O TRÂNSITO
DIA NACIONAL DO TRÂNSITO - 25 DE SETEMBRO
Foto: Protesto bem humorado no dia mundial sem carro em 22 de setembro.
SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
leia mais:
http://www.ftd.com.br/v4/dataEspecial_exibe.cfm?mes=09&dia=25&cd=406
CARTILHAS DE TRÂNSITO
Entre no site http://www.frentetransitoseguro.com.br/ e confira as seguintes cartilhas:
CIDADÃO EDUCADO E PAZ NO TRÂNSITO: http://www.frentetransitoseguro.com.br/media/cidadao_educado.pdf
OS 10 MANDAMENTOS DO TRÂNSITO SEGURO: http://www.frentetransitoseguro.com.br/media/os_10_mandamentos_do_transito_pdf.pdf
ÃLCOOL E TRÂNSITO 0 TRÃGICA MISTURA: http://www.frentetransitoseguro.com.br/media/alcool_transito.pdf
O SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO
Para normatizar, administrar e coordenar o trânsito no paÃs, existem órgãos nacionais, estaduais e municipais com atribuições especÃficas.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é o órgão máximo normativo e consultivo do Sistema Nacional de trânsito (SNT), orientando as polÃticas de trânsito no paÃs e coordenando os demais órgãos do SNT. Ao Contran cabem os processos de normatização dos procedimentos relativos a aprendizagem, habilitação, expedição de documentos de condutores e registro e licenciamento de veÃculos.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é responsável por fazer cumprir o Código de Trânsito Brasileiro. Deste modo, o Denatran supervisiona, coordena, controla e fiscaliza a execução da PolÃtica Nacional de Trânsito e do Programa Nacional de Trânsito. Além disto, atua no combate à violência no trânsito, junto com órgãos de segurança pública, entre outras atribuições.
A PolÃcia Rodoviária Federal tem a missão de patrulhamento ostensivo, coletar dados estatÃsticos de acidentes e de serviços de socorro, atendimento e salvamento de vÃtimas, aplicar e arrendar multas por infrações de trânsito e assegurar a livre circulação nas rodovias federais, por exemplo.
Existem ainda os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans): são 20 ao todo no paÃs, que fazem vistoria e inspeção de veÃculos, aplicam multas, realizam planejamento de trânsito nas áreas de sua competência, cuidam da sinalização e muito mais.
No âmbito municipal está o projeto mais recente do Sistema Nacional de Trânsito. A novidade é que agora compete aos órgãos executivos municipais de trânsito exercer novas atribuições: planejamento, projeto, operação e fiscalização no perÃmetro urbano e nas estradas municipais. Tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito passam a ser responsabilidade da prefeitura.
CARTEIRA DE HABILITAÇÃO
Para dirigir um veÃculo é necessária a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os requisitos são: ter 18 anos ou mais de idade e ser alfabetizado (afinal, é preciso ler placas).
Com o Novo Código de Trânsito Brasileiro, houve algumas mudanças para obtenção da CNH definitiva. Agora, para os marinheiros de primeira viagem, existe a primeira habilitação, que é a permissão para dirigir, válida por um ano. Expirado este prazo, o motorista receberá sua carteira de habilitação definitiva, desde que:
- não tenha cometido nenhuma falta grave ou gravÃssima
- não seja reincidente em falta média.
O que fazer, então, para conseguir a permissão para dirigir? Para começar, exames médicos e psicotécnicos em clÃnicas credenciadas pelo Detran. Então, a pessoa poderá fazer as provas teóricas e práticas, mediante pagamento de taxas de cadastro. Para a prova escrita, o candidato precisa dominar a legislação de trânsito, noções de primeiros socorros, direção defensiva, noções básicas de manutenção de veÃculos e proteção ao meio ambiente e cidadania.
O APITO DO GUARDA
Os sinais de apito transmitem recomendações do guarda de trânsito para o melhor fluxo dos veÃculos. Saiba o que cada tipo de apito significa, para não ter dúvidas na hora de assumir a direção!
Sinal: Um silvo breve. Significado: Atenção, SIGA. Utilização: Mudar a direção do trânsito.
Sinal: Dois silvos breves. Significado: PARE. Utilização: Fiscalização de documentos ou outros fins.
Sinal: Três silvos breves. Significado: Acenda o farol. Utilização: Sinal de advertência. Obedeça à intimação.
Sinal: Um silvo longo. Significado: Diminua a marcha. Utilização: Utilização: Utilização: Diminuir a marcha dos veÃculos.
Sinal: Um silvo longo e um breve. Significado: Trânsito impedido em todas as direções. A aproximação do corpo de bombeiros, ambulância, veÃculos da polÃcia, de tropas, de funerais ou representações de oficiais.
Sinal: Três silvos longos. Significado: Motoristas a postos. Os motoristas que estão fora do carro devem sentar-se ao volante. Utilização: Nos estacionamentos, à porta de teatros, campos desportivos, etc.
Fonte: Detran/PR
FAROL, SEMÃFORO, SINAL...
Não importa como seja chamado: o farol, o semáforo, o sinal - todos significam o sinal luminoso que indica de quem é a vez de passar. O significado, você já deve saber: vermelho para parar, verde para seguir e amarelo para atenção, pois indica que dentro de alguns segundos a luz vermelha se acenderá.
Veja só como foi interessante o inÃcio da instalação de sinais luminosos na cidade de Curitiba, estado do Paraná, em 1937. Esta notÃcia foi publicada no jornal "O Dia" de 17 de janeiro daquele ano.
17 de Janeiro DE 1937 - CHAUFFEURS, UM PERIGO VOS AMEAÇA! - O "O Dia" em sua edição de ontem divulgou, com destaque e ilustração, a novidade prometida pelo sr. chefe de Policia e relativa a colocação, nas principais arterias de Curitiba, de postes iluminativos tricolores, destinados ao serviço automatico de regulamento do trafego de vehiculos. Na proposta do chefe de PolÃcia ao Poder Executivo aparecem as seguintes justificativas: embelezamento da cidade com os postes de luzes tricolores; segurança no trafego pela uniformidade dos sinalamento; permanencia do serviço no inverno e dias chuvosos, quando os guardas sinaleiros tem que procurar abrigo; introdução de um sistema já adotado nas maiores capitais, alem de proporcionar, este metodo, notavel economia de guardas.
Nota do Colunista: - Este serviço de sinalização só foi adotado em 1948, onze anos depois da proposta feita em 1937.
Fonte: www.detran.pr.gov.br
TRÂNSITO - SEM ESPAÇO ATÉ PARA ACIDENTE
O excesso de carros conseguiu mostrar na ponta do lápis ao menos um lado positivo. Enquanto Belo Horizonte teve uma crescimento de 40% na frota entre 1999 e 2006, as estatÃsticas também revelam que a cidade apresentou uma queda de 7% no número de acidentes com vÃtimas nos últimos sete anos. A capital mineira ocupa a quarta posição entre as capitais do paÃs em número de veÃculos. Os dados foram apresentados ontem no lançamento do atlas "Acidentes de Trânsito no Brasil: a situação nas capitais", pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Em 1999 foram registradas 11.256 ocorrências, representando uma taxa de 526,2 acidentes com vÃtimas por cem mil habitantes. Em 2006, 10.478 acidentes apontaram uma taxa de 424,6 por cem mil pessoas. Embora os números apontem uma tendência positiva, a cidade mineira é a quinta capital do paÃs em número de acidentes com vÃtima. Para o gerente de coordenação de comunicação e educação da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Humberto Rolo, a grande quantidade de carros contribui de um lado para mais acidentes e, de outro, para a menor gravidade. "Se tem excesso de veÃculos, tem mais acidentes.
Mas os acidentes graves têm diminuÃdo até porque a velocidade média na cidade está mais baixa. Os carros não deixam muito espaço para este tipo de imprudência", explicou. Os dados apresentados pela Abramet referentes aos óbitos no trânsito na capital foram criticados pela BHTrans. Seguindo a mesma tendência de queda dos acidentes com vÃtimas, Belo Horizonte saiu de uma taxa de 18,8 mortos por cem mil habitantes no ano de 1999 para 16,8 por cem mil habitantes em 2005. No entanto, para Humberto Rolo, estes números não fecham com as estatÃsticas trabalhadas pela empresa de trânsito da capital. "Em 2005 contabilizamos 177 vÃtimas fatais no trânsito de Belo Horizonte, o que representou 7,45 por cada cem mil pessoas. Isso nos colocou em 23º lugar no ranking das capitais. A Abramet errou na conta", afirmou o coordenador. Na matemática da associação paulista, os óbitos representaram mais que o dobro divulgado pela BHTrans, um total de 400 mortos.
O presidente da Abramet, Flávio Adura, avaliou positivamente os números lançados pelo departamento de epidemiologia da associação. Para ele, os dados gerais passando pela diminuição dos acidentes com vÃtima em todo paÃs, que registraram queda de 3% saindo de 105.036 ocorrências em 99 para 101.871 em 2006, demonstraram que as diversas ações combinadas no trânsito são fundamentais para a continuação da tendência de queda. "Essa estabilidade e queda apresentadas foi em parte decorrente da implantação do Código de Trânsito Brasileiro. Por outro lado temos que levar em consideração as melhorias na via, tecnologia dos veÃculos, radares, fiscalização, que são estratégias muito importantes para a diminuição da violência no trânsito das cidades. " O atendimento à s vÃtimas realizado pelos resgates foi lembrado como um grande catalizador da diminuição de mortes.
Flávia Martins y Miguel - Fonte: O Tempo - 27/09/08.
Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) - http://www.abramet.org/
PARA SABER MAIS SOBRE O TRÂNSITO:
DENATRAN - http://www.denatran.gov.br/
CONTRAN - http://www.contran.com.br/
DEPARTAMENTO DE POLÃCIA RODOVIÃRIA FEDERAL - http://www.dprf.gov.br/PortalInternet/index.faces
CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO -
http://www.denatran.gov.br/ctb.htm
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9503.htm
Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/
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