O DIA DAS CRIANÇAS
PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS
SERVAS - Serviço Voluntário de Assistência Social. Combate à todas as formas de violência contra crianças e adolescentes.
http://www.servas.org.br/interna.aspx?id=96
DIA DAS CRIANÇAS
O Dia das Crianças é comemorado em vários paÃses, em datas diferentes. No Brasil, o 12 de outubro foi criado na década de 1920, por iniciativa de um deputado federal. A iniciativa de criar um dia especialmente dedicado à s crianças foi do deputado federal Galdino do Valle Filho, ainda na década de 1920. Depois de aprovada pelos deputados, o 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas a data só "pegou" mesmo em 1960, quando Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da Fábrica de Brinquedos Estrela, fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto". Logo depois, as empresas decidiram criar a Semana da Criança, como meio de aumentar as vendas. Como a proposta surgiu no final de junho e os organizadores pretendiam fazer algo ainda naquele ano, o mês escolhido para a comemoração acabou sendo outubro. A idéia foi um êxito.
No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e "ressucitaram" o antigo decreto. A partir daÃ, o 12 de outubro se transformou em uma das datas mais importantes do ano para o setor de brinquedos.
Fonte: http://www.klickeducacao.com.br
VISÃO MUNDIAL
Construindo um mundo melhor para nossas crianças.
http://www.visaomundial.org.br/visaomundial/
MISSÃO CRIANÇA
A Missão Criança foi escolhida como uma das 100 melhores organizações do terceiro setor do mundo.
http://www.missaocrianca.org.br/novo/
CRIANÇA FELIZ
Conheça um pouco da nossa história e faça parte dela, ajudando a fazer um final feliz.
http://www.criancafeliz.org.br/index.php
FLORESCER
A ONG Florescer atende cerca de 850 crianças de 06 a 16 anos.
http://www.ongflorescer.com.br/
OCAS - ORGANIZAÇÃO CIVIL DE AÇÃO SOCIAL
Saindo das ruas. Saiba mais sobre o projeto:
http://www.ocas.org.br/
ESCOLAS ANTECIPAM DIA DAS CRIANÇAS EM BH
Uma semana descontraÃda na escola, com atrações, brincadeiras, jogos e uma programação que valorize a infância. É dessa forma que muitas instituições de Belo Horizonte estão recebendo os alunos para comemorar o Dia das Crianças. No colégio Padre Eustáquio, região Noroeste da capital, o clima já esquentou com as comemorações. Anteontem, 230 crianças, de 2 a 6 anos, que estudam na unidade realizaram o "dia do esquisito". A garotada abusou da criatividade e foi para a escola com fantasias inusitadas. De presidiário a super-herói, era possÃvel encontrar de tudo. A coordenadora da educação infantil do colégio, Rosélia Assis Azevedo, ressalta a importância de se comemorar o Dia das Crianças nas escolas."A aprendizagem se dá através do brincar. E com a brincadeira, ela constrói conhecimento. Desenvolver atividades lúdicas durante essa semana valoriza a auto-estima das crianças, pois toda a equipe da escola a coloca em evidência", avalia. No Colégio Magnum, no bairro Cidade Nova, na região Nordeste de Belo Horizonte, as 600 crianças da educação infantil terão oficinas de culinária, confecção de brinquedos, teatro e show de mágica.
Hellem Malta - Fonte: O Tempo - 09/10/08.
DIREITOS DAS CRIANÇAS
No dia 20 de novembro de 1959, a Assembléia Geral das Nações Unidas divulgou a Declaração dos Direitos da Criança. A partir desta data, criou-se um padrão que o mundo todo deve perseguir:
1º Toda criança, sem exceção, sem distinção ou discriminação de raça, cor, sexo, lÃngua, religião, opinião polÃtica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição, quer sua ou de sua famÃlia, terão os direitos abaixo assegurados.
2º A criança gozará proteção especial e deverá ser feito tudo o que for possÃvel para que seu desenvolvimento fÃsico, mental, moral, espiritual e social seja atingido de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade.
3º Desde o nascimento, toda criança terá direito a um nome e a uma nacionalidade.
4º Toda criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, com acesso a alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas.
5º A criança incapacitada fÃsica, mental ou socialmente serão proporcionados o tratamento, a educação e os cuidados especiais a que necessita.
6º Para o desenvolvimento completo e harmonioso de sua personalidade, a criança precisa de amor e compreensão.
7º A criança terá direito a receber educação, que será gratuita pelo menos no grau primário. E também a oportunidade de brincar e divertir-se.
8º A criança estará sempre entre os primeiros a receber proteção e socorro.
9º A criança não pode trabalhar antes de completar 16 anos e não pode ser explorada.
10º A criança tem proteção total contra atos que possam suscitar discriminação racial, religiosa ou de qualquer outra natureza.
Fonte: Terra.
UM MUNDO DE CRIANÇAS
No Dia das Crianças, aproveitamos para lançar um desafio para você, leitor. Que tal dar uma voltinha pelo globo terrestre e descobrir como vivem as crianças da Antártica, da Polônia, do Irã, do Nepal e de muitas outras nações? Calma! Essa viagem pode ser feita sem sair de casa, através de uma leitura prá lá de interessante.
Saiba que já está nas livrarias "Um Mundo de Crianças", da editora Panda Books, uma aventura pelo planeta afora. Seus autores Ana Busch e Caio Vilela viajaram por dezenas de paÃses e trouxeram de lá várias fotos e também dicas de seus pequenos habitantes. Fazer essa viagem pelo mundo revelou que, embora de culturas diferentes, as crianças de paÃses distintos têm, sim, muito em comum. "No geral, a molecada está sempre curiosa e disposta a conhecer o novo, o diferente, um hábito que os adultos acabam perdendo", explica Caio Vilela, que ficou responsável por "clicar" meninos e meninas para as páginas do livro.
Acompanhando as belas imagens, você encontra também textos sobre o dia-a-dia das crianças das mais diferentes nacionalidades. É a oportunidade de saber, por exemplo, que as crianças que moram em uma região chamada Nunavut, no Canadá, precisam colocar muitos agasalhos antes de saÃrem para brincar. Isso porque o inverno lá é rigoroso e só há luz solar duas horas por dia. Uma rotina muito diferente da vivida pelos meninos e meninas havaianas, que costumam ir à praia e gostam muito de churrasco de peixe.
As crianças da Coréia do Sul, porém, ganham no quesito hábitos diferentes. Quando vão ao cinema, por exemplo, elas não levam pipoca, mas, sim, um saquinho de baratinhas bem fritas e crocantes para beliscarem. Esquisito? Que nada, são apenas alguns dos hábitos das crianças que vivem em outros paÃses e que merecem ser conhecidos!
Fonte: O Tempinho - 11/10/08.
Um Mundo de Crianças (O livro) - http://i.s8.com.br/books_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=1&CatId=11826&PrevCatId=11821&ProdId=1897679
CURIOSIDADES SOBRE BRINQUEDOS
De astronauta a vegetariana, quase todas as meninas já sonharam em ter uma Barbie em casa. A boneca foi apresentada ao público pela primeira vez em 1959 em Nova York, e desde então é a preferida das meninas. Já a bola é o brinquedo mais antigo do mundo. O objeto que embala sonhos de um dia ser famoso e rico por causa dos talentos em campo existe há mais de 6.500 anos.
No Brasil, o jogo de botão surgiu pela primeira vez em 1930, quando um aluno de uma escola no Rio de Janeiro inventou moda ao arrancar os botões da cueca para brincar na grande base de madeira. Mais tarde os meninos começaram a jogar as partidas com os botões das calças. A reação da escola: proibiram o brinquedo. Já os primeiros carrinhos eram feitos de madeira e surgiram com a criação dos automóveis pela indústria Renault. Atualmente, os carrinhos encontrados nas lojas são de plástico, de metal ou acrÃlico. Mas os tradicionais de madeira também ainda podem ser encontrados.
Fonte: O Tempinho - 11/10/08.
MCB HOMENAGEIA AS CRIANÇAS
Museu da Casa Brasileira homenageia as crianças com oficina de xilogravura do Ateliê Acaia, show de Badi Assad e apresentação de capoeira.
O Museu da Casa Brasileira, da Secretaria de Estado da Cultura, realiza dois eventos em homenagem ao Dia da Criança.
Dia 12, das 14h30 às 17h30, o Ateliê Acaia, dirigido pela artista plástica Elisa Bracher, faz no MCB uma oficina de xilogravura para crianças e jovens, de 11 a 17 anos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 29/9 a 10/10, pelo telefone 3032-2499. São 20 vagas. Ao mesmo tempo, no jardim de 6.600 metros quadrados do MCB, haverá uma apresentação de capoeira com mestre Geraldo e alunos do Acaia.
Nos últimos cinco anos, Elisa Bracher manteve um vÃnculo intenso com os moradores da Favela da Linha, localizada no entorno do Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), no bairro Vila Leopoldina, em São Paulo. Esse contato foi iniciado pela proximidade entre a comunidade e seu ateliê, que passou a chamar a atenção dos habitantes da região. Assim foi criado o Ateliê Acaia, um espaço de convivência e atividades que, através do ensino da arte, auxilia crianças e jovens que vivem no local e suas famÃlias. A exposição “A cidade e suas margensâ€, em cartaz no MCB, traz fotos de Elisa Bracher da Favela da Linha e de locais de origem de seus moradores.
Dia 19, às 11h, Badi Assad e convidados fazem show em homenagem às crianças
O universo da criança e o que ela significa para o mundo é o tema do espetáculo de Badi Assad e seus convidados Fernanda de Paula (contadora de estória, voz e percussão), Beto Angerosa (percussão) e Carlinhos Antunes (violão, viola, cuatro e n’goni) no domingo, 19/10, à s 11hs, no terraço do MCB. O espetáculo integra o projeto Música no Museu, que conta com apoio da Gerdau. Especialmente criado para esta apresentação, o show terá um repertório com músicas infantis, como “Vamos nanar neném†e “Bicharadaâ€, compostas por Badi Assad, que nos palcos revela-se uma das artistas mais completas e virtuoses do momento. Com o encanto de uma diva, ela canta, dança, toca violão e transforma seu próprio corpo numa percussão. Fernanda de Paula, cantora e contadora de história que acompanha Badi Assad nesse espetáculo, vai nos brindar com a “História dito e feitoâ€, de origem norte-americana.
Repertório: The being between & eu te amo tanto (Badi Assad); O sol já foi dormir (Badi Assad); Vamos nanar neném (Badi Assad); Bicharada (Badi Assad); Eu serei qualquer coisa por você (Badi Assad); Drume negrita (folclore cubano); Male betulia (folclore mexicano); Maria rosa (Carlinhos Antunes);Cantigas de Burkina(dom.popular); Baião de cinco (Gabriel Levy); O verde é maravilha (Rui Mauriti); História dito e feito (domÃnio público) será contada por Fernanda de Paula; Ai que saudade d'ocê (Vital Farias).
Serviço
Local: Museu da Casa Brasileira – Terraço - Av. Brig. Faria Lima, 2705 Tel. 3032-3727 Jardim Paulistano Site: www.mcb.sp.gov.br
Estacionamento: R$ 10,00
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingresso: R$ 4,00 Estudantes R$ 2,00 Domingo sempre gratuito
Acesso a portadores de deficiência fÃsica.
Visitas monitoradas: 3032-2564
Classificação indicativa: livre
www.acaia.org.br
tel: 011 3832 5804
Menezes Comunicação
Av. Pedroso de Moraes, 631 cj 93
05419-000 - São Paulo - SP
tels. 11 3815-1243/0381 9983-5946
menezescom@uol.com.br
Não deixem de enviar suas mensagens através do Fale Conosco do site. http://www.faculdademental.com.br/fale.php