RIO 2016
LOGOMARCA POLĂMICA
English:
http://www.rio2016.com.br/en/home
Telluride Foundation -
http://www.telluridefoundation.org/
O ComitĂȘ Organizador dos Jogos OlĂmpicos do Rio de Janeiro apresentou, horas antes do fim do ano de 2010, a sua logomarca para 2016.
O presidente do ComitĂȘ OlĂmpico Internacional (COI), Jacques Rogge, classificou o sĂmbolo como "inovador e criativo".
"Convivo com escolhas de marcas hĂĄ 20 anos. Amei todas. Mas cada uma tem que ser vista dentro do contexto da Ă©poca. Essa Ă© uma das melhores esculturas do mundo", elogiou o dirigente.
Mas, na internet, jĂĄ hĂĄ quem critique a originalidade da marca. O motivo Ă© a semelhança com o sĂmbolo da Telluride Foundation (compare: http://www.telluridefoundation.org/), uma organização nĂŁo-governamental dos EUA.
O comitĂȘ organizador nĂŁo entra em polĂȘmica, assim como a agĂȘncia carioca TĂĄtil, que venceu outras sete finalistas na disputa pela logomarca dos Jogos.
Ao todo, 139 concorrentes se candidataram ao processo de seleção, iniciado em março do ano passado.
ComitĂȘ quer lucrar R$ 3 bi com marca
O ComitĂȘ Organizador dos Jogos OlĂmpicos de 2016 calcula arrecadar cerca de R$ 3 bilhĂ”es com o licenciamento de produtos com a logomarca da OlimpĂada do Rio de Janeiro.
O sĂmbolo foi lançado na noite do Ășltimo dia de 2010, na praia de Copacabana, horas antes do festival de fogos que abrem o ano novo na cidade.
Nos próximos seis meses, começam a ser definidos os produtos e as estratégias de utilização da marca, escolhida por unanimidade por uma comissão de 12 membros.
A logomarca havia sido aprovada no dia 1Âș de setembro do ano passado e vinha passando pelo crivo do ComitĂȘ OlĂmpico Internacional (COI) e pelo registro de propriedade intelectual em diferentes paĂses para evitar a pirataria.
Fonte: O Tempo - 02/01/11.
O site Rio 2016:
http://www.rio2016.com.br/
FOCO - INTERNET LEVANTA SUSPEITA DE PLĂGIO DA LOGO DA RIO-2016
Mal a logomarca dos Jogos do Rio-2016 foi lançada, uma onda de suspeita de plågio se espalhou pela internet.
No dia seguinte ao lançamento, blogs e mensagens no Twitter alertavam para as semelhanças entre a marca olĂmpica do Rio e a logo da Telluride Foundation, uma instituição filantrĂłpica dos EUA.
Ainda segundo alguns blogs, a marca da fundação foi inspirada no quadro de Henri Matisse chamado "A Dança". A suspeita de plågio em relação à logo da Telluride Foundation é maior quando comparada com a marca usada para promover o Carnaval de Salvador de 2004. O desenho é muito parecido.
Os trĂȘs logos e a pintura invadiram a internet em apenas dois dias. Ontem, em uma busca no Google usando os termos "plĂĄgio", "logo" e "2016", o site registrava cerca de 45 mil resultados.
A logo da Rio-2016 foi concebida pela agĂȘncia TĂĄtil.
O idealizador da marca, Fred Gelli, disse que o ComitĂȘ Organizador do Rio-2016 e o COI (ComitĂȘ OlĂmpico Internacional) se precaveram para evitar suspeitas de plĂĄgio.
"O ComitĂȘ Rio-2016 e o COI realizaram extensa busca mundial de marcas que tivessem elementos presentes na marca da Rio-2016. E avaliaram que as marcas encontradas nĂŁo apresentavam conflito com a dos Jogos."
Fonte: Folha de S.Paulo - 03/01/11.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php