DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA
FLORESTA AMAZĂNICA
See more photos: http://www.leslietaylor.net/gallery/gallery.htm
Detalhe da Floresta AmazĂŽnica, rica biodiversidade e extensas ĂĄreas praticamente intocadas por humanos.
Veja mais fotos: http://www.brasil-turismo.com/fotos/amazonia.htm
5 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA
WORLD ENVIRONMENT DAY 5 JUNE 2008
English: http://www.unep.org/wed/2008/english/
A importùncia desse dia tem precedentes. O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc. XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.
Celebrado de vĂĄrias maneiras (paradas e concertos, competiçÔes ciclĂsticas ou atĂ© mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia Ă© aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção polĂtica para os problemas e para a necessidade urgente de açÔes.
Se hĂĄ assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse planeta Ă© a questĂŁo ambiental: o que acontece de um lado, para bem ou para mal, vai sempre afetar o outro!
Nessa data, chefes de estado, secretĂĄrios e ministros do meio ambiente fazem declaraçÔes e se comprometem a tomar conta da Terra. As mais sĂ©rias promessas tĂȘm sido feitas, que vĂŁo do be-a-bĂĄ ao estabelecimento de estruturas governamentais permanentes para lidar com gerenciamento ambiental e planejamento econĂŽmico, visando conseguir a vida sustentĂĄvel no planeta.
Podemos, cada um de nĂłs, jĂĄ fazer a nossa parte para a preservação das condiçÔes mĂnimas de vida na Terra, hoje e no futuro, ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que Ă© a nossa inteligĂȘncia, para aprender a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais. E Ă© sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove paĂses-chave para a sustentabilidade do planeta, jĂĄ Ă© considerado uma superpotĂȘncia ambiental!
Leia mais:
Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia - http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/ecologia/ecologia.html
ECO-92 - http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/ecologia/eco92.html
Meio Ambiente e o mundo moderno: energia - http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/ecologia/mundomoderno.html
O planeta em perigo - http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/ecologia/planetaemperigo.html
Meio ambiente no IBGE - http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/ecologia/meioambienteibge.html
O Ăndice do Planeta Vivo - http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/ecologia/planetavivo.html
DIA NACIONAL DA MATA ATLĂNTICA - 27 de maio
O SESC Rio e a Fundação SOS Mata Atlùntica realizaram uma atividade de conscientização em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlùntica. O evento aconteceu no Posto Quatro da Praia de Copacabana.
Os objetivos da ação foram difundir a comemoração desse dia, principalmente para o pĂșblico carioca, cidade que jĂĄ foi quase 100% coberta pela Mata AtlĂąntica e onde hoje hĂĄ apenas 17% de remanescentes, e promover a identificação de moradores e turistas com os problemas e soluçÔes relativos Ă conservação e preservação da floresta.
A ação consistiu em levar voluntårios e equipes do SESC Rio e da SOS Mata Atlùntica para conversar com as pessoas na praia sobre a Mata Atlùntica, distribuir sacolas reutilizåveis e difundir conceitos e pråticas sobre açÔes ecológicas e de proteção da Mata.
Fonte: Globo Online.
SESC Rio - http://www.sescrio.org.br/data/Pages/LUMIS72358D7EPTBRIE.htm
Fundação SOS Mata Atlùntica - http://www.sosmatatlantica.org.br/
SOS MATA ATLĂNTICA darĂĄ selo para quem reduzir a emissĂŁo de carbono
A ONG SOS Mata AtlĂąntica lança hoje um selo para certificar as empresas que se comprometam a reduzir a sua emissĂŁo de carbono e a participar do programa Florestas do Futuro. O projeto prevĂȘ que as companhias plantem um nĂșmero de ĂĄrvores suficiente para neutralizar o gĂĄs liberado.
O lançamento marca o inĂcio do Viva a Mata, evento anual gratuito promovido pela ONG para apresentar e debater projetos relacionados Ă mata atlĂąntica. O evento vai atĂ© domingo, no parque Ibirapuera.
Estudos da entidade revelam que, para cada tonelada de carbono emitido, é necessårio plantar 3,2 årvores como forma de neutralização.
De acordo com Adauto BasĂlio, diretor de captação de recursos da SOS Mata AtlĂąntica, o selo terĂĄ validade de um ano e sĂł serĂĄ concedido Ă s empresas que forem participar do projeto por pelo menos trĂȘs anos. "Queremos evitar que o selo seja usado como ação de marketing. Ă preciso que haja um compromisso sĂ©rio", afirmou.
O selo serå concedido pelo Instituto Totum, gestor de selos identificadores. Trata-se também de uma parceria com a Key Associados, empresa que contribuiu no desenvolvimento do selo e que realiza os chamados inventårios de carbono.
"Fazer um inventĂĄrio de carbono Ă© identificar e quantificar as emissĂ”es e convertĂȘ-las em toneladas de carbono", explica o gerente de projetos de sustentabilidade da Key, Alexandre Lopez Hernandez.
O estudo considera todo o carbono produzido por uma empresa, tanto diretamente -no caso de indĂșstrias que usem combustĂvel- quanto indiretamente -quando um executivo viaja de aviĂŁo.
Outra forma de emitir carbono é pelo consumo de energia. Tanto hidrelétricas quanto termoelétricas emitem carbono, o que também ocorre durante a transmissão dessa energia.
Para receber o selo, é preciso que a empresa candidata neutralize suas emissÔes diretas e as que são provenientes do gasto de energia e crie um plano de redução que englobe esses dois quesitos e também as suas emissÔes indiretas.
Quem quiser reduzir a quantidade de carbono que emite pode usar a calculadora do site da ONG (www.florestadofuturo.org.br), que estå em fase de atualização.
Mariana Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 30/05/08.
QUAL O FUTURO DA NOSSA AMAZĂNIA?
Nas Ășltimas semanas, vem causando temores assuntos relacionados Ă AmazĂŽnia. Primeiro, porque estĂĄ chegando a Ă©poca em que se intensificam as queimadas ilegais.
Junta-se a isso a saĂda da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, por nĂŁo concordar, entre outros motivos, com a polĂtica econĂŽmica que vigora na regiĂŁo.
Outro problema foi um artigo do "The New York Times", importante jornal norte-americano, sob o tĂtulo "De quem Ă© essa floresta tropical?".
Quem manda?
O texto declara que a AmazĂŽnia Ă© propriedade de todas as naçÔes, e nĂŁo sĂł do Brasil e paĂses de fronteira.
Pelo seu tom alarmista, o artigo nos faz perguntar: hå realmente risco de a AmazÎnia ser internacionalizada e o Brasil ser forçado a dividir ou mesmo perder sua soberania sobre a região?
HistĂłria e polĂtica da ĂĄrea
A AmazĂŽnia estĂĄ na AmĂ©rica do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas. No Brasil, para efeitos de governo e economia, a AmazĂŽnia Ă© delimitada por uma ĂĄrea chamada âAmazĂŽnia Legalâ.
Ă chamado tambĂ©m de AmazĂŽnia o bioma que, no Brasil, ocupa 49,29% do territĂłrio, sendo o maior bioma terrestre do paĂs.
Fonte: O Tempo - 31/05/08.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php