NĂO VAMOS DAR BANDEIRA...
19 DE NOVEMBRO - DIA DA BANDEIRA
A bandeira Ă© um sĂmbolo. Ela pode representar um time de futebol, uma instituição, um grupo Ă©tnico-cultural, enfim, sĂŁo vĂĄrias as idĂ©ias que podem ser expressas atravĂ©s de uma bandeira. Seu significado Ă© tĂŁo forte, que todos os paĂses possuem sua prĂłpria bandeira, aquela que representa a nação e que, por isso, deve ser respeitada. A atual bandeira do Brasil foi instituĂda quatro dias depois da Proclamação da RepĂșblica. Por conta disso, no Brasil, comemoramos o Dia da Bandeira em 19 de novembro. ParabĂ©ns, Bandeira do Brasil, pelo seu dia.
O PROJETO
A bandeira do Brasil foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de DĂ©cio Vilares.
Ela Ă© inspirada na bandeira do ImpĂ©rio, desenhada pelo pintor francĂȘs Jean Baptiste Debret, com a esfera azul-celeste e a divisa positivista "Ordem e Progresso" no lugar da coroa imperial, deve-se a Benjamim Constant que o sugeriu a Raimundo T. Mendes. A expressĂŁo foi extraĂda da fĂłrmula mĂĄxima do Positivismo: "O amor por princĂpio, a ordem por base, o progresso por fim", que se decompĂ”e em duas divisas usuais - Uma moral, 'Viver para outrĂ©m' (altruĂsmo - termo criado por Comte), ou seja, por o interesse alheio acima de seu prĂłprio interesse, e outra estĂ©tica, 'Ordem e Progresso', ou seja, cada coisa em seu devido lugar para a perfeita orientação Ă©tica da vida social. Dentro da esfera estĂĄ representado o cĂ©u do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, Ă s 8:30 horas de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da RepĂșblica. As estrelas foram inspiradas nas que, realmente, brilhavam no cĂ©u do Brasil, na histĂłrica madrugada de 15 de novembro de 1889: "Espiga, Procium, Sirius, Canopus, Delta, Gama, Epsilon, Seta, Alfa, Antares, Lambda, Mu, Teta e outras".
ORDEM E PROGRESSO
A palavra de ordem inscrita em nossa bandeira, trata-se da sĂntese de um sistema filosĂłfico aceito nĂŁo sĂł no Brasil, como tambĂ©m na Europa: o positivismo. Os grandes nomes dessa filosofia em nosso paĂs no fim do sĂ©culo XIX eram Benjamin Constant, DemĂ©trio Ribeiro, Teixeira Mendes e Miguel Lemos. Numa visĂvel homenagem a esses cidadĂŁos, convoca os brasileiros para uma arrancada concreta e irreversĂvel pelo desenvolvimento. A significação de ordem nĂŁo Ă© ditadura, mas sim decisĂŁo e visĂŁo clara dos problemas, enquanto progresso nĂŁo indica riqueza para os indolentes, mas meta de ascensĂŁo para os homens de valor.
Um dos trĂȘs Ășnicos casos em que o idioma da pĂĄtria em questĂŁo aparece na bandeira, possui o seu recanto para o culto coletivo de toda a nação: a Praça dos TrĂȘs Poderes, em BrasĂlia, onde fica sempre hasteada, tendo na base do mastro as seguintes palavras: "Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos TrĂȘs Poderes, a bandeira sempre no alto, a visĂŁo permanente da pĂĄtria".
CURIOSIDADES
- uma bandeira em mau estado de conservação não pode ser hasteada. Deve ser entregue a uma unidade militar para ser incinerada no dia 19 de novembro.
- a Bandeira Nacional fica permanentemente hasteada na Praça dos TrĂȘs Poderes em BrasĂlia. Quando for substituĂda, sĂł Ă© arriada quando a nova for hasteada.
- em alguns locais, a bandeira deve ser hasteada todos os dias. SĂŁo eles: palĂĄcio da PresidĂȘncia da RepĂșblica; residĂȘncia do presidente; Congresso Nacional; nos ministĂ©rios; no Supremo Tribunal Federal; nos edifĂcios-sede dos poderes Executivo, Legislativo e JudiciĂĄrio; em repartiçÔes consulares; em repartiçÔes federais, estaduais e municipais situadas na faixa da fronteira etc. Tradicionalmente, a bandeira Ă© hasteada Ă s 8h da manhĂŁ e arriada Ă s 18h. Se ficar hasteada durante a noite, deve estar iluminada.
- NĂŁo Ă© permitido hastear bandeira de outro paĂs em terras brasileiras se ao lado nĂŁo estiver a Bandeira Nacional de igual tamanho e posicionada ao lado direito. A exceção Ă© somente para embaixadas e consulados.
Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/bandeira/home.html
Fonte: http://www.achetudoeregiao.com.br/ATR/bandeiras_do_brasil.htm
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php