100% CARNAVAL
100 TAMBORES EM OURO PRETO
Desfile com MaurÃcio Tizumba
Estima-se que 5.000 foliões irão desfilar pelas ladeiras de Ouro Preto ao som do 100 Tambores... A Gente Não Sobe!, com MaurÃcio Tizumba, Tambor Mineiro e Tambolelê, que participam pela segunda vez do Carnaval da cidade histórica. O desfile acontece no dia 22, a partir das 17h, com concentração a partir das 14h, no centro de convenções. Ingressos e informações: (31) 3295-4149 ou http://www.bloco100tambores.com.br/. '100 Tambores' será transformado em projeto social para jovens.
Fonte: O Tempo - 17/02/09.
"CABELEIRA DO ZEZÉ" É A MÚSICA MAIS EXECUTADA NO CARNAVAL
Qual música será a mais tocada neste Carnaval? Antes de apostar em um samba-enredo ou num hit de Ivete Sangalo, consulte as listas do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).
Elas apontam que "Cabeleira do Zezé", maior sucesso do Carnaval de 1964, na voz de Jorge Goulart, lidera as paradas do perÃodo de folia desde 2001 -o órgão afirma não dispor de dados mais antigos.
A relação de músicas mais tocadas nos Carnavais desta década foi feita pela Folha a partir de listas do Ecad que elencam as músicas mais cantadas no Carnaval, de 2001 a 2008.
Como o órgão não fornece o número de execuções de cada uma, a reportagem atribuiu dez pontos à música mais tocada de cada ano, nove à segunda, oito à terceira e assim por diante até a décima, que levou um ponto. A soma indicou as vencedoras.
O autor da música campeã, João Roberto Kelly, 71, é responsável também por "Mulata, Yê, Yê, Yê", outra das sete marchinhas que estão entre as dez mais do Carnaval na década.
A história de "Cabeleira do Zezé" começou em 1963 no bar São Jorge, em Copacabana (zona sul do Rio). Logo que chegou com a namorada, o compositor, então com 25 anos, notou um garçom de cabelos compridos.
Naquela época eram raros os cabeludos. Kelly chegou a desconfiar de José Antônio, o Zezé -não por conta de sua opção sexual, mas pela ousadia. "Ele ficou piscando para a moça que estava comigo". Mas Kelly não reagiu -apenas guardou a fisionomia de Zezé.
Dias depois, após trocar ideias com o amigo Roberto Faissal, ator, que também assina a parceria, Kelly concluÃa o sucesso "Cabeleira do Zezé".
As marchinhas que são campeãs do Carnaval até hoje foram compostas entre 1931 e 1964. Como explicar tanto sucesso? "Esse tipo de música dá uma injeção de ânimo quando o salão está se esvaziando", diz o pesquisador musical Jairo Severiano, que considera "Bandeira Branca", de 1970, a última grande representante da vertente. "Nos anos 70, o samba-enredo passou a concentrar as atenções", afirma.
"Sorte Grande"
"Poeiraaa-a-a, poeiraaa-a-a, levantou poeira!" Quem nunca ouviu essa canção, na voz de Ivete Sangalo ou de torcidas de futebol? "Sorte Grande" é uma das duas músicas lançadas nesta década entre as dez mais tocadas no Carnaval neste perÃodo. Seu autor, Lourenço Olegário dos Santos Filho, demorou quatro anos para encontrar um cantor disposto a gravá-la.
Ele conta que compôs "Sorte Grande" em 1999 e ofereceu a canção ao grupo Molejo, que a recusou. No ano seguinte, apresentou a composição ao grupo As Meninas. "Adaptei a música, colocando um ritmo que lembrava "Xibom Bombom", sucesso do grupo. Mas elas também não quiseram", diz o autor.
Só em 2003 a música foi apresentada a Ivete Sangalo e ganhou uma intérprete. Foi a mais cantada no Carnaval de 2004, vice-campeã em 2005, oitava em 2006, décima em 2007 e 16ª em 2008.
Fábio Grellet - Fonte: Folha de S.Paulo - 16/02/09.
MARCHINHAS DE CARNAVAL
Confira as letras de diversas marchinhas de carnaval, as mais famosas de todos os tempos:
http://letras.terra.com.br/marchinhas-de-carnaval/mais_acessadas.php
VÃDEOS ENSINA A SAMBAR; INGRESSOS DOS DESFILES PODEM SER COMPRADOS NA INTERNET
Até a pular Carnaval a internet ensina: diversos vÃdeos do YouTube (http://www.youtube.com/) indicam como dar os primeiros passos no samba e melhorar o rebolado.
Ao digitar "aprenda a dançar samba" ou "aula de samba no pé" no espaço de busca do site, aparecem, por exemplo, trechos de aulas de Carlinhos de Jesus e de Paulo Aguiar, que explicam didaticamente o passo básico da dança. Há ainda vÃdeos sobre samba-rock e samba de gafieira.
Para quem pretende colocar as lições em prática, sites como http://www.carnavaldorecife.com.br/ e http://www.carnaval.salvador.ba.gov.br/2009/Capa/ oferecem a programação das festas nessas cidades do Nordeste.
Já aqueles que preferem ficar em casa podem acompanhar as comemorações pela rede, nas páginas das ligas das escolas de samba (http://liesa.globo.com/ e http://www.ligasp.com/), ou em http://carnaval.uol.com.br/ e http://carnaval.terra.com.br/2009.
Pela internet também é possÃvel adquirir entradas para assistir ao desfile das escolas de samba de São Paulo.
"Até 72 horas antes do evento, o cliente compra pelo site e recebe o ingresso em casa. Depois disso, e até minutos antes do desfile, ele pode comprar pela internet, imprimir o comprovante e trocá-lo pelo ingresso na bilheteria", diz a assessoria da Ingresso Fácil (http://www.ingressofacil.com.br/sif/index.html).
Segundo a empresa, não existe diferença de prazo de entrega de acordo com a localização. "Quem compra em Salvador recebe em casa no mesmo prazo de quem está em São Paulo."
A rede disponibiliza ainda a compra de ingressos para aqueles que pretendem passar o Carnaval no Nordeste. É o caso do http://www.axemoifolia.com.br/, que vende abadás para o Carnaporto, que ocorre nos dias 25, 26 e 27 em Porto Seguro. A venda on-line encerra-se amanhã.
Os sites não deixam de lado nem mesmo atividades para as comemorações com a garotada. Em http://ocarnaval2009.com/mascaras-de-carnaval-2009, há modelos de máscaras, enquanto em http://criancas.uol.com.br/album/cavalomaluco_passoapasso_album.jhtm encontram-se as instruções para a criação de um cavalo carnavalesco feito com sucata. Há ainda páginas como a http://www.aticaeducacional.com.br/, que ajuda a ensinar às crianças a origem da festa.
12
são as escolas de samba que possuem informações disponÃveis na página da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, que conta com links como fotos, história do Carnaval, curiosidades e Carnaval 2009, com horário dos desfiles, regulamento e mapa do sambódromo
Stephanie Piovezan - Fonte: Folha de S.Paulo - 18/02/09.
PERNAMBUCO - RECIFE DEVE RECEBER 650 MIL
Neste ano, os blocos, afoxés, orquestras de frevo, maracatus, troças, caboclinhos e escolas de samba se apresentarão em oito pontos no centro da cidade e oito no subúrbio. A intenção da medida é democratizar a festa, levando-a a bairros afastados do circuito do centro. De sábado a terça, 320 artistas e 363 agremiações comandarão a festa. A Secretaria Municipal de Turismo estima que a cidade receberá 650 mil visitantes, 10% a mais do que no ano passado. A abertura da festa foi no marco zero de Recife, que é um dos pólos no centro. Os outros são: praça do Arsenal da Marinha, av. Guararapes, av. Nossa Senhora do Carmo, pátio de São Pedro, pátio do Terço, pátio de Santa Cruz e cais da Alfândega. No subúrbio, os oito pólos são: Ibura, Casa Amarela, Várzea, jardim São Paulo, Chão de Estrelas, Alto José do Pinho, Nova Descoberta e Santo Amaro. A programação completa do evento, que terá shows de Caetano Veloso, Alceu Valença, Fernanda Abreu e Jorge Mautner, entre outros, pode ser conferida no site
http://www.carnavaldorecife.com.br/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 19/02/09.
E CHEGOU O CARNAVAL.....
Ninguém tem dúvida de que o Carnaval brasileiro é a maior e mais democrática festa do planeta. E quando o leitor chegar a esta página, milhões de pessoas, em todos os cantos do paÃs, já estarão nas ruas para se acabar na folia do Rei Momo. Fantasias, máscaras, blocos, trios... Cada folião tem uma maneira própria de festejar. A diversidade cultural do paÃs faz do Carnaval uma espetacular mistura de cores, sons, danças e sorrisos. Pra variar, a festa na Bahia saiu na frente. A abertura oficial do Carnaval de Salvador aconteceu dia 19, com participação da Timbalada, no bloco Nana Banana, e da cantora Cláudia Leitte. Dia 20, o Chiclete com Banana entrou no circuito Dodô (Barra-Ondina) ainda sob a luz do dia, por volta das 16h30. "Vamos fazer deste Carnaval o do chicleteiro. Vamos aproveitar que hoje está sol para fazermos uma festa bonita como só vocês sabem fazer", disse o cantor Bell Marques. Mais tarde, por volta das 18h, o grupo Jammil e Uma Noites entrou no circuito e levantou os foliões "guerreiros" com a música "Tchau, I have to go now".
No Rio de Janeiro, o tradicional desfile das escolas de samba começa dia 22/02 à noite, mas a capital carioca já está oficialmente no ritmo. Dia 20, o prefeito Eduardo Paes entregou a chave da cidade ao Rei Momo Milton Júnior. A comemoração contou com integrantes do grupo cultural Candonga, representado pelos três filhos do sambista, que morreu há 12 anos. O grupo Confraria do Garoto também participou do evento. Com uma placa onde estava escrito eu amo os turistas, o grupo homenageou os visitantes da cidade. A frase é uma referência aos assaltos cometidos nos últimos dias contra 60 estrangeiros. Durante a ocasião, o prefeito Eduardo Paes também comentou os assaltos e anunciou medidas de segurança. "São episódios ruins, mas a polÃcia tem trabalhado para evitar esse tipo de coisa. Acredito que os delinquentes serão identificados e punidos. O turista pode curtir o Rio de Janeiro", afirmou. E os estrangeiros já chegaram. Passistas da Finlândia, da Holanda e até do Japão mostraram ontem que têm samba no pé, na abertura do 4° Encontro Internacional do Samba, no Rio. Ao som da bateria da Renascer de Jacarepaguá, escola do grupo de acesso A, elas exibiram gingado de dar inveja a muitas brasileiras. Em São Paulo, sete escolas de samba abriram os desfiles no sambódromo do Anhembi. Em Porto Alegre, foram sete agremiações se apresentando no Complexo Cultural do Porto Seco, na Zona Norte da cidade. Em Minas, milhares de foliões já curtem a folia, principalmente nas cidades históricas, onde o Carnaval é marcado pelas tradicionais marchinhas. Em Diamantina, a 292 km de Belo Horizonte, a festa foi aberta na praça do Mercado Velho ao som da Bartucada. A cidade recebe pessoas de todo o Estado e também do Rio, BrasÃlia e EspÃrito Santo. Em Bonfim, a 82 km da capital, o ensaio final da escola de samba Unidos Outra Vez deu o tom para o inÃcio da festa. A atração mais esperada na cidade acontece na tarde de domingo, com o desfile de cavaleiros e amazonas.
Embalados pelo som das tradicionais marchinhas de Carnaval, cerca de 200 portadores de sofrimento mental participaram ontem à tarde de um animado baile no Mercado Distrital de Santa Tereza, região Leste de Belo Horizonte. Com direito a chuva de confetes e serpentina, os pacientes dos Centros de Referência em Saúde Mental (Cersam) mostraram que o Carnaval é uma festa onde não existe preconceito. Vestido de Batman, Juliano da Silva, 33, paciente do Cersam da regional Leste, se divertiu com sua mãe, a vendedora Neusa Paula da Silva, 61. "Adoro o baile de fantasias e sempre me visto de Batman. O Carnaval é uma festa muito bonita e alegre", disse.
As crianças de Belo Horizonte também não ficaram de fora da folia. Várias escolas da capital mineira realizaram bailes de Carnaval com os alunos. Fantasiados de frades, holandesas, mestre-sala e porta-bandeira, os estudantes do Colégio Santo Antônio, no bairro Funcionários, da região Centro-Sul, desfilaram pelo quarteirão da rua Pernambuco entre as ruas Santa Rita Durão e Cláudio Manoel. A Corte Momesca do Carnaval de Belo Horizonte, representada pelo Rei Momo, a rainha e a princesa também marcou presença durante o desfile e caiu no samba junto com os estudantes.
Vestida de verde, numa homenagem à praia de Copacabana, e 11 quilos mais magra, Claudia Leitte desfilou na noite de 19/02, em Salvador, fazendo inúmeras homenagens a seu filho, Davi, que completou um mês ontem. A abertura da apresentação da cantora começou com um choro de bebê. "Dizem que quem tem neném tem que ficar em casa. Comigo, não. Meu filho é
baiano", disse a cantora em cima do trio, puxando cerca de 3.000 foliões. O filho da cantora ficou em casa com os avós e uma equipe de enfermeiras. Durante o percurso, Claudia fez algumas paradas para retirar leite para amamentar seu filho
Os 32 bailarinos do grupo francês Moulin Rouge que estão no Rio de Janeiro — são 26 mulheres e seis homens — fizeram na manhã de 20/02 uma pequena apresentação do que pretendem mostrar no desfile de amanhã da Grande Rio. Em seu primeiro dia na cidade, eles visitaram o Cristo Redentor pela manhã, participaram de uma coletiva de imprensa ao meio-dia e, após o almoço, seguiram para o barracão da escola de samba de Caxias, onde passaram o dia ensaiando os passos que irão apresentar em cima do carro alegórico. Segundo a coreógrafa do Moulin Rouge, Janet Pharaoh, os dançarinos não têm hora para sair do barracão. "Estamos muito ansiosos. Vamos ensaiar até estarmos prontos", disse.
O bloco carnavalesco Galo da Madrugada, considerado o maior do mundo por ser acompanhado por mais de 1 milhão de pessoas, desfila 21/02 nas ruas do Recife. Os organizadores deram os últimos retoques para os desfiles. O escultor Fábio Ferreira ajustou o boneco feito em homenagem ao fundador do bloco, Enéas Freire, que pela primeira vez não vai desfilar, porque morreu no ano passado. "Estou trocando ferragem por cabo de aço para garantir o movimento dos braços do boneco", explicou. Enéas Freire será o grande homenageado do desfile, que vai resgatar os antigos carnavais, segundo o cenógrafo Ari Nóbrega.
No interior de Minas Gerais, a folia também está a todo vapor. Em Ouro Preto, na região Central, as chaves da cidade foram entregues ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval, durante a abertura oficial da festa. E a bateria da Portela, escola de samba do Rio de Janeiro, agitou os foliões, que não se intimidaram com a forte chuva. A festa também marcou o dia em Juiz de Fora, onde o bloco Recordar é Viver agitou a cidade.
Fonte: O Tempo - 21/02/09.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco†do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php