PIA PARA PĂS EM UNIVERSIDADE DOS USA
Muçulmanos ganham pias para pés em universidade (VEJA FOTO).
Quando poças de ågua começaram se formar no assoalho de certos sanitårios da Universidade de Michigan, em Dearborn, e pias começaram a cair das paredes, foi fåcil descobrir a origem do problema. Mais de 10% dos estudantes no campus são muçulmanos e, como parte das abluçÔes requeridas antes de suas cinco preces diårias, alguns deles estavam lavando os pés nas pias.
A solução parecia simples. Depois de debater o assunto com a Associação dos Estudantes Muçulmanos, a universidade anunciou que instalaria estaçÔes de lavagens de pés em diversos de seus banheiros, a um custo de US$ 25 mil.
Mas, em termos legais e polĂticos, a solução nĂŁo foi aceita com tanta simplicidade. Quando começaram a surgir informaçÔes pĂșblicas sobre o plano, no trimestre passado, uma controvĂ©rsia foi imediatamente deflagrada, com blogs se queixando da islamização da universidade, os estudantes divididos quanto ao uso do dinheiro que pagam pela manutenção de seus dormitĂłrios e questĂ”es jurĂdicas espinhosas no que tange a determinar se esse plano representa forma legĂtima de acomodar os direitos dos alunos a praticar suas religiĂ”es ou uma forma ilegal de apoio do governo a uma religiĂŁo determinada.
No paĂs, mais de 12 universidades dispĂ”em de sistemas de lavagem de pĂ©s, muitos dos quais instalados em edifĂcios novos. Em alguns campi, como o da Universidade George Mason, na VirgĂnia, e o da Universidade do Leste do Michigan, em Ypsilanti, Michigan, atĂ© mesmo alguns dos alunos muçulmanos se surpreenderam com a instalação dos novos equipamentos - uma torneira que propicia rajada de 45 segundos de ĂĄgua -, no caso da Universidade do Leste do Michigan em um canto isolado do banheiro da nova uniĂŁo de estudantes.
Fonte: Terra NotĂcias - 07/08/2007.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php