O DIA DO PROFESSOR
PARABĂNS, PROFESSOR!
Dia do Professor. Cerca de 16 mil educadores se formaram no magistério ou estão em desvio de função. Falta de especialização compromete ensino. Para secretaria, desafio é levar faculdades a regiÔes mais carentes.
Ă Dia do Professor, mas as comemoraçÔes devem ser contidas, pelo menos para os ĂłrgĂŁos pĂșblicos que administram a educação no paĂs. Entre os principais problemas enfrentados pelas escolas das redes pĂșblicas, o grande nĂșmero de educadores que lecionam em disciplinas fora de sua ĂĄrea ou nĂŁo possuem formação especĂfica, cerca de 300 mil, segundo estimativas do MinistĂ©rio da Educação (MEC). Em Minas nĂŁo Ă© diferente. Segundo dados da Secretaria de Estado de Educação, cerca de 16 mil professores, ou 10% dos profissionais da rede se enquadram em alguma dessas situaçÔes. A secretĂĄria de Educação, Vanessa GuimarĂŁes, diz que o problema compromete a qualidade de ensino. "Ter um professor com formação especĂfica Ă© sempre melhor que um que sĂł fez pedagogia ou sĂł cursou o magistĂ©rio", afirma. A regiĂŁo Norte do Estado Ă© uma das que mais sofrem com o problema, pois, segundo Vanessa, hĂĄ uma carĂȘncia acentuada de professores de fĂsica, quĂmica e biologia.
"Isso acontece porque as universidades estão longe desses profissionais, que muitas vezes não podem se deslocar até a capital para se especializarem. Vårias regiÔes de Minas são carentes de cursos de formação de professores. Estamos trabalhando em parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) para levar a eles essa formação", afirma a secretåria. Para disciplinas incorporadas recentemente na grade curricular da educação båsica, como espanhol, filosofia e sociologia, a dificuldade de se conseguir professores é geral. De acordo com o professor de filosofia e sociologia do ensino médio AntÎnio Brås, na escola em que då aula, em Pedro Leopoldo, região metropolitana de Belo Horizonte, um professor de história leciona filosofia temporariamente. "Quando um professor falta ou entra de licença, as substituiçÔes são complicadas. Nesse caso, pior seria se o substituo fosse um pedagogo. O professor de história tem mais conhecimento de filosofia que o pedagogo", afirmou Brås.
Satisfação. Mesmo com toda sobrecarga de trabalho e a baixa remuneração, Marilene Batista, 51, que cursou magistério, não se arrepende da profissão que escolheu. "Trabalho de manhã e à tarde. Quando chego em casa à noite, tenho que preparar as aulas do dia seguinte. Acabo que gasto a maior parte do meu tempo trabalhando. Mas é muito gratificante ver que as crianças aprenderam a ler e a escrever no final do ano. Além disso, é muito bom ter o carinho dos alunos."
PrĂȘmio Professores do Brasil
O que Ă©
Concurso de incentivo Ă educação bĂĄsica da rede pĂșblica, realizado pelo MEC
Objetivo
Reconhecer e valorizar o trabalho de educadores da rede pĂșblica que desenvolvam em sala de aula atividades que contribuam para a qualidade do ensino no paĂs
InscriçÔes
Até o dia 24 de outubro. O professor deve preencher a ficha no site do MEC (www.mec.gov.br)
PrĂȘmios
Dez professores serĂŁo contemplados em quatro categorias. Os 40 premiados receberĂŁo R$ 5.000 cada e uma viagem a BrasĂlia
Dom Pedro I
HistĂłria
No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I baixou decreto que criou o ensino elementar. Mas foi somente em 1947, 120 anos depois, que ocorreu a primeira comemoração do Dia do Professor.
Carolina Coutinho - Fonte: O Tempo - 15/10/08.
LEIA MAIS SOBRE O DIA DO PROFESSOR:
http://www.portaldafamilia.org/datas/professor/diadoprofessor.shtml
PORTAL DO PROFESSOR
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journal.action
REVISTA DO PROFESSOR
http://www.revistadoprofessor.com.br/
SER PROFESSOR UNIVERSITĂRIO
http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/
PASTA DO PROFESSOR
https://pastadoprofessor.com.br/portal/
PROFESSOR VIRTUAL
http://professorvirtual.org/index.php?secao=inicio
GOVERNO E USP FORMAM 81 ĂNDIOS PROFESSORES
Em projeto desenvolvido em parceria da Secretaria Estadual de Educação com a Universidade de SĂŁo Paulo (USP), mais de 80 Ăndios, representantes de 30 aldeias existentes no Estado, foram preparados para lecionar atĂ© o final do ensino bĂĄsico nas 30 escolas estaduais localizadas nas aldeias paulistas. Todos eles receberam o diploma de curso superior na formatura da primeira turma de professores indĂgenas de SĂŁo Paulo. As unidades tĂȘm cerca de 1.500 estudantes, crianças e jovens originĂĄrios de cinco etnias: guarani, tupi, terena, kaingan e krenak. A comunidade guarani tem cerca de 25 famĂlias, com 110 pessoas, divididas em dois povoados, que vivem Ă s margens do rio BixorĂł, local que fica isolado em Ă©poca de chuvas. Ao contrĂĄrio de outras tribos do Estado, o idioma indĂgena guarani foi preservado e, dentro da escola, as crianças usam mais a lĂngua materna.
Fonte: O Tempo - 14/10/08.
Secretaria Estadual de Educação de S.P. - http://www.educacao.sp.gov.br/
Universidade de SĂŁo Paulo (USP) - http://www4.usp.br/
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http://www.faculdademental.com.br/fale.php