveis.
Mesmo quem nĂŁo se importe com a sustentabilidade vai reconhecer que essas experiĂȘncias sĂŁo formidĂĄveis exemplos da inventividade.
Por coincidĂȘncia, Londres e Nova York, as cidades criadoras do encontro batizado de C-40, chamaram na semana passada a atenção mundial para açÔes que visam manter o ar mais limpo.
Nova York jĂĄ tinha sido pioneira em banir o fumo de lugares fechados, inclusive bares e restaurantes. Agora, numa ofensiva ainda mais radical e polĂȘmica, proibiram o cigarro em parques e na praia.
Para ser a cidade mundial do carro elĂ©trico, Londres lançou oficialmente na quinta-feira o projeto de instalar atĂ© 2013 uma rede de 1.300 postos de recarga. Esse nĂșmero supera o de postos de gasolina. Os indianos, aliĂĄs, estĂŁo prometendo o carro elĂ©trico mais barato do mundo e imaginam que as ruas londrinas venham a ser o seu, digamos, grande "test drive".
Londres prepara-se para projetar uma imagem de sofisticação ambiental, aproveitando o fato de, no prĂłximo ano, receber a OlimpĂada. A cidade teve a ousadia de lançar o pedĂĄgio urbano e estĂĄ estimulando seus moradores a criar fazendas urbanas, plantando hortas em todos os lugares possĂveis, especialmente sobre os prĂ©dios e as casas. O objetivo, nada modesto, Ă© fazer que a cidade produza o que consome ao mesmo tempo em que dissemina ĂĄreas verdes por todos os lados.
Tudo isso serve de inspiração para o mundo em geral e, em particular, para o Brasil, que vai receber a OlimpĂada seguinte. Assim como ocorreu em Barcelona, a OlimpĂada pode ser uma chance nĂŁo apenas de melhorar uma cidade mas de elevar o seu patamar civilizatĂłrio.
O que essas cidades inovadoras fazem Ă© justamente melhorar nossa percepção de civilidade. Ă o que sentimos quando vemos o prefeito de San Francisco, nos Estados Unidos, indo de bicicleta para o trabalho. Ou, no caso brasileiro, a Lei Cidade Limpa, em SĂŁo Paulo, ou o sistema de transporte pĂșblico de Curitiba. Poucas coisas sĂŁo importantes para a imagem do Brasil como a disseminação do etanol, que acabou pondo o paĂs na vanguarda tecnolĂłgica da indĂșstria automobilĂstica e quĂmica (produção do plĂĄstico verde, por exemplo). Em nenhum lugar do planeta existe um museu de arte tĂŁo ecolĂłgico como o de Inhotim, em Brumadinho (Minas Gerais), uma reserva florestal que virou um templo de arte contemporĂąnea.
Na cidade de Calgary, no CanadĂĄ, graças a uma rede de energia eĂłlica, o abastecimento do transporte pĂșblico vem do vento. Na Dinamarca, as famĂlias que produzem sua prĂłpria energia ganham dinheiro do governo. Surgiram assim cooperativas de energia eĂłlica. Por isso Copenhague virou um modelo admirado mundialmente.
Na cidade de Linköping, na SuĂ©cia, todo o transporte pĂșblico Ă© movido com o que sobra das cantinas e restaurantes.
Colocar a inteligĂȘncia no lixo Ă© hoje uma das grandes e maravilhosas fontes da inventividade humana.
PS- Estou tendo a maior experiĂȘncia ecolĂłgica da minha vida. Cambridge, onde moro, Ă© um imenso jardim, onde podemos fazer quase tudo a pĂ© ou de bicicleta. Aqui Ă© um lugar em que o compartilhamento de carro deu certo e estimulou a invenção de chaves digitais. PrĂ©dios emprestam ou alugam suas garagens para as pessoas deixarem os carros compartilhĂĄveis. CoincidĂȘncia ou nĂŁo, minha gastrite crĂŽnica deu um tempo. Quanto mais inteligente a cidade, mais podemos usar a mais antiga das traçÔes: a tração humana. Preparei uma seleção de projetos inovadores para as cidades, postos no Catraca Livre (www.catracalivre.com.br), alĂ©m do detalhamento dos casos citados nesta coluna.
Gilberto Dimenstein (www.dimenstein.com.br) - Fonte: Folha de S.Paulo - 29/05/11.
Mais detalhes:
http://live.c40cities.org/
http://www.c40cities.org/
3Âș FESTIVAL AMBIENTAL
Viver a aprendizagem em espaços que vão além da sala de aula é um desafio e uma necessidade. Por isso, na Semana Mundial do Meio Ambiente, o Vale Verde Alambique e Parque Ecológico realiza mais uma edição do Festival Ambiental Vale Verde.
De 5 a 16 de junho, o parque estarĂĄ aberto para receber escolas e visitantes interessados em se aprofundar nas questĂ”es ambientais de forma lĂșdica e divertida.
A programação inclui apresentação da peça "O Casamento da Ararinha Azul", contação de histórias e um espetåculo circenses com tema ambiental da Trupe Gaia, além de muitas brincadeiras e jogos.
A programação
A programação ainda inclui duas semanas com diversas outras atraçÔes destinadas Ă s escolas agendadas. Entre as atividades, estĂĄ uma contação de histĂłrias voltada aos pequenos e espetĂĄculo com performances artĂsticas da Trupe Gaia.
SerĂŁo trĂȘs apresentaçÔes da histĂłria de "Ceci e a Ave Encantada". Nos dias 7 e 14 de junho, a criançada vai conhecer a vida de uma indiazinha que tinha uma ave como sua amiga.
JĂĄ a Trupe Gaia farĂĄ cinco apresentaçÔes da peça "Falando de Bicho". O grupo conta com artistas que se revezam no palco para difundir a consciĂȘncia ambiental atravĂ©s das artes circenses e do teatro.
As escolas interessadas em participar do Festival Ambiental Vale Verde jĂĄ podem se agendar visita no Setor Educacional do parque, pelo telefone 3079-9127 ou 3079-9116.
Confira a programação
ABERTO AO PĂBLICO
5 de junho (domingo)
Abertura Festival - Teatro "O casamento da Ararinha Azul"
ESCOLAS AGENDADAS
- Primeira Semana
7 de junho (terça-feira)
10h - Contação de História Vale Verde "Ceci e a Ave Encantada"
14h30 - Trupe Gaia com apresentação "Falando de Bicho"
8 de junho (quarta-feira)
10h - Trupe Gaia com apresentação "Falando de Bicho"
9 de junho (quinta-feira)
10h - Teatro "O Casamento da Ararinha Azul"
14h30 - Trupe Gaia com apresentação "Falando de Bicho"
10 de junho (sexta-feira)
10h - Teatro "O Casamento da Ararinha Azul"
14h30 - Trupe Gaia com apresentação "Falando de Bicho"
ESCOLAS AGENDADAS
- Segunda Semana
14 de junho (terça-feira)
10h - Contação de História Vale Verde "Ceci e a Ave Encantada"
14h30 - Contação de História Vale Verde "Ceci e a Ave Encantada"
15 de junho (quarta-feira)
10h - Trupe Gaia com apresentação "Falando de Bicho"
16 de junho (quinta-feira - encerramento)
10h - Teatro "O Casamento da Ararinha Azul"
14h30 - Teatro "O Casamento da Ararinha Azul"
Fonte: O Tempinho - 28/05/11.
Vale Verde - http://www.valeverde.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php